Avançar para o conteúdo principal

42 anos depois...

A inauguração da ponte sobre o rio Tejo é, sem dúvida, um dos acontecimentos mais importantes do ano de 1966. O sonho de atravessar o rio "longe da água", sobre rodas, estava concretizado. Quanto ao nome da ponte, Salazar, era uma circunstância cuja época e o poder assim obrigava. Uma ponte que só mais tarde seria rebaptizada para ponte 25 de Abril, precisamente a data que marcou o fim de mais de 40 anos de uma ditadura iniciada pelo próprio Salazar.

Para a operação de transmissão da inauguração da ponte moveram-se, na altura, todos os meios humanos e técnicos possíveis e disponíveis. As estações de televisão espanhola e francesa deram o seu apoio. Ao comando da operação estava o realizador Hélder Mendes, que coordenava 12 câmaras - 6 na margem sul, 3 na margem norte, uma num carro que se movimentava na ponte, outra colocada no topo de um dos pilares da ponte e a última num helicóptero, preciosa ajuda da Força Aérea. A razão do helicóptero foi dada pelas palavras dos organizadores da operação da altura: só do ar se podia dar a noção real da grandiosidade da obra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poda das Macieiras

Poda é limpar ou cortar a rama ou braços inúteis das videiras, árvores, etc.. tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.~ A importância de se podar varia de espécie para espécie, assim poderá ser decisiva para uma, enquanto que para outra, ela é praticamente dispensável. Com relação à importância, as espécies podem ser agrupadas em: • Decisiva: Videira, pessegueiro, figueira, nespereira. • Relativa: Pereira, macieira, caquizeiro, oliveira. • Pouca importância: Citros, abacateiro, mangueira, nogueira, pecã. OBJETIVOS DA PODA Os sete objetivos principais da poda são: 1º- Modificar o vigor da planta; 2º- Produzir mais e melhor fruta; 3º- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio; 4º- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa; 5º- Conduzir a planta a uma forma desejada; 6º- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos; 7º- Regular a alternância das safras, de modo a ...