Avançar para o conteúdo principal

Áquila e o Terramoto...

A província da Áquila é uma província italiana da região de Abruzzo com cerca de 303 500 habitantes, densidade de 60 hab/km². Está dividida em 108 comunas, sendo a capital Áquila.

Faz fronteira a norte com província de Teramo, a este com província de Pescara e província de Chieti, a sul com a região Molise (província de Isérnia) e a oeste com o Lácio (província de Frosinone, província de Roma, província de Rieti.

Página oficial

O sismo de L'Aquila de 2009 foi um sismo de 6,3 graus na escala sismológica de magnitude de momento segundo o United States Geological Survey (6.7 graus na escala de Richter) registado em 6 de abril de 2009 na zona central da península Itálica. O epicentro foi sob a cidade de L'Aquila, região de Abruzzo, e em Roma a sua magnitude foi de 4,6 graus Richter. O sismo deixou pelo menos 90 mortos, um número indeterminado de feridos e desaparecidos e dezenas de edificações total ou parcialmente destruidas.

Ver as Fotos

Leitores do G1 relatam momentos de pavor durante terremoto na Itália

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poda das Macieiras

Poda é limpar ou cortar a rama ou braços inúteis das videiras, árvores, etc.. tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.~ A importância de se podar varia de espécie para espécie, assim poderá ser decisiva para uma, enquanto que para outra, ela é praticamente dispensável. Com relação à importância, as espécies podem ser agrupadas em: • Decisiva: Videira, pessegueiro, figueira, nespereira. • Relativa: Pereira, macieira, caquizeiro, oliveira. • Pouca importância: Citros, abacateiro, mangueira, nogueira, pecã. OBJETIVOS DA PODA Os sete objetivos principais da poda são: 1º- Modificar o vigor da planta; 2º- Produzir mais e melhor fruta; 3º- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio; 4º- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa; 5º- Conduzir a planta a uma forma desejada; 6º- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos; 7º- Regular a alternância das safras, de modo a ...