Avançar para o conteúdo principal

Exposição "150 Anos dos Caminho-de-Ferro em Portugal" em Alcântara


Exposição de Material Ferroviário em Alcântara
No próximo dia 28, Sábado, a partir das 15 horas, prolongando-se até às 18 horas de Domingo, a zona das Docas de Alcântara, em Lisboa, vai acolher uma exposição sobre os diversos tipos de material circulante da CP.

A exposição inclui os 3 tipos de tracção (vapor, diesel e eléctrico) da frota actual da CP, ao serviço do Longo Curso, bem como dos serviços Urbanos, Regional e de Carga.

À excepção da mostra de vapor, que se encontrará estacionada em frente à secção de remo do Clube Ferroviário de Portugal, o restante material estará parqueado no feixe de linhas de carga. Esta exposição estará aberta ao público dia 28, das 15H às 23H e dia 29 das 10H às 18H.

A primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, realizou-se a 28 de Outubro de 1856. Nesse tempo não havia estradas, nem sequer bons caminhos. Uma viagem de liteira, entre Lisboa e o Porto, demorava pelo menos cinco dias. Na mala-posta, seriam, no mínimo, trinta e quatro horas.
De então para cá, a evolução do caminho de ferro em Portugal, uma grande aventura humana, mudou e assinalou o desenvolvimento do País.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Anos...mimos...

Nessa fase da vida é bom fazer anos, é bom voltar o tempo atrás Voltar a ser criança, voltar a ter mimos da família, amigos e amigas. Por vezes, os dias passam, o tempo é escasso para tantas coisas E nós compreendemos, recordar anos é difícil Olhando para o telemóvel, eu pensava: Eu sei, é domingo, dia da família. Faltou tanta gente… Mas ao chegar nesta nova tecnologia, Ver tanta gente… Ver tantos mimos, Encheu-me o coração de alegria. Ser lembrada no dia dos anos, é um sentimento agradável, Mesmo que seja apenas uma palavra, um sorriso, um beijo… Espero estar muitos e muitos anos, na vossa companhia Com saúde, com alegria, com um o meu eterno sorriso E com o jardim recheados de amigos e amigas De longa data ou de pouca data, fazem parte de mim Obrigada a todos e todas pelo vosso imenso carinho… E beijos....