Avançar para o conteúdo principal

Lagoa da Albufeira


Constitui um ecossistema lagunar costeiro, formado por três estruturas lagunares interligadas, fechado, e como tal muito sensível às alterações do meio, provocadas, normalmente, por acção antrópica.
Em tempos passados, a abertura da lagoa fazia-se, regularmente, uma vez por ano (na Sexta-Feira Santa) e visava o nivelamento das águas interiores acumuladas, a oxigenação das mesmas e o reabastecimento por algumas espécies piscícolas. Era efectuada pelo homem com o recurso a meios rudimentares (pás e enxadas), em condições marinhas favoráveis e o encerramento acontecia por processos naturais, de correntes e condições marítimas.

Hoje, a lagoa é aberta várias vezes no ano, sem preocupação da existência de condições marinhas apropriadas, com o recurso a máquinas. Esta acção tem sido fatal para a vegetação natural da área da boca, cuja duna, que separava o ecossitema lagunar do mar, está praticamente destruída, não constituíndo mais que uma praia regularmente invadida pelas ondas que, em dias de maior agitação do mar (frequentes nesta costa) galgam a ex-duna e penetram na lagoa encerrada.

A abertura frequente da lagoa, tendo em vista a substituição das águas para a sobrevivência dos viveiros de mexilhões ali existentes e o abastecimento por espécies piscícolas, bem como a invasão pelas ondas em consequência da destruição da duna, têm contribuído drasticamente para o assoreamento que se vem verificando na zona da comunicação com o mar.

Outrora, existiam em abundância e eram capturadas manualmente, ou com o recurso a técnicas artesanais rudimentares, na altura da abertura da lagoa, com o baixar do nível das águas, várias espécies de bivalves, nomeadamente: ameijoa, berbigão, lambujinha, etc., hoje quase inexistentes. O assoreamento, a poluição das águas e a captura contínua ao longo do ano, com o recurso ao mergulho, em especial da ameijoa, foram alguns dos factores que contribuíram para que aquelas espécies quase desaparecessem.

Passamos uma tarde maravilhosa.. Consegui dormir de barriga para baixo e de barriga para cima. Com a surpresa de ter carangueijos (falsificados), a andar perto de mim, mas o sono era tanto que nem quis saber.... ihihih! lool!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARABÉNS, Rosy,

por estes dois anos que estás na nossa companhia, por fazeres parte desta familia ou tribo (goesa), e por estares neste pais bonito... Mudaste de Barcelona para Portugal deixaste os amigos e amigas e ganhaste novos tudo em nome do amor Apesar de estares longe da tua familia, tens a familia no teu coração, e aqui ganhaste uma segunda familia, logo no primeiro dia que aqui chegaste.. Dois anos já passaram, Agora mais anos virão, e estaremos sempre aqui.. e ali, somos sempre as viajantes... Para ti: Beijos e muitos besossssss.......