terça-feira, 13 de outubro de 2009

Prémio Nobel

O Prémio Nobel (português europeu) foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento.
Os prémios são entregues anualmente, no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte do seu criador, a pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições destacadas à sociedade.
Os nomes dos laureados são anunciados em outubro pelos diferentes comitês e instituições que realizam a escolha. A Fundação Nobel, entidade administradora dos fundos do prêmio, com sede em Estocolmo, não está envolvida na seleção dos vencedores.
O prêmio consiste numa medalha de ouro, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel, mas que ronda os 10 milhões de coroas suecas (mais de um milhão de euros). O propósito original era permitir que as pessoas laureadas continuassem a trabalhar ou pesquisar, sem pressões financeiras.
Os prêmios são concedidos anualmente para realizações em:
· Nobel de Física (decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia)
· Nobel de Química (decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia)
· Nobel de Fisiologia ou Medicina (decidido pelo Karolinska Institutet)
· Nobel de Literatura (decidido pela Academia Sueca)
· Nobel da Paz (decidido por um comitê designado pelo parlamento norueguês)
O Prêmio Nobel é concedido sob várias condições: pode ser ganho individualmente ou repartido entre até três pessoas no máximo, ou pode não ser concedido em determinado ano, o que permite a concessão de dois prêmios da mesma categoria no ano seguinte. Além disso, o prêmio em determinado campo pode não ser concedido por um ano ou mais - o que ocorre mais frequentemente com o Nobel da Paz.

Sem comentários: