sábado, 24 de outubro de 2009

Semana indiana no Museu do Oriente

Para o dia 24:

Pinturas Mehendi
Na cultura hindu, a henna é usada em todos os grandes festivais. Nos casamentos as noivas pintam as mãos e os pés com intrincados desenhos que pretendem simbolizar a força do amor no casamento. Celebre a sua vinda ao Museu do Oriente adornando as mãos ao gosto da cultura hindu.
Horário: 15.30-18.00
Público-alvo: Público em geral

Como usar um Sari?
Workshop
Envolvendo todo o corpo, este tradicional traje indiano consiste numa longa peça de tecido que, usado correctamente, confere graciosidade e sensualidade às mulheres indianas. Venha aprender como se veste!
Horário: 16.00–17.00
Preço: €3,00/participante
Público-alvo: Jovens e adultos
Participantes: Máx.25
Salão Macau

Passagem de Modelos de Saris
17.00
Público-alvo: Público em geral
Salão Macau
Entrada Livre

Estratégia de Requalificação Urbanística
Conferência
Orador: Arq. Filipe Balestra
No seguimento de um projecto inovador sobre a requalificação da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, Filipe Balestra foi convidado para renovar um bairro em Pune, Índia. O jovem arquitecto português falará da estratégia que desenvolveu, juntamente com Sara Göransson, de modo a transformar bairros de lata em espaços urbanos permanentes e dignos.
Horário: 17.00
Público-alvo: Público em geral

Workshop de Danças Bollywood
A junção das palavras Hollywood e Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra a indústria cinematográfica da Índia) deu Bollywood, a maior indústria de cinema indiana, a partir da qual se desenvolveu um estilo de dança resultante da fusão de danças indianas com outros estilos orientais e ocidentais. Venha dançar e deixar-se contagiar por este ritmo exótico!
Horário: 18.00
Preço: €3,00/participante
Público-alvo: Público em geral
N.º de participantes: Máx.25
Salão Macau

A ÍNDIA (RE)DESCOBERTA
CONFERÊNCIA
15.00
Sala Beijing
Entrada livre
Moderador:Ashok Hansraj (CEO da Global Green - Energias Renováveis, Relações Públicas da Comunidade Hindu de Portugal, membro da Comissão da Liberdade Religiosa)
O Despertar da Índia
Orador: Eugénio Viassa Monteiro (Professor da Escola de Direcção e Negócios, Presidente da Assosicação de Amizade Portugal-Índia)
Continuidade Cultural e Mudança Social – Uma Redescoberta de Goa, a Dourada
Oradora: Ana Paula Fitas (Investigadora no Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões da Universidade Nova de Lisboa e no Centro de Estudos do Território, Cultura e Desenvolvimento da Universidade Lusófona
A Convivência Hindu-Cristã na Índia Portuguesa e os Novos Desafios
Orador: Teotónio R. de Souza (Director do Departamento de História da Universidade Lusófona).

Sem comentários: