sábado, 1 de março de 2008

Março

MÊS: MARÇO
FLOR: LAVANDA
FADA: LAURA

A lavanda foi muito usada pelos gregos e romanos em óleos e sais de banho com valores terapêuticos. Era usada também como antibacteriano que ajudava na cicatrização de cortes e queimaduras.
Durante a Idade Média foi considerada uma flor do amor, por causa de seu perfume e por suas propriedades de anti-repelente de insetos. Porções de lavanda eram dadas aos recém-casados para trazer boa sorte e pétalas secas da flor eram polvilhadas sobre o leito nupcial.
Dizia-se ainda, que ao carregar ou inalar lavanda permitia que se visse almas do outro mundo. É ainda, considerada como protetora do "olho grande" ou "olho gordo".
A fada Laura é considerada a lavadeira de sua comunidade, já que é quem recolhe, lava e perfuma as roupas de suas companheiras. Ela pertence ao grupo de fadas de flores de jardim e é descrita como uma menina de rosto doce, magra, vestida com um traje curto da cor malva como a lavanda e uma saia feita de flores dessa planta. Seu sorriso é de otimismo e afeto. Ela gosta que cantem ou recitem o poema:

“Ding, don, lavanda azul”,
Diz a canção.
Sobre suas flores, ding, dang,
As borboletas voaram
(elas a adoram).
(E também as abelhas).
A lavanda, alegre, se agita,
Balançada pela brisa.
Azul de lavanda, ding, dang,
E verde de lavanda.
Os vestidos lavam e perfumam, ding, dong,
E deixam bem limpos
Os lençóis e os lenços.

Sem comentários: