segunda-feira, 10 de novembro de 2008

7 Maravilhas de origem portuguesa

«Orgulho» nas 7 Maravilhas de origem portuguesa no Mundo
Concurso foi apresentado esta segunda-feira na Torre de Belém


Monumentos de origem portuguesa edificados fora de Portugal e classificados como Património da Humanidade são o mote para o novo concurso Sete Maravilhas Portuguesas no Mundo, cuja votação por Internet e telemóvel começa dia 07 de Dezembro.

O resultado do concurso hoje apresentado na Torre de Belém, em Lisboa, será conhecido dia 10 de Junho, numa cerimónia de entrega a realizar em Lisboa sob o lema "Heróis do mar".

O projecto decorre do "êxito alcançado o ano passado com a eleição das Sete Maravilhas de Portugal, que dinamizou o nosso património", disse à Lusa Luís Segadães, da organização.

A partir dos 22 monumentos portugueses espalhados pelo mundo, e classificados como património da Humanidade pela UNESCO, serão escolhidos sete, através da Internet e por telemóvel.

Da lista constam, entre outros, a Cidadela de Fasil Ghebi, na Etópia, a Ilha de Moçambique, os centros históricos das cidades brasileiras de S. Salvador, S. Luís, Diamantina, Goiás, Olinda e Ouro Preto, o centro histórico de Macau, conventos e igrejas de Goa, ou a Cidade Velha de Galle e suas Fortificações, na ilha de Sri Lanka (antigo Ceilão).

Os monumentos que integram a lista dividem-se por três continentes: África, Ásia e América.

A América é o continente com o maior número de candidaturas, dez, sendo oito em território brasileiro: além dos centros históricos das seis cidades, é também candidato o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas.

A oitava candidatura brasileira é apresentada em parceria com a Argentina, na medida em que engloba o conjunto das Missões Jesuítas dos Guarani.

Do continente sul-americano constam ainda as Missões Jesuítas de Trinidad do Paraná e Jesus de Tavaranque, no Paraguai, e na República do Uruguai o Bairro Histórico da Colónia de Sacramento.

África tem sete monumentos, sendo Moçambique a única ex-colónia portuguesa representada, através da Ilha de Moçambique. Outros países com "maravilhas portuguesas" são Marrocos (a antiga cidade portuguesa de Mazagão), a Gâmbia (Ilha James), o Gana (Fortes e Castelo em Volta), Senegal (Ilha Goreia), Tanzânia (Ruínas de Kilwa e de Songo Mnara), e Etiópia (cidadela de Fasil Ghebi).

Os quatro monumentos situados na Ásia são, além do Centro Histórico de Macau, das Igrejas e Conventos de Goa, e da Cidade Velha de Galle e as suas fortalezas, também o Sítio Arqueológico de Qal'at al-Bahrain, no Emirado do Bahrain.

A votação através do site começará a 07 de Dezembro, estando marcada a festa de proclamação para 10 de Junho, em local a definir pela organização.
A subdirectora do Instituto de Gestão do património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), Andreia Galvão, anunciou hoje a realização de "uma maratona do conhecimento dirigida às escolas portugueses do ensino básico e secundário, precisamente com o objectivo de estimular os mais novos sobre estas Maravilhas Portuguesas no Mundo".

Sem comentários: