Avançar para o conteúdo principal

Mariano Deidda Canta Pessoa

É uma velha paixão que traz de novo a Lisboa o cantor italiano Mariano Deidda. E essa paixão chama-se Fernando Pessoa. Até 2 de Fevereiro, no Teatro Nacional D. Maria II.
Desde que o descobriu, a partir de uma tradução de António Tabucchi para a Feltrinelli ("Il Poeta è un Fingitore"), que Deidda não parou de o cantar, sobretudo em Itália. Nascido na Sardenha, Deidda já gravou três discos a partir dessa obra poética que tanto o fascina: "Deidda Interpreta Pessoa" (2001), "Nel Mio Spazio Interiore" (2003) e "L'Incapacità di Pensare" (2005), que completa a trilogia.

Mas é Fernando Pessoa quem o traz a Portugal. O poeta onde ele vislumbrou um dia "uma mentalidade ultramoderna, perfeita na métrica." O poeta que "tinha uma alma musical" e do qual ele se tornou embaixador itinerante e apaixonado, na Itália e fora dela. Com Mariano Deidda (voz) estarão em palco Silvia Cucchi (piano), Luca Zanetti (acordeão), Saverio Miele (contrabaixo) e Diego Mascherpa (saxofone e clarinete).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poda das Macieiras

Poda é limpar ou cortar a rama ou braços inúteis das videiras, árvores, etc.. tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.~ A importância de se podar varia de espécie para espécie, assim poderá ser decisiva para uma, enquanto que para outra, ela é praticamente dispensável. Com relação à importância, as espécies podem ser agrupadas em: • Decisiva: Videira, pessegueiro, figueira, nespereira. • Relativa: Pereira, macieira, caquizeiro, oliveira. • Pouca importância: Citros, abacateiro, mangueira, nogueira, pecã. OBJETIVOS DA PODA Os sete objetivos principais da poda são: 1º- Modificar o vigor da planta; 2º- Produzir mais e melhor fruta; 3º- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio; 4º- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa; 5º- Conduzir a planta a uma forma desejada; 6º- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos; 7º- Regular a alternância das safras, de modo a ...