Avançar para o conteúdo principal

7 Maravilhas de origem portuguesa

«Orgulho» nas 7 Maravilhas de origem portuguesa no Mundo
Concurso foi apresentado esta segunda-feira na Torre de Belém


Monumentos de origem portuguesa edificados fora de Portugal e classificados como Património da Humanidade são o mote para o novo concurso Sete Maravilhas Portuguesas no Mundo, cuja votação por Internet e telemóvel começa dia 07 de Dezembro.

O resultado do concurso hoje apresentado na Torre de Belém, em Lisboa, será conhecido dia 10 de Junho, numa cerimónia de entrega a realizar em Lisboa sob o lema "Heróis do mar".

O projecto decorre do "êxito alcançado o ano passado com a eleição das Sete Maravilhas de Portugal, que dinamizou o nosso património", disse à Lusa Luís Segadães, da organização.

A partir dos 22 monumentos portugueses espalhados pelo mundo, e classificados como património da Humanidade pela UNESCO, serão escolhidos sete, através da Internet e por telemóvel.

Da lista constam, entre outros, a Cidadela de Fasil Ghebi, na Etópia, a Ilha de Moçambique, os centros históricos das cidades brasileiras de S. Salvador, S. Luís, Diamantina, Goiás, Olinda e Ouro Preto, o centro histórico de Macau, conventos e igrejas de Goa, ou a Cidade Velha de Galle e suas Fortificações, na ilha de Sri Lanka (antigo Ceilão).

Os monumentos que integram a lista dividem-se por três continentes: África, Ásia e América.

A América é o continente com o maior número de candidaturas, dez, sendo oito em território brasileiro: além dos centros históricos das seis cidades, é também candidato o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas.

A oitava candidatura brasileira é apresentada em parceria com a Argentina, na medida em que engloba o conjunto das Missões Jesuítas dos Guarani.

Do continente sul-americano constam ainda as Missões Jesuítas de Trinidad do Paraná e Jesus de Tavaranque, no Paraguai, e na República do Uruguai o Bairro Histórico da Colónia de Sacramento.

África tem sete monumentos, sendo Moçambique a única ex-colónia portuguesa representada, através da Ilha de Moçambique. Outros países com "maravilhas portuguesas" são Marrocos (a antiga cidade portuguesa de Mazagão), a Gâmbia (Ilha James), o Gana (Fortes e Castelo em Volta), Senegal (Ilha Goreia), Tanzânia (Ruínas de Kilwa e de Songo Mnara), e Etiópia (cidadela de Fasil Ghebi).

Os quatro monumentos situados na Ásia são, além do Centro Histórico de Macau, das Igrejas e Conventos de Goa, e da Cidade Velha de Galle e as suas fortalezas, também o Sítio Arqueológico de Qal'at al-Bahrain, no Emirado do Bahrain.

A votação através do site começará a 07 de Dezembro, estando marcada a festa de proclamação para 10 de Junho, em local a definir pela organização.
A subdirectora do Instituto de Gestão do património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), Andreia Galvão, anunciou hoje a realização de "uma maratona do conhecimento dirigida às escolas portugueses do ensino básico e secundário, precisamente com o objectivo de estimular os mais novos sobre estas Maravilhas Portuguesas no Mundo".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Manto branco em Buenos Aires

A neve caiu em Buenos Aires, na Argentina, um fenónemo natural que já não acontecia desde 1928. Esta criança posa para a fotografia junto de um carro depois da supreendente queda de neve na capital. Os media locais afirmam que já morreram três pessoas na última vaga de frio na Argentina, uma das quais perdeu a vida em Buenos Aires. Foto: Enrique Marcarian/Reuters