quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Pangim


Pangim ou Nova Goa é uma localidade situada na ilha de Goa, do lado norte e dista aproximadamente cinco milhas do rio Mandovy. Na margem esquerda avista-se o principal bairro da capital da Índia portuguesa, Pangim, nome que ainda mantém.

Pangim, bairro da aldeia de Taleigão, com a sua notável a fortaleza do Idalcão, foi remodelada a mando do Conde da Ega, então vice-rei, passando a palácio, onde residiu a partir de 1 de Dezembro de 1759.

Em Pangim (capital do Estado de Goa) há missa em português, aos domingos, na Igreja da Imaculada Conceição. Independentemente do idioma, as igrejas estão repletas e as mulheres vestem as melhores saias e saris para ir à missa dominical. Estima-se que os católicos correspondam, actualmente, a 30% da população de Goa, contra 60% de hindus e 10% de muçulmanos.

Apesar da urbanização crescente, a cidade ainda conserva muitos edifícios de traça colonial portuguesa (especialmente, nos bairros de S. Tomé e das Fontainhas), a maioria a necessitar de urgentes trabalhos de conservação, sob pena de verem ruir as suas características varandas de madeira. E, a cada esquina, encontram-se verdadeiros tesouros. As paredes do átrio do edifício onde está instalado o Instituto Menezes Braganza, conservam belíssimos painéis de azulejo que retratam várias cenas dos Lusíadas, como a chegada de Vasco da Gama à Índia.

Reminisces do Português arquitetura pode ser visto aqui no casas antigas, com mais de enforcamento varandas, azulejos telhados vermelhos e numerosos pequenos bares e cafés.

Meus comentários: O que poderei dizer sobre Pangim. Caótico, barulho: buzinadelas, marcha-atrás com música, ladrar dos cães, gralhas em todos os lados. Sujidade: vive-se em lado nenhum e em todo o lado, embrulha-se tudo com jornais (comida, fruta, roupa, prendas)... Mas os indianos vivem na calma e fé em Deus.. Em todas as direcções, seja no transito, seja no andar na rua, seja nas pessoas...
Transito de doidos, mas nunca vi um acidente, nem um carro ou uma mota amolgada.. será possivel?? Imaginem na hora de ponta. Vejam o video:

Também andamos no autocarro(kadamba) que ultrapassa a todos, motas, carros, duas filas de carros, mesmo com risco continuo. Dentro, mulheres de um lado, homens do outro. "No smoking, no spitting". Mas o calor, a paz e a calma, as paisagens lindas, supera tudo..

Sem comentários: