segunda-feira, 28 de junho de 2010

Oregãos (oregano)

Os gregos deram-nos as lendas e o nome desta antigra «erva» culinária: oros granos, alegria-da-montanha. Os que já visitaram a Grécia, onde os orégrão (manjerona-brava) cobrem as colinas e perfumam o Verão, estão certamente de acordo com este nome. Planta herbácea, de caule erecto, folhas ovaladas e pontiagrudas e flores que vão do rosa ao branco. Suas folhas são usadas como condimento, principalmente na cozinha italiana. Aroma típico da cozinha italiana, principalmente da pizza, o orégãos é uma planta deliciosamente perfumada e de um empregro fácil. Cresce espontaneamente em toda a Europa, mas é no sul da Itália que o orégãos tem o melhor perfume.

Originário da Ásia, esta planta era conhecida dos egrípcios e dos gregos do período clássico, que utilizavam-na na preparação de tônicos, aperitivos e fortificantes. Existe uma grande variedade de espécies de orégãos. Suas flores vão do rosa pálido ao vermelho e são muito apreciadas pelas abelhas. O orégãos pode ser utilizado fresco ou desidratado. Este tempero faz parte da mistura chamada “herbes de provence). É inseparável da pizza, vai muito bem em saladas de tomate, recheios, caçarolas de legumes, peixes, porco e cordeiro.

É utilizado como tempero em queijos gregos (como o feta). Pode-se também colocar dentro de uma garrafa de vinagre um ramo de orégãos fresco para obter um vinagre perfumado. A rama do Orégão é referida como usada em chá para a tosse e constipações. Esporadicamente são também referidos alguns xaropes para estas enfermidades. O oregão contém ainda um ingrediente activo que parece ajudar a curar inflamações.

Sem comentários: