Avançar para o conteúdo principal

Ressonar

Alguns conselhos para deixar, ou pelo menos diminuir a intensidade do ressonar. Ressonar - Sons provocados pela respiração, quer da boca quer do nariz durante o sono. O ressonar é mais frequente nos homens (20%) entre os 30 e os 35 anos e agrava-se com a idade.

O ressonar é uma desordem do sono que pode ter consequências médicas graves.
Alguns conselhos para deixar, ou pelo menos diminuir a intensidade do ressonar:

Durma para o outro lado. Uma das principais razões do ressonar é a posição. O ressonar é mais intenso quando deitados de costas e desaparece ou diminui quando se esta na posição lateral. Arranje formas de evitar dormir de costas (alguns truques usados no colchão, almofada, parecem resultar).

Evite o álcool e tranquilizantes. O álcool e os sonoríferos aumentam a possibilidade de ressonar pois actuam a nível do sistema nervoso central e relaxam os músculos da garganta. Pode causar apneia, situação perigosa que pode estar ligada a doenças cardiovasculares.

Perca peso. A obesidade é factor importante.

Trate as alergias. Alergias respiratórias podem acentuar muito o ressonar, pois obrigam a respirar somente pela boca durante o sono. Tome um anti-histamínico ou um descongestionante nasal.

Tente deixar de fumar. O fumo é irritante para a garganta e seca a mucosa nasal. É importante deixar de fumar para parar de ressonar.

Horários certos. As pessoas com horários de deitar irregulares ou que dormem pouco têm tendência a ressonar mais.
Mantenha um ciclo regular de "deitar-levantar". É importante em todos os aspectos da sua saúde.

Mantenha a cabeça elevada. Utilize duas almofadas, vai respirar melhor e consequentemente ressonar menos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...