Avançar para o conteúdo principal

Hotel Ruanda

Baseado em trágicos factos reais, acontecidos em Ruanda em 1994. Hotel Ruanda consegue despertar sentimentos agudos, tais como revolta, desespero, agonia, entre outros menos óbvios. Como filme cinematográfico, é um forte drama com interpretações muito sólidas e um roteiro bem firme, que tem a capacidade de abrir o coração dos espectadores para que estes se voltem à pobre África, o continente dos esquecidos. Há uma mensagem política bem directa, que funcionaria até para os dias actuais, contra os países ricos. Isso se, claro, estes se importassem.
Trata-se de genocídios e, no caso deste filme, tinha um herói anônimo (àquela época) que acabaria salvando muitas pessoas da morte. Tais semelhanças não tiram a força do filme, por ele ter personalidade e situações fortes por si mesmo, e funcionar como documento histórico de importância ímpar e de alto valor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...