Avançar para o conteúdo principal

Homenagem a Cunha Rivara


Filólogo, jurista e historiador português, Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara nasceu em 23 de Junho de 1809 em Arraiolos e morreu a 20 de Fevereiro de 1879 em Evora.
Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra. Começou por desenvolver as funções de primeiro-oficial da Administração Geral do distrito de Évora, passando depois a reger a disciplina de Filosofia no liceu local. Rivara assumiu ainda o cargo de bibliotecário da Biblioteca Pública Eborense, instituição que dirigiu com dedicação e competência, desenvolvendo uma acção de relevo.

Nomeado Secretário-Geral do Governo do Estado da Índia, Cunha Rivara desempenhou estas funções durante vinte e dois anos. Enquanto permaneceu no Oriente, prosseguiu de forma notável a sua actividade de investigador de temas históricos.
Homem interessado em filologia, publicou um Ensaio Histórico da Língua Concani e promoveu várias publicações dessa língua. Como contributo para história do pensamento português, publicou as Cartas de Luís António Verney e de António Pereira de Figueiredo aos Padres da Congregação do Oratório de Goa. No entanto, o mais valioso dos seus trabalhos foi a elaboração do Arquivo Português-Oriental (1857-76), onde transcreveu, por ordem cronológica, os documentos que encontrou no Oriente acerca do domínio português.

Deputado às Cortes na legislatura de 1853, comissário-régio para a circunscrição das Dioceses no Real Padronado do Oriente e Comissário dos Estudos da Índia, Cunha Rivara pertenceu à Academia das Ciências de Lisboa, ao Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e à Real Sociedade Asiática, sendo também um dos fundadores do Instituto Vasco da Gama.

NOTA: O Grupo Ekvat estará neste dia, em Arraiolos,
para uma actuação/espectáculo em homenagem a Cunha Rivara.

Comentários

LMCF disse…
"Dono de uma inteligencia invulgar, homem integro, apaixonado pelas letras e pela história, Cunha Rivara engradeceu o seu tempo e levou ao outro lado do mundo o nome da terra que o viu nascer: arraiolos." - Exposição com muitas informações sobre os livros e feitos de Cunha Rivara.

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...