segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ressonar

Alguns conselhos para deixar, ou pelo menos diminuir a intensidade do ressonar. Ressonar - Sons provocados pela respiração, quer da boca quer do nariz durante o sono. O ressonar é mais frequente nos homens (20%) entre os 30 e os 35 anos e agrava-se com a idade.

O ressonar é uma desordem do sono que pode ter consequências médicas graves.
Alguns conselhos para deixar, ou pelo menos diminuir a intensidade do ressonar:

Durma para o outro lado. Uma das principais razões do ressonar é a posição. O ressonar é mais intenso quando deitados de costas e desaparece ou diminui quando se esta na posição lateral. Arranje formas de evitar dormir de costas (alguns truques usados no colchão, almofada, parecem resultar).

Evite o álcool e tranquilizantes. O álcool e os sonoríferos aumentam a possibilidade de ressonar pois actuam a nível do sistema nervoso central e relaxam os músculos da garganta. Pode causar apneia, situação perigosa que pode estar ligada a doenças cardiovasculares.

Perca peso. A obesidade é factor importante.

Trate as alergias. Alergias respiratórias podem acentuar muito o ressonar, pois obrigam a respirar somente pela boca durante o sono. Tome um anti-histamínico ou um descongestionante nasal.

Tente deixar de fumar. O fumo é irritante para a garganta e seca a mucosa nasal. É importante deixar de fumar para parar de ressonar.

Horários certos. As pessoas com horários de deitar irregulares ou que dormem pouco têm tendência a ressonar mais.
Mantenha um ciclo regular de "deitar-levantar". É importante em todos os aspectos da sua saúde.

Mantenha a cabeça elevada. Utilize duas almofadas, vai respirar melhor e consequentemente ressonar menos.

Sem comentários: