sábado, 28 de fevereiro de 2009

Parineeta - A mulher casada


Elenco: Saif Ali Khan, Vidya Balan, Raima Sen, Sanjay Dutt, Diya Mirza, Rekha, Sabyasachi Chakravarthy.
Gênero: Romance, Drama.
Áudio em hindi, legendas em inglês ou português.
Filme dirigido por Pradeep Sarkar, e escrito por Vidhu Vinod Chopra e Saratchandra Chatterjee. Quarta versão do romance de mesmo nome escrito por Saratchandra Chatterjee, escritor bengali que teve vários de seus romances adaptados para o teatro e para o cinema, entre os quais Devdas (várias vezes levado às telas, sendo as duas últimas versões de 2002, filmadas por Sanjay Leela Bhansali, em hindi, e Shakti Samanta, em bengali), Iti Srikanta (2004), Swami (Senhor - 1977), Khushboo (Fragrância - 1975), para citar os mais famosos.
As outras versões foram: Parineeta (1942), filme em bengali dirigido por Pashupati Chatterjee; Parineeta (1953), filme em hindi dirigido por Birmal Roy, com a diva Meena Kumari no papel de Lolita, e Ashok Kumar no papel de Shekar. Depois teve outra adaptação em 1969, dirigida por Ajoy Kar, com áudio em bengali.
Essa quarta adaptação concorreu a vários prêmios, sendo indicado ao 51st Annual Filmfare Awards, em várias categorias, entre as quais as de melhor filme de 2005, junto com Black (2005), Bunty Aur Babli (Bunty e Babli - 2005), Page 3 (Página 3 - 2005) e No Entry (Nenhuma Entrada - 2005). Ganhou nas categorias de melhor direção de arte e som. No Zee Cine Awards de 2006 ganhou na categoria de melhor figurino.
O filme conta a estória de amor de Shekar (Saif Ali Khan) e Lolita (Vidya Balan), vizinhos que cresceram juntos e desenvolveram uma relação muito próxima. Mas Shekar é filho de um rico industrial, Navin Rai (Sabyasachi Chakravarthy), enquanto Lolita é filha adotiva da família vizinha, que deve uma grande quantia de dinheiro ao pai de Shekar. Ambos pertencem a classes sociais e castas diferentes. Ambientado na Calcutá dos anos 60, o filme mostra a cultura, a religião e o amor nascendo em meio às tradições arraigadas na sociedade indiana.

Sem comentários: