segunda-feira, 29 de junho de 2009

Musica e instrumentos tradicionais de Goa

 O tradicional Goan instrumentos musicais são dholak, também chamada de mridanga, gumot, madlem, sarangi, Tambura e Veena. Dholak ou mridanga é um cilindro de madeira coberto em ambas as extremidades com uma cabra pele. O gumott é uma terra-ware pot-navio similar feita pelo Goan ceramistas com aberturas dos dois lados opostos, um grande e os outros pequenos de diâmetro, com a porção média muito abaulando para o exterior. Quanto à maior abertura com a borda moldada convenientemente para a instalação, uma pele de um lagarto molhado (Lacerda ocelata), conhecida em concani como SAP ou Ghar, é totalmente esticadas para cobrir toda a superfície da abertura. Quando uma canção ou dança acompanha o gumott geralmente é colocado sobre a coxa esquerda, enquanto o jogador se sente confortável em uma cadeira. O gumott é essencial para um desempenho mando. Um madlem é um recipiente cilíndrico terra coberta em ambas as extremidades com a pele de um lagarto. Um sarangi é um instrumento semelhante a uma corda Europeia harpa. Uma corda Tambura é um instrumento como o Veena, mas apenas com uma corda. A corda Veena é um instrumento feito de duas cuias que são ligadas por um pedaço de madeira. Há um buraco furado em uma das cuias. O Português trouxe o piano, o bandolim e do violino para Goa.

Concani Song podem ser classificados em quatro grupos: um que se baseia a mera forma prístinas em música e verso, como no fugdi ou o dhalo; a segunda, que mistura música ocidental e nativas, mas mantém a língua nativa, como no deknnis; o terceiro nativas e que mistura música ocidental, assim como a língua, como no dulpod; e do quarto que tem uma marcada influência da música ocidental e intrusiva Português palavras como no mando.
 
Mando (também soletrada Manddo) é uma forma musical que evoluiu durante o século 19 e 20 entre os católicos em Goa. Representa o ponto de encontro de tradições musicais e culturais indianas e ocidentais. Os homens usam casacos formal, mostrando a influência portuguesa, enquanto que as mulheres usam um único traje indiano (bazu torop ou pano baju).  O cerimonial torhop-baz usado durante a mando é de veludo ou seda, vermelho, azul ou de cor verde, bordado com ouro (raramente com prata). Um xaile branco ou azul. As meias tiveram de ser branca/transparentes e chinelos ornamentados. Esta foi agraciado com graciosidade, o que reforçou a dama do humor com um encanto secreto durante a dança. O plural de manddo em concani é Mande. O principal tema da Mandos é o amor, os menores sendo narrativas históricas, reclamação contra a exploração ea injustiça social, político e resistência durante o Português presença em Goa.
 
O mando é principalmente um monólogo, na primeira pessoa do singular ou plural, excepto para as narrativas históricas. Em alguns Mandos, no entanto, uma outra pessoa endereços, que por sua vez respostas. Cantar é acompanhada por gentil girando lateralmente comforme o ritmo, criando assim um tanto visuais e auditivos desempenho.
 
Alguns Mandos são:
 
Adeus Korcho Vellu Paulo
Bara Tera Orsam Zalim
Dove Rozericho Collo
Gupit Môg Burgeaponancho
Sangato Moga Tuzo 
Tambde Roza Tuje Pole
http://www.youtube.com/watch?v=69RTTkWREtc&feature=related
 
 Deknni (também soletrada Dekni, Dekhni, Dekhnni) é um semi clássico Goan (indiana) dança formulário. O plural de deknni em concani permanece o mesmo.
 
Uma das mais famosas canções Deknni é Hanv Saiba Poltodi Vetam (concani), que foi adaptado por Raj Kapoor como 'Na mangoon sona chandi' na sua Hindi filme Bobby. A história que está retratada nesta canção é de cerca de dois templo bailarinos que querem ir para o casamento Damu e aproximar-se do barqueiro ferry-los a atravessar o rio. O barqueiro diz: "Não! O rio é grosseira!" Os bailarinos oferecerem ao barqueiro as jóias de ouro, mas o barqueiro ainda está firme "Não!" Portanto, os bailarinos dançam para o barqueiro e desta vez ele leva-os para outro lado do rio.
 
Um dos primeiros deknnis que pode ser datada em torno de 1869 é Kuxttoba em que ele é chamado de "herdeiro para a Índia eo terror de Goa", implicando resistência ao Estado Português. Kuxttoba era um membro da Salekar ramo da Rane família. Informações sobre o seu nascimento, a razão e o curso da sua rebelião e à forma de sua extremidade são vagas. Ele fez rebelde como uma pessoa contra a regra do Português em Goa, mas ele não apresentou um conceito de livre Goa.
Alguns outros deknni músicas são:
 
Arê tanddela São 
Tendulechim tendulim
Vaingem kazar zata mhunn 
Voddekara 
Vhoir vhoir dongrar
Xeutim mogrim abolim

Dulpod é um Goan dança música com ritmo rápido e temas da vida quotidiana Goan. O plural de dulpod em concani é dulpodam. O dulpod é uma canção popular, anônimo, livremente improvisados, e às vezes falta na unidade temática. As músicas do dulpod são geralmente no prazo de seis a oito medida, apesar de os dois quartos não são incomuns. O dulpod normalmente é cantado em seqüência com um mando.
 
Farar-longe zatai ranantu é um dos mais conhecidos dulpods, uma obra-prima do seu género. O compositor canta: "Os soldados estão atirando em branco a Rane. O Rane estão atirando em branco os soldados. "De tarde, o dulpod Ya, ya, ya maya é muitas vezes cantada no final de uma seqüência de Mandos e dulpods. Alguns outros dulpods são:
 
Ai lia lia lo
Amani gamani
Banalichea Monti sokolo
Cecilia mhojem nanv
Moddganvam thouiager
Sant Antoninchea Dongrar
Tollem sukolem
Undir mhojea mama 
Vhoir, vhoir, vhoir kattakoi
Ya, ya, maya ya

Fugdi é um Goan dança canção em hindu festas religiosas, por exemplo Ganesh Chaturthi.

Sem comentários: