Avançar para o conteúdo principal

Fim da primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

No final do século XIX e início do século XX, a Europa dominava imensos territórios espalhados por todo o mundo, mas fortes rivalidades imperialistas levaram as grandes potências coloniais europeias a entrar em conflito.Entre estas potências, destacam-se três países industrializados - a Inglaterra, a Alemanha e a França - que rivalizavam entre si pela posse de regiões que fornecessem matérias-primas para as suas indústrias e para onde pudessem também vender os seus produtos industriais.As tensões que daí resultaram conduziram à corrida ao armamento e, em 1914, a uma guerra que acabou por envolver quase todos os países do mundo e que durou 4 terríveis anos.O continente mais afectado pela guerra foi a Europa. Perdas humanas e materiais provocaram o declínio deste continente, passando os Estados Unidos a assumir protagonismo na política e economia mundiais.

A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos.

Ao passar esta data, existem pessoas a recordarem esta data, como fim da triste e dura guerra mundial...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...