Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Criança

Hoje comemora-se mais um dia mundial da criança e porque as crianças têm direitos, ficam aqui de forma sucinta porque é sempre bom recordar para não esquecer, se quiserem saber ao pormenor, cliquem aqui Direitos das Crianças

1- Igualdade
Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
2- Família
Toda criança deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente.
3-Nacionalidade
Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4-Atendimento Médico
Toda criança tem direito à alimentação e ao atendimento médico antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.
5-Cuidados Especiais
As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm direito a educação e cuidados especiais.
6-Amor e Compreensão
Toda criança tem direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
7-Educação e Lazer
Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer.
8-Preferência
Toda criança tem direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.
9-Protecção
Toda criança deve ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.
10-Solidariedade e Justiça
Toda criança tem o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre povos.
Porque todos nós fomos ou somos ainda crianças, cumpram ou façam com que se cumpram estes princípios, elas merecem.
Ide Brincar

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...