quarta-feira, 27 de maio de 2009

Homepatia, Osteopatia


A Osteopatia é das técnicas de tratamento mais recentes, nasceu pela mão de Andrew Still, Médico Cirurgião, que acreditava que o resultado das tensões excessivas no corpo, levavam à doença ou disfunções, de origem óssea ou muscular.

A correcção da estrutura devolve assim a normalidade ao sistema e por consequência a saúde ao organismo, cabe assim ao osteopata a tarefa de normalizar e “deixar a trabalhar a Natureza”.

Vantagens da Osteopatia:
- Elimina as dores articulares e musculares
- Corrige más posturas ou fadiga funcional
- É adapatada a cada paciente consoante as suas necessidades
- É útil para qualquer idade
- Não é agressiva
- Atenua ou elemina os sintomas em pouco tempo e de forma duradoura.

Quem pode usufruir?
Todos, de verdade! Desde bebés, crianças, adolescentes e adultos, ainda mais adultos e grávidas. Para as grávidas com dúvidas por favor escrevam, terei todo o gosto em partilhar a minha experiência e benefícios, bem como as diferenças notadas nos bebés.


As técnicas utilizadas vão dar mobilidade às articulações, estimular os tecidos moles, relaxando os músculos. Também vão favorer a circulação, fornecendo mais oxigénio aos tecidos e estimular por sua vez a eliminação de produtos tóxicos.

O osteopata utiliza uma técnica específica para cada tecido: osso, ligamento, músculo, víscera; com base no exame preliminar no início da consulta. O exame completo pode incluir: questionário, palpação, inspecção etc. Após o exame o terapeuta observa as alterações mecânicas do aparelho locomotor e tenta estabelecer as cadeias lesionais do paciente, ex.: um entorse do tornozelo pode-nos levar até ao desiquilíbrio do pescoço, por alterações e lesões estruturais sedimentadas pelo tempo. O objectivo aqui será tratar essas lesões e desiquilíbrios para melhorar a tensão permanente no pescoço.

Os tratamentos não são todos iguais pois cada caso é um caso, como já vimos a dor do pescoço pode ter várias fontes de desiquilibrio e o tornozelo também…
Podem ser utilizadas várias técnicas:
Estruturais- manipulações articulares
Ritmicas - estiramentos e bombeios
Relaxamento ou Funcionais - massagem

Se as técnicas forem bem aplicadas e ajustadas ao paciente, vai ver que não custa nada, não dói nada. Se tiver Osteoporose deve evitar as técnicas estruturais, que incluem manipulações. Fale com o seu terapeuta e discuta qual o melhor tratamento para o seu caso.

Equilibre a sua estrutura, caminhe mais leve...

Sem comentários: