segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Só miminhos..

Acabou-se o fim-de-semana, veio a chuva...

Siamo in piena stagione di funghi porcini. Famosi in tutta la penisola, dall’estremo Sud fino al Nord.

Il porcino viene cucinato in tutte le regioni italiane, in infiniti modi. Partendo dall’assaporarlo crudo (a scaglie, con una spruzzata di limone e una goccia d’olio extravergine), fino ad arrivare al risotto. Sono ottimi anche con il pesce o i molluschi, ma di questo vi parlerò in un altro post.


Polenta é um prato típico da culinária italiana, mas que tem amplo uso e aceitação em diversos países, como Argentina e o Brasil. Sua base é a farinha de milho.A polenta tem origem na região norte da Itália. Era o pão dos tempos antigos: constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. Inicialmente, era feita de ervas. Posteriormente, passou a ser feita de farinha de trigo.

Somente após 1492, com a descoberta da América por Cristóvão Colombo, é que a polenta passou a ser feita de milho. Quando o milho foi introduzido na Itália, foi cultivado primariamente no norte, onde as chuvas eram abundantes.A polenta feita de milho passou a ser o principal prato nas regiões de Veneza e Friuli, onde passou a substituir o pão (feito com trigo) e o macarrão. Inicialmente restrita a essas regiões, em pouco tempo a polenta passou a dominar todos os aspectos da culinária italiana.

Sua textura varia bastante, de firme nas regiões de Veneza e Friuli a cremosa na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre, aquecidas sob o fogo.Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole.Antigamente considerada "comida de pobres", a polenta hoje é usada em diversas casas e restaurantes, sem essa conotação.

Massa com anchovas feito pela k. estava uma delicia!!


Fomos á casa dos pais do F. Comemos uma azeitonas gigantes... e optimas!
4 pizzas diferentes, para o jantar.
Depois conversas, bebidas toda a noite.

Sem comentários: