Avançar para o conteúdo principal

Goa - Mais perto de casa...

Documentários que realçam o sentido da ligação entre a RTP e os seus telespectadores emigrantes portugueses...

No Monte Sagrado da Velha Goa, na Igreja da Madre de Deus, combinam-se marcas de pedra do tempo que foi.
Nos mapas, sinais da vida que era.
Enquanto nos dias que passam, a monção inventa vento e chuva.

Em alguns TULSI – mais perto de casa – e em alguns templos também, vai-se mostrando Ganesh a divindade com cabeça de elefante, senhor dos princípios do hinduísmo.

E é nesta Goa que há ainda um importante número de famílias que falam português. Com os filhos, com os netos … e há gente a aprender português e a ver a RTP.
E por isso ouvimos sentimentos:

“Eu adoro ensinar português. É também uma maneira de estar ligada a Portugal – através da minha língua-mãe. Mas, decididamente estou “mais perto de casa” aqui em Goa.”

“Os meus pais eram goeses; foram para Angola; estiveram por lá mais de quarenta e tal anos e … tiveram que voltar para a terra dos antepassados.

“Sim, a minha casa também é lá. Eu nasci no tempo do português. E assim, eu vi aquela vida naquela altura. E eu estou a ver a vida agora também. É muito diferente. Mais perto de casa??

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...