Avançar para o conteúdo principal

Bergamo: Città Alta e Città Bassa

Para muitos turistas que se dirigem a Milão, da estrada pode-se avistar o topo da Città Alta (Cidade Alta) de Bérgamo, pela metade. É uma pena, porque a cidade medieval murada é muito mais do que simplesmente um ponto de referência do aeroporto de Orio al Serio.

Para os bergamascos, e para os milaneses que vão para a província sempre que têm oportunidade, Città Altà é uma lembrança constante das montanhas e vales que caracterizam a alma bergamasca, assim como do comércio e da indústria que fazem de Bergamo uma cidade próspera. Bérgamo tem dois centros: Città Alta (Cidade Alta) e Città Bassa (Cidade Baixa). As duas partes estão ligadas por um funicular.

Fora da estação, em Città Alta, ao descer a Via Gombito você passa por pequenas lojas até chegar à adorável Piazza Vecchia e ao Palazzo della Ragione, um palácio real do século 12, transformado em centro de exposições. A Torre del Campanone é uma relíquia do século 12, das batalhas de Guelph-Ghibelline na cidade; às 22 horas, todas as noites, o sino soa 100 vezes para lembrar o toque de recolher imposto no passado.

Atrás do Palazzo della Ragione está a Piazza Duomo, onde fica a catedral, a Basílica de Santa Maria Maggiore e a Cappella Colleoni. Bergamo se orgulha de sua deliciosa comida: frios sortidos e a especialidade bergamasca de polenta com coelho, frango ou cogumelos.

Comentários

Angela disse…
Larita,
Adorei o que escreveu sobre Bergamo e sua Città Alta. É realmente um lugar muito bonito!! Estou fazendo uma pesquisa sobre esta cidade, queria saber se vc tem mais informações ou fotos do local!!! Vai me ajudar muito!!! Meu e-mail é angela@simeao.com.br
Obrigada,
Angela.

Mensagens populares deste blogue

Manto branco em Buenos Aires

A neve caiu em Buenos Aires, na Argentina, um fenónemo natural que já não acontecia desde 1928. Esta criança posa para a fotografia junto de um carro depois da supreendente queda de neve na capital. Os media locais afirmam que já morreram três pessoas na última vaga de frio na Argentina, uma das quais perdeu a vida em Buenos Aires. Foto: Enrique Marcarian/Reuters