Avançar para o conteúdo principal

Implantação da República Portuguesa

No dia 5 de Outubro comemora-se o 99º aniversário da Implantação da República Portuguesa. Neste dia houve uma revolução em Lisboa e proclamou-se da janela dos Paços do Município a implantação da República. A partir desta data acabou o regime monárquico que existia desde a formação do nosso país.
O último rei de Portugal foi D. Manuel II (filho de D. Carlos que foi assassinado no Terreiro do Paço, junto com o seu filho mais velho) que fugiu com a rainha D. Amélia, sua mãe, para Inglaterra.
Com a República surgiu um governo provisório cujo Presidente foi Teófilo Braga que aprovou uma nova bandeira (a actual vermelha e verde) e um novo hino "A Portuguesa" com música de Alfredo Keil e letra de Henrique Lopes de Mendonça. No ano seguinte, o presidente eleito para Presidente da República foi o Dr. Manuel de Arriaga.
Nesta data, comemoramos a vontade expressa pelos nossos antepassados de sermos livres e termos direito de escolher quem nos governa (um Presidente em vez de um Rei).

A Portuguesa
Heróis do mar, nobre Povo.
Nação valente, imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!
Refrão: Às armas, às armas
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas
Pela Pátria lutar,
Contra os canhões marchar, marchar!

Sabias que a música original tinha mais duas partes que foram retiradas em 1957? Achava-se que ficava muito comprido e difícil de decorar. De qualquer das formas, aqui vai o resto:
II
Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira
Portugal não pereceu.

Beija o solo teu jucundo
O oceano, a rugir d'amor,
E o teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!

(Refrão)

III
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco duma afronta
O sinal de ressurgir.

Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm
Contra as injúrias da sorte.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARABÉNS, Rosy,

por estes dois anos que estás na nossa companhia, por fazeres parte desta familia ou tribo (goesa), e por estares neste pais bonito... Mudaste de Barcelona para Portugal deixaste os amigos e amigas e ganhaste novos tudo em nome do amor Apesar de estares longe da tua familia, tens a familia no teu coração, e aqui ganhaste uma segunda familia, logo no primeiro dia que aqui chegaste.. Dois anos já passaram, Agora mais anos virão, e estaremos sempre aqui.. e ali, somos sempre as viajantes... Para ti: Beijos e muitos besossssss.......