Avançar para o conteúdo principal

Malveira da Serra

Malveira da Serra é uma povoação pertencente à freguesia de Alcabideche no concelho de Cascais, na região de Lisboa.
A pitoresca Malveira da Serra está situada em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais, nas proximidades da beleza luxuriante da Serra de Sintra, o que lhe confere uma beleza muito própria, engrandecida pela proximidade do oceano atlântico.

Malveira da Serra deve o seu topónimo à proximidade da Serra de Sintra e à abundância de plantas medicinais conhecidas por “malvas“.
A região é ocupada pelo homem desde tempos remotos, e a sua faceta rural é bem marcada, tendo sido conhecida nos últimos séculos pelo pão de qualidade que aqui é produzido, devido aos férteis campos pejados de cereais, moídos nos moinhos que ainda são visíveis na região.
Solos férteis, abundância de caça e bons terrenos de pastagem, bem como a proximidade de cursos de água e do grande oceano, provendo a região com a mais fresca pesca, contribuíram ao longo dos séculos para o franco desenvolvimento da região.

A sua localização privilegiada tem levado a que, nos últimos anos, tenha existido um crescimento urbano que tem limitado o carácter rural e pacato da localidade, levando a que a malha urbana da região metropolitana de Lisboa, aqui mais marcada por moradias e condomínios privados, e também por casa de férias e fins de semana, se vá expandindo para esta zona serrana.

Não obstante, vale a pena um passeio pela Serra, admirando a beleza natural do Parque Natural de Sintra-Cascais, e às localidades vizinhas, uma vez que Malveira da Serra se encontra dotada de bons meios de comunicação. Visitando o centro urbano de Malveira da Serra, vislumbra-se a modesta Capela e pode-se partir para um passeio pedestre, com diversos elementos rurais, como os antigos (de vento e água) e modernos (de armação) Moinhos da região.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...