sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vancouver declara aberta Olimpíada de Inverno 2010

Cerimônia foi dedicada ao atleta georgiano morto durante treino
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010 ocorreu na noite desta sexta-feira (horário local), na cidade canadense. A festa foi dedicada ao atleta georgiano Nodar Kumaritashvili, morto horas antes durante um treino.

Cerca de 60 mil pessoas compareceram ao BC Place Stadium para assistir à abertura. Os sete companheiros de Kumaritashvili desfilaram com luvas negras e uma bandeira de mesma cor, em sinal de luto. Os espectadores aplaudiram de pé a delegação, enquanto o presidente do Comitê Olímpico Internacional pedia que os georgianos competissem pela memória do companheiro. As bandeiras do COI e do Canadá foram colocadas a meio-mastro e os presentes fizeram um minuto de silêncio.

Quase 2,5 mil atletas de 82 países desfilaram, incluindo os participantes de Colômbia, Peru, Ilhas Caimã, Gana, Montenegro, Paquistão e Sérvia, que fazem sua estreia nos jogos na edição deste ano. A competidora do snowboard Isabell Clark foi quem carregou a bandeira brasileira na abertura da Olimpíada.

Durante a cerimônia, foram ressaltadas as tradições das tribos aborígenes canadenses, que vivem nas terras do país desde antes da chegada dos conquistadores europeus. Os quatro líderes indígenas do Canadá estiveram sentados na tribuna de honra junto a líderes mundiais. Muitos grupos aborígenes fizeram protestos contra a realização dos jogos durante o percurso da tocha olímpica pelo país.

Sem comentários: