Avançar para o conteúdo principal

Nome da Rosa no Convento de Cristo em Tomar..


É uma versão teatral do livro de Umberto Eco, encenada no Convento de Cristo, em Tomar. São mais de cinco horas em que é possível estar "dentro do palco", misturado com os actores, nas inúmeras salas do convento, ou mesmo à mesa (são seis refeições...). Este modo de representação provoca uma intimidade ou uma repulsa quase física, mesmo que nos fiquem algumas dúvidas sobre um guião abreviado de um livro complexo. Mas como dizia o Guilherme (ou foi o Remígio, ou o Ubertino?...), "a dúvida é inimiga da fé!". Tenham ou não lido o livro, tenham ou não visto o filme, vale a pena assistir/participar nesta prodigiosa intriga medieval.

Os monges voltaram ao convento de Cristo , pela mão do Grupo de Teatro Fatias de cá. Podem ver aqui, o historial deste grupo de teatro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...