Google Analytics

    MINHA AUTORIA    PIMENTINHA    LIVROS    FILMES

27 de outubro de 2006

Obesidade

A obesidade é a forma mais comum de má-nutrição no mundo ocidental, é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura, com muitos anos de evolução, sendo multifactorial na sua génese, genéticamente relacionada, ameaçadora da vida humana, com elevado significado médico, psicológico, social, físico e económico. Como tal envolve na sua génese factores hereditários, bioquímicos, hormonais, ambienciais, comportamentais e culturais.
A prevalência no nosso País para a obesidade é estimada em 13% para o sexo masculino e 15% para o sexo feminino.
O tratamento médico para a obesidade clinicamente severa (mórbida), inclui combinações várias de dietas de baixas calorias, modificação comportamental, exercício e agentes farmacológicos. O maior problema deste tipo de abordagem é a sua incapacidade em manter um peso corporal reduzido na maior parte dos doentes obesos, havendo uma alta incidência da ineficácia em suster no tempo uma perda de 10% de peso com este tipo de tratamento.
Tipos de Cirurgias:

Balão- O balão intragástrico de silicone foi desenvolvido por Fred C. Gaun com a Inamed em 1986. O balão intragástrico é utilizado de uma forma de terapêutica temporária para perda de peso para doentes que tenham pelo menos um excesso de peso superior a 40% do peso ideal e que não perderam peso com um programa devidamente orientado para esse fim.
O balão intragástrico tem como função provocar uma sensação de plenitude gástrica, diminuindo o consumo de alimentos, facilitando assim o aprender de uma nova dieta e alterar comportamentos alimentares de rotina.
As desvantagens que pode trazer este tipo de tratamento são os vómitos por vezes incoerciveis, obrigando à sua remoção . Outra das complicações ainda mais rara é a possibilidade de o balão perfurar e esvaziar podendo provocar oclusão intestinal, para se dar conta deste problema o balão é preenchido com soro fisiológico tingido com azul de metileno, para, se perfurar o paciente nota que algo de diferente aconteceu pois a urina sai com cor esverdeada, devendo assim avisar imediatamente o seu médico.

Bandas - Outro modo de limitar a ingestão alimentar é colocar um anel à volta do estômago na sua parte alta (fundo), criando uma deformidade tipo vidro de relógio. Este anel tem que ser colocado perto da extremidade proximal gástrica, logo abaixo da junção esogástrica.
As bandas insufláveis têm acopladas um balão que se encontra ligado a um pequeno reservatório colocado por baixo da pele quer torácica quer abdominal, através do qual o balão pode ser insuflado reduzindo o tamanho do estoma ou desinsuflado aumentando o tamanho deste estoma sempre que necessário.
As suas maiores complicações são:
Imediatas - Lesão do baço, lesão esofágica e/ou gástrica, infecção do depósito e infecção da banda
Tardias - Slippage gástrico; erosão gástrica provocada pela banda, leak do reservatório, leak da banda, vómitos persistentes e refluxo gástrico para o esófago.
E outros....

Sem comentários: