Avançar para o conteúdo principal

Não há dia sem notícia. Da paz ou da guerra..

O dia de Natal é um dia como os outros. E o mundo move-se como sempre, prometendo um maior bem ou trazendo um outro mal.

Outro tanto sucede a 24 e a 26 de Dezembro. E assim foi na véspera do Natal de 1968, em que pela primeira vez, a partir do espaço, se viram na Terra as primeiras imagens da totalidade do planeta - as "fotos que mudaram o mundo", escreveu-se na época.

Acontecimento de outra dimensão sucedeu no oceano Índico a 26 de Dezembro de 2004, com um sismo de 9.0 de magnitude, com epicentro ao largo de Samatra, que originou um tsunami cujas ondas chegaram até às costas orientais de África. O número de mortos ultrapassou os 280 mil. Outra tragédia natural sucedeu um ano antes na mesma data: o terramoto de Bam, no Irão, devastando uma cidade histórica e causando 26 mil mortos.

De outras mortes se falou a 25 de Dezembro de 1979, com a invasão soviética do Afeganistão; dois dias mais tarde, o Exército Vermelho controlava Cabul, primeira etapa de um longo conflito cujas ondas de choque se repercutem até hoje. Mas a paz pode interromper a guerra, como sucedeu nessa noite única de 24 de Dezembro de 1914, quando tropas alemães e aliadas suspenderam os combates. Ouviram-se canções de Natal e ambos os lados trocaram as trincheiras pela terra de ninguém, transformada em improvisado campo de futebol.

Facto político, mas essencialmente humano, a trégua de 1914 não existirá no dia de Natal de 1989 para o ditador comunista romeno. Nicolai Ceaucescu e sua mulher foram fuzilados após sumário julgamento em que foram acusados de incontáveis crimes contra os seus concidadãos. De tremenda crise política, se fez a história desta data na União Soviética, em 1991. Mikhail Gorbachev abandonou o cargo de presidente da URSS e esta foi dissolvida no dia seguinte.

De outros planos da realidade se constrói também a história. Assim o entendeu a revista Time ao escolher o computador para Pessoa do Ano, na edição de 26 de Dezembro de 1982.

Da tecnologia para as artes, o 25 de Dezembro tem as suas histórias. Em 1977 morria Charlie Chaplin, aos 88 anos, na Suíça. Em 1995, o actor Dean Martin, aos 78 anos, seguia os passos do cómico. Para terminar num tom menos pesado - porque também há boas notícias - recorde-se o 24 de Dezembro de 1871, dia da abertura do Canal do Suez numa cerimónia de forte componente visual, em que Giuseppe Verdi estreou a sua ópera Aida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal no Guiness com a maior bandeira humana...

PORTUGUESE FEMALE POWER On 20 May 2006 we had the pleasure of spending 48 hours in Portugal adjudicating an attempt on the Guinness World Record for the Largest Human National Flag. The record to beat was set in Scotland earlier this year when 13,254 fans formed the Saltire, the Scottish national flag, at a Scotland v France Six-Nations game at Murrayfield Rugby Club. Held at Lisbon's national stadium, the event was organized by a company called Realizar who had plenty of experience having organized seven other successful Guinness World Records attempts. These include the Largest Hockey Stick, a staggering 56 ft 7 in ( 17.25 m) long, the Largest Human Logo made up of 34,000 people (part of Portugal's successful bid to host the Euro 2004 soccer championships) and the Largest Football with a whopping diameter of 19 ft 10 in (6.06 m)! But the focus this time was once again on mass participation. The record attempt was part of a larger celebration organized by Banco Espirito Santo,...