sábado, 20 de junho de 2009

Homenagem a Cunha Rivara


Filólogo, jurista e historiador português, Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara nasceu em 23 de Junho de 1809 em Arraiolos e morreu a 20 de Fevereiro de 1879 em Evora.
Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra. Começou por desenvolver as funções de primeiro-oficial da Administração Geral do distrito de Évora, passando depois a reger a disciplina de Filosofia no liceu local. Rivara assumiu ainda o cargo de bibliotecário da Biblioteca Pública Eborense, instituição que dirigiu com dedicação e competência, desenvolvendo uma acção de relevo.

Nomeado Secretário-Geral do Governo do Estado da Índia, Cunha Rivara desempenhou estas funções durante vinte e dois anos. Enquanto permaneceu no Oriente, prosseguiu de forma notável a sua actividade de investigador de temas históricos.
Homem interessado em filologia, publicou um Ensaio Histórico da Língua Concani e promoveu várias publicações dessa língua. Como contributo para história do pensamento português, publicou as Cartas de Luís António Verney e de António Pereira de Figueiredo aos Padres da Congregação do Oratório de Goa. No entanto, o mais valioso dos seus trabalhos foi a elaboração do Arquivo Português-Oriental (1857-76), onde transcreveu, por ordem cronológica, os documentos que encontrou no Oriente acerca do domínio português.

Deputado às Cortes na legislatura de 1853, comissário-régio para a circunscrição das Dioceses no Real Padronado do Oriente e Comissário dos Estudos da Índia, Cunha Rivara pertenceu à Academia das Ciências de Lisboa, ao Instituto Histórico e Geográfico do Brasil e à Real Sociedade Asiática, sendo também um dos fundadores do Instituto Vasco da Gama.

NOTA: O Grupo Ekvat estará neste dia, em Arraiolos,
para uma actuação/espectáculo em homenagem a Cunha Rivara.

1 comentário:

LMCF disse...

"Dono de uma inteligencia invulgar, homem integro, apaixonado pelas letras e pela história, Cunha Rivara engradeceu o seu tempo e levou ao outro lado do mundo o nome da terra que o viu nascer: arraiolos." - Exposição com muitas informações sobre os livros e feitos de Cunha Rivara.