segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Casal de irlandeses vive em casa "invisível"

Paredes inclinadas refletem a vegetação e integra casa e natureza.
Até mesmo no Google Earth fica difícil localizar a residência do casal de artistas.Casal de irlandeses vivem em casa invisível.

Foi em uma tarde de agosto, em uma vila rural da cidade de Dromahair, condado de Leitrim, na Irlanda do Norte, que o casal de artistas Joe Walker e Grace Weir descobriu que moravam em uma casa invisível.
Veja galeria de fotos da casa invisível
Ao subirem em uma montanha e olharem para trás, Joe e Grace viram que a casa que construíram, com vidros inclinados nas paredes que refletem a vegetação e telhado coberto de grama, havia desaparecido.
Em 2001, quando os artistas viviam em um pequeno apartamento na capital Dublin e resolveram construir uma casa de campo, eles não contavam que iriam viver um dia em um local onde ficariam invisíveis até mesmo aos "olhos" do Google Earth.
(Foto: New York Times)
Construção inovadora surpreendeu até o casal de artistas, dono da casa.
Na época, o único pensamento do casal era não estourar o orçamento de 50 mil libras irlandesas (cerca de R$ 120 mil) na construção de seu pequeno paraíso.
A casa foi baseada em um livro de estudos publicado em 1972 pelo arquiteto Jack Flitzsimons, considerado a bíblia da inovação em arquitetura inovadora.
Dominic Stevens foi o arquiteto local que aceitou o desafio do casal: construir algo inovador, que usasse a paisagem local e com um custo relativamente baixo.
Em Paris, o arquiteto buscou a inspiração para a construção das paredes de vidro inclinadas, que refletem mais o verde da grama que o azul do céu.
A ideía era fazer da casa um espaço vivo, que flutuasse em meio à vegetação.
A ideía de um jardim no telhado, foi baseada em um vídeo exibido na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2001.
Cinco anos mais tarde, o projeto do casal de artistas foi concluído.
A idéia, de usar o local apenas como uma casa de campo, foi logo repensada após as primeiras impressões da casa, cercada por uma paisagem exuberante.

Sem comentários: