Avançar para o conteúdo principal

Polícia investiga ataques a 50 “bruxas” na Índia


A polícia indiana iniciou hoje uma investigação sobre relatos que apontam para habitantes de uma zona tribal no centro da Índia terem espancado e cortado o cabelo a 50 mulheres, acusando-as de “feitiçaria”. Segundo a polícia, os aldeões terão agido a conselho de um líder espiritual que afirmou que o ataque os protegeria dos espíritos malévolos.

Na Índia, onde a superstição ainda está bastante presente, dezenas de mulheres são mortas todos os anos, devido a suspeitas de serem “bruxas”. Uma situação que é mais grave nas zonas rurais, onde o sistema escolar ainda não é eficaz.

Apesar de a ocorrência de mortes não ser comum no distrito de Chhattisgarh, mais de 100 mulheres são torturadas, obrigadas a andar nuas e maltratadas todos os anos. “A polícia começou a investigar e interrogar dezenas de aldeões que organizaram uma cerimónia de purificação de nove dias, onde cortaram o cabelo à força a cerca de 50 mulheres, acusando-as de serem bruxas e batendo-lhes publicamente”, afirmou Radheshyam Nayak, da polícia de Chhattisgarh.

Em 2005, foi promulgado em Chhattisgarh a Lei (de prevenção) da Feitiçaria para contrariar o crescimento de caças às bruxas, que prevê penas até cinco anos para os prevaricadores. Contudo, isso não fez com que este tipo de ataques desaparecesse.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARABÉNS, Rosy,

por estes dois anos que estás na nossa companhia, por fazeres parte desta familia ou tribo (goesa), e por estares neste pais bonito... Mudaste de Barcelona para Portugal deixaste os amigos e amigas e ganhaste novos tudo em nome do amor Apesar de estares longe da tua familia, tens a familia no teu coração, e aqui ganhaste uma segunda familia, logo no primeiro dia que aqui chegaste.. Dois anos já passaram, Agora mais anos virão, e estaremos sempre aqui.. e ali, somos sempre as viajantes... Para ti: Beijos e muitos besossssss.......