sábado, 28 de novembro de 2009

Banco Alimentar contra a fome


Aproveitar onde sobra para distribuir onde falta. É este o nosso objectivo: evitar o desperdício de alimentos fazendo-os chegar às pessoas que têm fome. O Banco Alimentar recebe toda a qualidade de géneros alimentares, ofertas de empresas e particulares, em muitos casos excedentes de produção da indústria agroalimentar, excedentes agrícolas e da grande distribuição, e ainda produtos de intervenção da União Europeia.

São recolhidos localmente e a nível nacional no estrito respeito pelas normas de higiene e de segurança alimentar.
A estas dádivas, acrescentam-se os produtos oferecidos por particulares nas campanhas de recolha efectuadas nas superfícies comerciais.

Uma logística
Os Bancos Alimentares possuem uma organização logística profissional para:
- a recolha e o encaminhamento de produtos alimentares;
- a sua triagem e armazenagem;
- o controlo de qualidade;
- rede de frio;

Uma partilha
Os Bancos Alimentares abastecem, ao longo de todo o ano, instituições caritativas e humanitárias situadas em Portugal. Para além da entrega gratuita de alimentos destinados às pessoas com carências alimentares os Bancos Alimentares acompanham e partilham a acção das instituições no sentido de lutar contra a exclusão social.

Agir com as instituições
Os Bancos Alimentares celebram acordos com as instituições de solidariedade locais tendo em conta as suas características próprias de actuação. A ajuda alimentar é efectuada na forma que melhor se adapta às necessidades da população apoiada:
- cabazes de produtos alimentares entregues às famílias;
- refeições confeccionadas: servidas nos centros de acolhimento distribuídas na rua aos sem abrigo entregues ao domicilio;

Uma total transparência
Os Bancos Alimentares são instituições não governamentais, apolíticas e não confessionais. Comprometem-se a praticar uma gestão transparente que obedece a regras estritas, idênticas para todos os Bancos. Possuem contabilidade organizada e as contas são auditadas anualmente por uma empresa exterior, que garante a sua idoneidade.

Entre outros hipermercados, supermercados, o Hipermercado de Loures-Santo António dos Cavaleiros, precisam-se voluntários para o dia 28 e 29 de Novembro de 2009.

Sem comentários: