quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cominhos

Planta herbácea, de caule estriado, folhas verdes, flores brancas ou rosadas e frutos pequenos e com listras. As folhas e sementes são aproveitadas como condimento. As folhas possuem sabor picante e levemente amargos. As sementes são picantes e adocicadas. Falso-anis, falso-aneto, kümel, os grãos desta planta são confundidos com outros temperos. O seu aroma é intenso e seu gosto é levemente amargo.

Provavelmente originário da Ásia central, o cominho é utilizado há muito tempo: os egrípcios usavam-no como pimenta e colocavam seus frutos dentro das tumbas, como oferenda.

Na Idade Média, o cominho era considerado como um tempero aristocrático, utilizado para temperar as aves a fim de facilitar a digestão. De sabor forte, deve ser usado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, ovos, carne, peixes, aves, carneiro, batatas e legumes. Usado para perfumar pães, é adicionado directamente à massa. O cominho faz parte da composição do curry, é utilizado na cozinha oriental e mediterrânea. As folhas são bastante aromáticas, é um tempero importante na cozinha nordestina. Vai bem ate no feijão. As sementes moídas são muito usadas para tempero de picles. Experimente antes de usar, pois o gosto é forte.

Sem comentários: