O tradicional Goan instrumentos musicais são dholak, também chamada de mridanga, gumot, madlem, sarangi, Tambura e Veena. Dholak ou mridanga é um cilindro de madeira coberto em ambas as extremidades com uma cabra pele. O gumott é uma terra-ware pot-navio similar feita pelo Goan ceramistas com aberturas dos dois lados opostos, um grande e os outros pequenos de diâmetro, com a porção média muito abaulando para o exterior. Quanto à maior abertura com a borda moldada convenientemente para a instalação, uma pele de um lagarto molhado (Lacerda ocelata), conhecida em concani como SAP ou Ghar, é totalmente esticadas para cobrir toda a superfície da abertura. Quando uma canção ou dança acompanha o gumott geralmente é colocado sobre a coxa esquerda, enquanto o jogador se sente confortável em uma cadeira. O gumott é essencial para um desempenho mando. Um madlem é um recipiente cilíndrico terra coberta em ambas as extremidades com a pele de um lagarto. Um sarangi é um instrumento semelhante a uma corda Europeia harpa. Uma corda Tambura é um instrumento como o Veena, mas apenas com uma corda. A corda Veena é um instrumento feito de duas cuias que são ligadas por um pedaço de madeira. Há um buraco furado em uma das cuias. O Português trouxe o piano, o bandolim e do violino para Goa.
Concani Song podem ser classificados em quatro grupos: um que se baseia a mera forma prístinas em música e verso, como no fugdi ou o dhalo; a segunda, que mistura música ocidental e nativas, mas mantém a língua nativa, como no deknnis; o terceiro nativas e que mistura música ocidental, assim como a língua, como no dulpod; e do quarto que tem uma marcada influência da música ocidental e intrusiva Português palavras como no mando.
Concani Song podem ser classificados em quatro grupos: um que se baseia a mera forma prístinas em música e verso, como no fugdi ou o dhalo; a segunda, que mistura música ocidental e nativas, mas mantém a língua nativa, como no deknnis; o terceiro nativas e que mistura música ocidental, assim como a língua, como no dulpod; e do quarto que tem uma marcada influência da música ocidental e intrusiva Português palavras como no mando.
Mando (também soletrada Manddo) é uma forma musical que evoluiu durante o século 19 e 20 entre os católicos em Goa. Representa o ponto de encontro de tradições musicais e culturais indianas e ocidentais. Os homens usam casacos formal, mostrando a influência portuguesa, enquanto que as mulheres usam um único traje indiano (bazu torop ou pano baju). O cerimonial torhop-baz usado durante a mando é de veludo ou seda, vermelho, azul ou de cor verde, bordado com ouro (raramente com prata). Um xaile branco ou azul. As meias tiveram de ser branca/transparentes e chinelos ornamentados. Esta foi agraciado com graciosidade, o que reforçou a dama do humor com um encanto secreto durante a dança. O plural de manddo em concani é Mande. O principal tema da Mandos é o amor, os menores sendo narrativas históricas, reclamação contra a exploração ea injustiça social, político e resistência durante o Português presença em Goa.
O mando é principalmente um monólogo, na primeira pessoa do singular ou plural, excepto para as narrativas históricas. Em alguns Mandos, no entanto, uma outra pessoa endereços, que por sua vez respostas. Cantar é acompanhada por gentil girando lateralmente comforme o ritmo, criando assim um tanto visuais e auditivos desempenho.
Alguns Mandos são:
Adeus Korcho Vellu Paulo
Bara Tera Orsam Zalim
Dove Rozericho Collo
Gupit Môg Burgeaponancho
Sangato Moga Tuzo
Tambde Roza Tuje Pole
http://www.youtube.com/watch? v=69RTTkWREtc&feature=related
Bara Tera Orsam Zalim
Dove Rozericho Collo
Gupit Môg Burgeaponancho
Sangato Moga Tuzo
Tambde Roza Tuje Pole
http://www.youtube.com/watch?
Deknni (também soletrada Dekni, Dekhni, Dekhnni) é um semi clássico Goan (indiana) dança formulário. O plural de deknni em concani permanece o mesmo.
Uma das mais famosas canções Deknni é Hanv Saiba Poltodi Vetam (concani), que foi adaptado por Raj Kapoor como 'Na mangoon sona chandi' na sua Hindi filme Bobby. A história que está retratada nesta canção é de cerca de dois templo bailarinos que querem ir para o casamento Damu e aproximar-se do barqueiro ferry-los a atravessar o rio. O barqueiro diz: "Não! O rio é grosseira!" Os bailarinos oferecerem ao barqueiro as jóias de ouro, mas o barqueiro ainda está firme "Não!" Portanto, os bailarinos dançam para o barqueiro e desta vez ele leva-os para outro lado do rio.
Um dos primeiros deknnis que pode ser datada em torno de 1869 é Kuxttoba em que ele é chamado de "herdeiro para a Índia eo terror de Goa", implicando resistência ao Estado Português. Kuxttoba era um membro da Salekar ramo da Rane família. Informações sobre o seu nascimento, a razão e o curso da sua rebelião e à forma de sua extremidade são vagas. Ele fez rebelde como uma pessoa contra a regra do Português em Goa, mas ele não apresentou um conceito de livre Goa.
Alguns outros deknni músicas são:
Alguns outros deknni músicas são:
Arê tanddela São
Tendulechim tendulim
Vaingem kazar zata mhunn
Voddekara
Vhoir vhoir dongrar
Xeutim mogrim abolim
Dulpod é um Goan dança música com ritmo rápido e temas da vida quotidiana Goan. O plural de dulpod em concani é dulpodam. O dulpod é uma canção popular, anônimo, livremente improvisados, e às vezes falta na unidade temática. As músicas do dulpod são geralmente no prazo de seis a oito medida, apesar de os dois quartos não são incomuns. O dulpod normalmente é cantado em seqüência com um mando.
Tendulechim tendulim
Vaingem kazar zata mhunn
Voddekara
Vhoir vhoir dongrar
Xeutim mogrim abolim
Dulpod é um Goan dança música com ritmo rápido e temas da vida quotidiana Goan. O plural de dulpod em concani é dulpodam. O dulpod é uma canção popular, anônimo, livremente improvisados, e às vezes falta na unidade temática. As músicas do dulpod são geralmente no prazo de seis a oito medida, apesar de os dois quartos não são incomuns. O dulpod normalmente é cantado em seqüência com um mando.
Farar-longe zatai ranantu é um dos mais conhecidos dulpods, uma obra-prima do seu género. O compositor canta: "Os soldados estão atirando em branco a Rane. O Rane estão atirando em branco os soldados. "De tarde, o dulpod Ya, ya, ya maya é muitas vezes cantada no final de uma seqüência de Mandos e dulpods. Alguns outros dulpods são:
Ai lia lia lo
Amani gamani
Banalichea Monti sokolo
Cecilia mhojem nanv
Moddganvam thouiager
Sant Antoninchea Dongrar
Tollem sukolem
Undir mhojea mama
Vhoir, vhoir, vhoir kattakoi
Ya, ya, maya ya
Fugdi é um Goan dança canção em hindu festas religiosas, por exemplo Ganesh Chaturthi.
Amani gamani
Banalichea Monti sokolo
Cecilia mhojem nanv
Moddganvam thouiager
Sant Antoninchea Dongrar
Tollem sukolem
Undir mhojea mama
Vhoir, vhoir, vhoir kattakoi
Ya, ya, maya ya
Fugdi é um Goan dança canção em hindu festas religiosas, por exemplo Ganesh Chaturthi.
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