Avançar para o conteúdo principal

Homepatia, Osteopatia


A Osteopatia é das técnicas de tratamento mais recentes, nasceu pela mão de Andrew Still, Médico Cirurgião, que acreditava que o resultado das tensões excessivas no corpo, levavam à doença ou disfunções, de origem óssea ou muscular.

A correcção da estrutura devolve assim a normalidade ao sistema e por consequência a saúde ao organismo, cabe assim ao osteopata a tarefa de normalizar e “deixar a trabalhar a Natureza”.

Vantagens da Osteopatia:
- Elimina as dores articulares e musculares
- Corrige más posturas ou fadiga funcional
- É adapatada a cada paciente consoante as suas necessidades
- É útil para qualquer idade
- Não é agressiva
- Atenua ou elemina os sintomas em pouco tempo e de forma duradoura.

Quem pode usufruir?
Todos, de verdade! Desde bebés, crianças, adolescentes e adultos, ainda mais adultos e grávidas. Para as grávidas com dúvidas por favor escrevam, terei todo o gosto em partilhar a minha experiência e benefícios, bem como as diferenças notadas nos bebés.


As técnicas utilizadas vão dar mobilidade às articulações, estimular os tecidos moles, relaxando os músculos. Também vão favorer a circulação, fornecendo mais oxigénio aos tecidos e estimular por sua vez a eliminação de produtos tóxicos.

O osteopata utiliza uma técnica específica para cada tecido: osso, ligamento, músculo, víscera; com base no exame preliminar no início da consulta. O exame completo pode incluir: questionário, palpação, inspecção etc. Após o exame o terapeuta observa as alterações mecânicas do aparelho locomotor e tenta estabelecer as cadeias lesionais do paciente, ex.: um entorse do tornozelo pode-nos levar até ao desiquilíbrio do pescoço, por alterações e lesões estruturais sedimentadas pelo tempo. O objectivo aqui será tratar essas lesões e desiquilíbrios para melhorar a tensão permanente no pescoço.

Os tratamentos não são todos iguais pois cada caso é um caso, como já vimos a dor do pescoço pode ter várias fontes de desiquilibrio e o tornozelo também…
Podem ser utilizadas várias técnicas:
Estruturais- manipulações articulares
Ritmicas - estiramentos e bombeios
Relaxamento ou Funcionais - massagem

Se as técnicas forem bem aplicadas e ajustadas ao paciente, vai ver que não custa nada, não dói nada. Se tiver Osteoporose deve evitar as técnicas estruturais, que incluem manipulações. Fale com o seu terapeuta e discuta qual o melhor tratamento para o seu caso.

Equilibre a sua estrutura, caminhe mais leve...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...