Avançar para o conteúdo principal

Fim da primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

No final do século XIX e início do século XX, a Europa dominava imensos territórios espalhados por todo o mundo, mas fortes rivalidades imperialistas levaram as grandes potências coloniais europeias a entrar em conflito.Entre estas potências, destacam-se três países industrializados - a Inglaterra, a Alemanha e a França - que rivalizavam entre si pela posse de regiões que fornecessem matérias-primas para as suas indústrias e para onde pudessem também vender os seus produtos industriais.As tensões que daí resultaram conduziram à corrida ao armamento e, em 1914, a uma guerra que acabou por envolver quase todos os países do mundo e que durou 4 terríveis anos.O continente mais afectado pela guerra foi a Europa. Perdas humanas e materiais provocaram o declínio deste continente, passando os Estados Unidos a assumir protagonismo na política e economia mundiais.

A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos.

Ao passar esta data, existem pessoas a recordarem esta data, como fim da triste e dura guerra mundial...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manto branco em Buenos Aires

A neve caiu em Buenos Aires, na Argentina, um fenónemo natural que já não acontecia desde 1928. Esta criança posa para a fotografia junto de um carro depois da supreendente queda de neve na capital. Os media locais afirmam que já morreram três pessoas na última vaga de frio na Argentina, uma das quais perdeu a vida em Buenos Aires. Foto: Enrique Marcarian/Reuters