quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Bem-vindos, ao grão de mostarda.


Desejamos que este espaço continue a fazer parte do vosso quotidiano, nos momentos de busca e de partilha.

Para aquelas e aqueles que agora nos recebem pela primeira vez, com o passar do tempo, esperamos que cada grãozinho de mostarda aqui lançado se transforme em espaço de comunhão fraterna.

Este ano, decidimos partilhar convosco pedaços de um livro que «nos convence de que, efectivamente, está em curso a experiência de um Deus amigo dos seres humanos, libertador de todos os medos, servidor das suas criaturas, enamorado de cada ser capaz de compaixão e de aceitação de todos, que habita na intimidade do universo e que quer, em cada momento, nascer no coração humano para ser a razão de toda a paixão, a irradiação de todo amor, e o sentido de todo o incansável buscar desse mesmo coração» .

As palavras que acabamos de transcrever são do teólogo Leonardo Boff, escritas na apresentação do livro «Um Dios para el 2000 – contra el Miedo y a favor de la Felicidade» , de Juan Arias, um jornalista espanhol, que trabalhou como correspondente do «El País» no Vaticano. Arias escreveu, em finais do século XX, «estes 'pensamentos proibidos' sobre Deus» com vista à entrada do novo milénio. Mesmo assim não perderam nem força nem actualidade.

Não deixaremos também de partilhar acontecimentos e experiências da vida da humanidade, pois por aí é que passa a presença do Deus-Abba. Por hoje deixamo-vos com a leitura (EM ANEXO) um primeiro texto de Juan Arias que, na «Despedida» deste seu livro, escreve:

«Desconfia sempre dos que te dizem que Deus é mais severo que os homens justos e escuta antes quem te fala de Deus que como uma luz, que por vezes cega e por vezes é imperceptível, guia os teus passos para o bem e a paz, nunca para a maldade, a crueldade e a guerra» .

fraternalmente,
grão de mostarda

Emília e Mário

Sem comentários: