sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Baptizado em..

Alcains é uma freguesia portuguesa do concelho de Castelo Branco, com 37,09 km² de área e 4 928 habitantes (2001). Densidade: 132,9 hab/km².
Aos seus habitantes da-se o nome de Alcainenses. A palavra deriva do árabe: “a igreja”.
Foi elevada a vila a 12 Novembro 1971 pelo Decreto nº 495/71.
A personalidade mais famosa que nasceu na vila de Alcains foi o General Ramalho Eanes, Presidente da República entre 1976 e 1986.

Sobral do Campo é uma freguesia portuguesa do concelho de Castelo Branco, com 31,29 km² de área e 516 habitantes (2001). Densidade: 16,5 hab/km². Situada na margem direita da ribeira da Ramalhosa, dista da sua sede de concelho cerca de 26 km. esteve enquadrada no concelho de S. Vicente da Beira até que este foi extinto, tendo passado para o de castelo Branco em 1895. O seu povoamento data de período muito anterior à formação da Nacionalidade, assinalando vestígios da romanização. Sobre o nome de Sobral, crê-se que advenha da localização, ao redor da freguesia, de um grande conjunto de sobreiros. A nobreza rural terá tido uma implantação na freguesia, testemunhando o referido a existência da Casa Ribeiro do Rosário e da Casa Sarafana. Terra de gente ilustre.
A lenda de Sobral do Campo
Sobral do Campo não se situa onde se fundou. Ficava situado junto ao Ramalhoso onde nascia o sol. As formigas provocavam a cegueira às crianças e então o Sobral do Campo foi mudado. Antigamente, as pessoas tinham porcos, vacas e ovelhas e a certa altura os animais começaram a adoecer. Posto isto, as pessoas fizeram uma promessa ao Santo António: se os animais recuperassem, todos os anos haveria uma festa em homenagem ao Santo António. E assim foi, todos os anos se realiza a Festa de Santo António.
A nossa aldeia tem as suas tradições em Culinária e Gastronomia muito ricas, que, têm vindo de geração em geração, as suas receitas são bem distintas: na sua doçaria como os bolos de leite delicioso, os Borrachões com o seu paladar agradável, e o famoso Bolo de ovos muito apreciado pelo seu autentico sabor, o Arroz doce de leite é cremoso e apetitoso, a sua Tigelada é um doce por excelência pela sua delícia como doce regional e tradicional nas festas dos Sobralenses.Os seus pratos típicos são muito apetitosos e apreciados pelos seus habitantes de forma agradável, o Ensopado de borrego e de cabrito dá o seu grande apetite de bem comer, a especialidade com muita tradição na nossa aldeia o seu Sarrabulho de cabra e de ovelha ,com o seu paladar para um bom manjar nas suas festividades.

Sem comentários: