sábado, 1 de novembro de 2008

Bergamo: Città Alta e Città Bassa

Para muitos turistas que se dirigem a Milão, da estrada pode-se avistar o topo da Città Alta (Cidade Alta) de Bérgamo, pela metade. É uma pena, porque a cidade medieval murada é muito mais do que simplesmente um ponto de referência do aeroporto de Orio al Serio.

Para os bergamascos, e para os milaneses que vão para a província sempre que têm oportunidade, Città Altà é uma lembrança constante das montanhas e vales que caracterizam a alma bergamasca, assim como do comércio e da indústria que fazem de Bergamo uma cidade próspera. Bérgamo tem dois centros: Città Alta (Cidade Alta) e Città Bassa (Cidade Baixa). As duas partes estão ligadas por um funicular.

Fora da estação, em Città Alta, ao descer a Via Gombito você passa por pequenas lojas até chegar à adorável Piazza Vecchia e ao Palazzo della Ragione, um palácio real do século 12, transformado em centro de exposições. A Torre del Campanone é uma relíquia do século 12, das batalhas de Guelph-Ghibelline na cidade; às 22 horas, todas as noites, o sino soa 100 vezes para lembrar o toque de recolher imposto no passado.

Atrás do Palazzo della Ragione está a Piazza Duomo, onde fica a catedral, a Basílica de Santa Maria Maggiore e a Cappella Colleoni. Bergamo se orgulha de sua deliciosa comida: frios sortidos e a especialidade bergamasca de polenta com coelho, frango ou cogumelos.

1 comentário:

Angela disse...

Larita,
Adorei o que escreveu sobre Bergamo e sua Città Alta. É realmente um lugar muito bonito!! Estou fazendo uma pesquisa sobre esta cidade, queria saber se vc tem mais informações ou fotos do local!!! Vai me ajudar muito!!! Meu e-mail é angela@simeao.com.br
Obrigada,
Angela.