Avançar para o conteúdo principal

Vindimas


O trabalho das vindimas é efectuado por camponeses que, geração após geração se dirigiram para as mesmas plantações, quando a época se aproxima. Vêm em famílias completas. As mulheres, auxiliadas pelas crianças, cortam os cachos maduros e colocam-nos com cuidado em grandes cestos de vime. É então a vez dos homens intervirem, transportando as cargas para os lagares, amplos tanques de granito onde se inicia a corta.
Em tempos antigos, quinze a vinte homens supervisionados por capatazes saltavam para dentro dos tanques, davam braços, avançavam e recuavam numa longa fila, de um lado para o outro, esmagando as bagas num ritmo cadenciado; actualmente, esses homens foram substituídos por métodos de esmagamento mecânico de efeitos suaves. Os engaços e as grainhas não se emassam e o mosto mantém-se em movimento, produzindo óptimo resultado. Após a corta e a primeira esmaga, o mosto fica em repouso para ser trabalhado o dia seguinte. O período de fermentação vai estabelecer o valor do produto. Finalmente o vinho é coado e vazado e a fermentação interrompida pela adição de aguardente vínica, utilizada em geral na percentagem de um quinto de vinho extraído.
O vinho fica então apto a permanecer em repouso nos meses frios de Inverno; no princípio do ano é trasfegado para remover os sedimentos e procede-se então ao enchimento dos cascos que serão transportados para as caves de Gracieira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARABÉNS, Rosy,

por estes dois anos que estás na nossa companhia, por fazeres parte desta familia ou tribo (goesa), e por estares neste pais bonito... Mudaste de Barcelona para Portugal deixaste os amigos e amigas e ganhaste novos tudo em nome do amor Apesar de estares longe da tua familia, tens a familia no teu coração, e aqui ganhaste uma segunda familia, logo no primeiro dia que aqui chegaste.. Dois anos já passaram, Agora mais anos virão, e estaremos sempre aqui.. e ali, somos sempre as viajantes... Para ti: Beijos e muitos besossssss.......