quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cardomomo

O Cardamomo é uma árvore de grande porte, pertencente à família das zingiberáceas, amesma do gengibre, com folhas grandes, flores brancas e frutos secos de coloração esverdeada ou branca, que, contém em seu interior sementes negras e aromáticas. Como quase todas as ervas aromáticas o cardamomo também possui propriedades medicinais.

Encontramos o cardamomo em três espécies:

Elettaria (cardamomo verde) - Encontrado na Índia até a Malásia.
Além de ser usada como especiaria, essa espécie é utilizada como masticatório, trata infecções na gengiva e nos dentes, previne inflamações na garganta. Em algumas referências, ainda é citado como antídoto para o veneno de algumas cobras e escorpiões.

Amomum (conhecido também como Kravan, cardamomo de Java, grãos da guiné...) Sua predominância é a Ásia e Austrália, muito utilizada na medicina tradicional chinesa, serve para tratar de dores estomacais, constipações, disenteria e outros problemas digestivos.
Aframomum (cardamomo de Madagascar) - África e claro, Madagascar.
O Cardamomo vem sendo muito difundido na culinária árabe, nos seu kibes, Arabian coffe, mas na verdade, isso acontece por que os árabes aprenderam a trabalhar bem com esse grão, que possui um perfume delicioso.

O Café com cardamomo tem aroma e gosto inconfundível. Essa história de café com esse grão, tem lá suas aplicabilidades, explicações, e uma das mais difundidas é a influência na libido.

Segundo as más línguas o café tem sua propriedade de "baixar a libido" vamos por assim dizer, e o cardamomo com suas propriedades afrodisíacas, é adicionado ao café para que a virilidade dos árabes e povos do Oriente Médio, não seja posto a prova.

Os egípcios a mascavam para conservar os dentes brancos e a boca aromática. Os romanos a usavam como condimento digestivo e para aromatizar e para aromatizar licores. O chá das folhas estimula o apetite, alivia gases intestinais, normaliza distúrbios gástricos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Existe algum café em Lisboa que sirva café com cardomomo?