sexta-feira, 5 de março de 2010

Shutter Island


"Shutter Island" é um perturbante filme onde o realizador Martin Scorsese se aproxima das atmosferas e tipo de planos de Alfred Hitchcock. O facto da acção decorrer nos anos 1950 aumenta a proximidade para com o cinema do mestre do suspense.

O filme começa com o U. S. marshal Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) num barco a caminho de uma ilha do Massachusetts, que alberga uma prisão-hospício. Daniels é enviado para a inóspita ilha, que consiste numa espécie de fortaleza para perigosos e perturbados criminosos, com a missão de investigar o desaparecimento de uma mulher que se encontrava a cumprir pena por ter morto os seus três filhos.

Só que à medida que se vai envolvendo na investigação começa ele próprio a ficar cada vez mais afectado pela densa e assustadora atmosfera da ilha, a ser invadido pelos seus próprios fantasmas, que passam pelas memórias da chegada ao campo de concentração de Auschwitz (anos antes, enquanto soldado americano), e pela mais recente morte trágica da sua mulher.

Depois de em "The Departed" (outros dos filmes de Martin Scorsese em que participou) Leonardo DiCaprio ter surgido como um polícia com dupla identidade, infiltrado numa rede mafiosa, o actor é agora protagonista deste novo filme, desta feita num registo de maior suspense e terror psicológico. O argumento é de Dennis Lehane, o mesmo de "Mystic River", "Gone, Baby, Gone". O elenco conta com Ben Kinglsley que interpreta o papel de um dos psiquiatras responsáveis pela sinistra prisão-hospício.

Sem comentários: