segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Acidente por neglicência

Dezenas de viaturas chocaram em cadeia, na A25, junto a Talhadas, em Aveiro, provocando cinco mortes, entre elas duas crianças, e pelo menos 72 feridos. O desastre ocorreu nos dois sentidos da auto-estrada. O cenário era "aterrador", descreveu o INEM.

Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica, cerca de 50 viaturas chocaram umas com as outras. Por sua vez, a Protecção Civil precisa que foram 46 os veículos envolvidos no acidente. Dez ligeiros e dois pesados chegaram a incendiar-se e, segundo o major da Brigada de Trânsito de Aveiro, duas pessoas (um adulto e uma criança) que seguiam num veículo movido a GPL morreram carbonizadas.

O primeiro acidente ocorreu no sentido Aveiro/Viseu, junto ao nó de Talhadas. A cerca de um quilómetro de distância, ao quilómetro 45,6 da A25, no sentido contrário, aconteceu o segundo acidente. Segundo relatos de testemunhas ao JN, quem circulava no sentido Viseu/Aveiro foi parando para acudir à vítimas a pedido de outros condutores.

Contudo, um camião TIR não conseguiu travar, alegadamente devido ao piso molhado, e encostou à berma, abalroando 19 veículos ligeiros, dois pesados e um motociclo. Deste segundo acidente resultaram duas vítimas mortais (uma mulher, que morreu atropelada, e uma criança) e 13 feridos. A quinta vítima mortal é uma mulher, de 52 anos, portuguesa a residir no Brasil.

No total, registavam-se, até ao fecho desta edição, cinco mortos e 72 feridos, 24 dos quais em estado grave e 48 feridos ligeiros. Citando fonte hospitalar, o ministro Rui Pereira comunicou o registo de seis mortos. Contudo, junto dos hospitais envolvidos nesta operação, o JN não conseguiu confirmar tal dado.

Ao hospital de Aveiro chegaram 24 feridos em ambulâncias vindas de várias zonas do país para colaborar na operação de salvamento. Segundo o director da Urgência, Carlos Mesquita, entre os feridos entraram três em estado grave. Dois deles, um homem e uma mulher, foram transportados para Coimbra, por necessitarem de intervenções de neurocirurgia. Chegaram ainda cinco crianças feridas sem gravidade, sendo os restantes 24 feridos também ligeiros. Além dos hospitais de Aveiro e Coimbra, as unidades de Águeda, Viseu e Santa Maria, em Lisboa, receberam feridos deste enorme acidente.

No local estiveram viaturas de intervenção em catástrofe e foi montado um posto médico avançado para fazer a triagem e prestar os primeiros socorros às vítimas. A operação envolveu 18 médicos do INEM. Segundo a Protecção Civil, chegaram a estar concentrados no local 184 bombeiros e 59 viaturas. Foram accionados dois helicópteros.

Sem comentários: