Avançar para o conteúdo principal

Sobre India

País: União Indiana (República Federal - 26/1/50).
Área: 3268090 km2 (Goa - 3702 km2).
População: 1103 milhões de habitantes (Goa - 1,3 milhões).
Capital: Nova Deli (19,7 milhões de habitantes).
Moeda: Rupia (1 euro = 57 rupias).
Idiomas (principais): Hindi, Urdu, Bengali, Kanada, Concani (Goa) e Inglês.
Hora: GMT +4h30/ 5h30.

Clima: Tropical moderado ao longo de todo o ano, embora a temperatura e a humidade possam aumentar consideravelmente de Abril a Junho (meses que antecedem as monções). De Julho a Setembro, as chuvas (por vezes, torrenciais) tornam a estadia menos agradável do que nos meses de Inverno.

Vestuário: O mais simples e leve possível, mas procurando evitar os calções e as T-shirts de alças nos centros urbanos. As mulheres estão sujeitas a maiores limitações e devem evitar roupas transparentes ou demasiado justas ao corpo. De preferência, deverão usar saias compridas, camisas de manga e lenços para cobrir os ombros. Na praia podem usar bikini, mas o "topless" e o nudismo estão proibidos.

Conselhos úteis: Descontracção, espírito de tolerância e alguma paciência, são os requisitos necessários para uma boa adaptação aos usos e costumes da sociedade indiana. Observe o código de conduta apropriado em matéria de vestuário; descalce os sapatos à entrada dos templos hindus, da maioria das casas e em alguns estabelecimentos; respeite a privacidade das pessoas e peça autorização antes de fotografá-las; não beba água da torneira (lave os dentes com água mineral e feche a boca no chuveiro), recuse os cubos de gelo nas bebidas e não coma alimentos mal cozinhados (como carne mal passada), crus ou frutas com casca.

Gastronomia: Embora a cozinha goesa esteja em risco de perder a sua especificidade com a globalização crescente, ainda é possível provar em alguns restaurantes especialidades que resultam da fusão da exuberante cozinha indiana com os brandos costumes portugueses (que a tornam menos picante e mais saborosa). "recheiados", sarapatel, vindalho ou vindaloo, balchão, caril e chacuti e assado de bife, são algumas das receitas que poderá degustar. Goa é umas das poucas regiões da Índia onde é possível comer carne de vaca e excelentes camarões, lagostins, lagosta e peixes grelhados (atum, douradas, chaputas, pargos, red fish, pomfred, etc...). Nas sobremesas, não perca a deliciosa bebinca, o tradicional bolo feito às camadas ao longo de várias horas, só possível com a paciência e o lento correr do tempo de Goa.

Pontos de interesse: Museus e igrejas da Cidade Velha de Goa e de Pangim; Bairro das Fontainhas, em Pangim; Forte Aguada e Forte Chapora; os templos hindus de Shri Mangesh, Mahalsa e Ganesh, na zona de Ponda; a Sahakari Spice Farm, em Curti; Ferias de Mapuça, Margão, Arporá, Anjuna e as praias de Calangute, Baga, Anjuna, Ozran e Vagator entre outros locais..

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Hora em Que a Casa Respira

 O  relógio da sala estava parado às três e dezassete. Não avariado: cansado. Amélia aprendera a medir os dias por ele, e agora imitava-o — ficava sentada, rendida, à espera de que nada acontecesse. A casa cheirava a linho fechado e a ossos fervidos. As paredes tinham a cor dos dentes que já não mordem. Sobre a mesa, três peças de porcelana: duas gastas, uma intacta, branca demais para aquela divisão, como um erro esquecido. Amélia entrou com o pé a arrastar. O soalho gemeu, reconhecendo-a. No espelho do corredor, ajustou o lenço sem se encarar. O reflexo demorou a obedecer. Quando surgiu, o lenço já estava torto — e o reflexo não se apressou a corrigir. Amélia não sorriu. Na cozinha, a chaleira começou a chiar cedo demais, um som curto, aflito. Desligou o gás e pousou a mão no metal quente. O ardor espalhou-se devagar, confundindo-se com o cheiro da sopa esquecida, ambos igualmente antigos, ambos familiares. Sentou-se. Os joelhos estalaram. A porcelana intacta vibro...