quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Museu Nacional de Arte Antiga

Instalado num belo palácio de Alvor do século XVIII, com vista sobre o rio e a zona portuária, este é um dos museus mais visitados em Portugal. A sua importância reside no facto de reunir o mais significativo espólio da arte portuguesa dos séculos XIV a XIX, indispensável para um entendimento da história da arte em Portugal.
A criação do Museu surgiu da necessidade de albergar as obras de arte da Igreja que passaram para as mãos do Estado, aquando da abolição das ordens religiosas, após o triunfo dos liberais, em 1834. Desde essa altura, o seu espólio foi sendo enriquecido por diversas vias, nomeadamente com as peças oriundas dos Palácios Reais e das Sés e Paços Episcopais, e com diversas acções de mecenato, doações e legados.
O acervo do Museu compreende as Artes Plásticas (Pintura, Escultura, Desenho e Gravura) e as Artes Decorativas (Ourivesaria, Cerâmica, Têxteis e Mobiliário). A colecção de Pintura abrange cerca de 2200 obras, que vão do século XIV aos anos vinte do século XIX, estando dividida entre pintura portuguesa e pintura europeia.

Comentário: o meu grupo, Ekvat vai actuar aqui, no dia 10 de Setembro ás 20h.
Entrada: 2,5 €
Motivos: "Actuação do EKVAT no âmbito da exposição "Encompassing the Globe - Portugal e o Mundo nos Séculos XVI e XVII"

Sem comentários: