quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Não há dia sem notícia. Da paz ou da guerra..

O dia de Natal é um dia como os outros. E o mundo move-se como sempre, prometendo um maior bem ou trazendo um outro mal.

Outro tanto sucede a 24 e a 26 de Dezembro. E assim foi na véspera do Natal de 1968, em que pela primeira vez, a partir do espaço, se viram na Terra as primeiras imagens da totalidade do planeta - as "fotos que mudaram o mundo", escreveu-se na época.

Acontecimento de outra dimensão sucedeu no oceano Índico a 26 de Dezembro de 2004, com um sismo de 9.0 de magnitude, com epicentro ao largo de Samatra, que originou um tsunami cujas ondas chegaram até às costas orientais de África. O número de mortos ultrapassou os 280 mil. Outra tragédia natural sucedeu um ano antes na mesma data: o terramoto de Bam, no Irão, devastando uma cidade histórica e causando 26 mil mortos.

De outras mortes se falou a 25 de Dezembro de 1979, com a invasão soviética do Afeganistão; dois dias mais tarde, o Exército Vermelho controlava Cabul, primeira etapa de um longo conflito cujas ondas de choque se repercutem até hoje. Mas a paz pode interromper a guerra, como sucedeu nessa noite única de 24 de Dezembro de 1914, quando tropas alemães e aliadas suspenderam os combates. Ouviram-se canções de Natal e ambos os lados trocaram as trincheiras pela terra de ninguém, transformada em improvisado campo de futebol.

Facto político, mas essencialmente humano, a trégua de 1914 não existirá no dia de Natal de 1989 para o ditador comunista romeno. Nicolai Ceaucescu e sua mulher foram fuzilados após sumário julgamento em que foram acusados de incontáveis crimes contra os seus concidadãos. De tremenda crise política, se fez a história desta data na União Soviética, em 1991. Mikhail Gorbachev abandonou o cargo de presidente da URSS e esta foi dissolvida no dia seguinte.

De outros planos da realidade se constrói também a história. Assim o entendeu a revista Time ao escolher o computador para Pessoa do Ano, na edição de 26 de Dezembro de 1982.

Da tecnologia para as artes, o 25 de Dezembro tem as suas histórias. Em 1977 morria Charlie Chaplin, aos 88 anos, na Suíça. Em 1995, o actor Dean Martin, aos 78 anos, seguia os passos do cómico. Para terminar num tom menos pesado - porque também há boas notícias - recorde-se o 24 de Dezembro de 1871, dia da abertura do Canal do Suez numa cerimónia de forte componente visual, em que Giuseppe Verdi estreou a sua ópera Aida.

Sem comentários: