sábado, 6 de janeiro de 2007

Cavaco não vai «passear» à Índia


6/1/2007 Constantino Hermanns Xavier in: Portugal Diário

A imprensa começou, finalmente, a cobrir a visita de Cavaco Silva à Índia. Segundo Nunes Liberato, da Casa Civil, a visita de Estado à Índia serve para «construir uma relação de futuro» com aquele país e que «não será nem um passeio turístico nem uma peregrinação histórica». O programa oficial, bem como a página oficial da Presidência dedicada especialmente à cobertura da viagem, prometem, desde já, um sucesso.
O Presidente da República inicia terça-feira uma visita de Estado à Índia para «construir uma relação de futuro» com aquele país e que «não será nem um passeio turístico nem uma peregrinação histórica», refere a Lusa.
Companhia de três ministros
Acompanhado por três ministros - Luís Amado (Negócios Estrangeiros), Manuel Pinho (Economia) e Isabel Pires de Lima (Cultura) - e por uma extensa comitiva de empresários, Cavaco Silva quer relançar as relações económicas com um país, a Índia, que é uma das potências emergentes, a par da China.
O Presidente da República cumpre um programa de oito dias que inclui encontros, em Nova Deli, com o Presidente indiano, Abdul Kalam, o primeiro-ministro, Manmohan Singh, e o líder da oposição, Lokh Sabha, além da homenagem a Mahatma Ghandi.
De Nova Deli, Cavaco Silva parte para Goa, colónia portuguesa durante mais de 450 anos até 1961, onde recebe o doutoramento «honoris causa» da Universidade de Goa.
E esse é, à partida, um dos momentos de maior «carga simbólica» na passagem do Presidente pelo território que foi português até 1961, onde cumpre um programa cultural e inaugura uma exposição sobre a presença portuguesa na Índia.
Os últimos dias da visita são passados em Bangalore, o «Silicon Valley» da Índia, e onde se concentra grande número de empresas de tecnologia de ponta, incluindo a gigante informática INFOSYS, que a comitiva visita.
O objectivo de Cavaco Silva nesta visita de Estado é aproveitar o bom relacionamento político entre os dois países para tentar relançar as relações económicas, que são pouco significativas - as exportações portuguesas para a Índia cifraram-se em cerca de 21,5 milhões de euros em 2005.
«Esta visita não é um passeio turístico nem é uma peregrinação histórica. É uma visita para estabelecer uma relação com futuro com uma potência emergente», na definição de uma fonte da Presidência.
Visita acompanhada «on-line»
A visita de Estado de Cavaco Silva à Índia, de 10 a 17 de Janeiro, vai ser acompanhada «on-line», na página da Presidência da República, com textos, fotos, sons e videos.
O objectivo, segundo fonte da Presidência, é proporcionar aos cidadãos, através do «site» http://www.presidencia.pt/, informação o mais actualizada possível sobre a deslocação de Cavaco Silva a Nova Deli, Goa, Mumbai e Bangalore.
A partir de dia 10, após a chegada do Presidente a Nova Deli, haverá imagens (fotos) e serão colocados «on-line» os discursos, os sons e os videos dos principais pontos do programa do Presidente da República.
Uma das opções permite aos cidadãos enviar mensagens com comentários sobre a visita ao próprio Presidente.

Sem comentários: