Avançar para o conteúdo principal

Exposição "150 Anos dos Caminho-de-Ferro em Portugal" em Alcântara


Exposição de Material Ferroviário em Alcântara
No próximo dia 28, Sábado, a partir das 15 horas, prolongando-se até às 18 horas de Domingo, a zona das Docas de Alcântara, em Lisboa, vai acolher uma exposição sobre os diversos tipos de material circulante da CP.

A exposição inclui os 3 tipos de tracção (vapor, diesel e eléctrico) da frota actual da CP, ao serviço do Longo Curso, bem como dos serviços Urbanos, Regional e de Carga.

À excepção da mostra de vapor, que se encontrará estacionada em frente à secção de remo do Clube Ferroviário de Portugal, o restante material estará parqueado no feixe de linhas de carga. Esta exposição estará aberta ao público dia 28, das 15H às 23H e dia 29 das 10H às 18H.

A primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, realizou-se a 28 de Outubro de 1856. Nesse tempo não havia estradas, nem sequer bons caminhos. Uma viagem de liteira, entre Lisboa e o Porto, demorava pelo menos cinco dias. Na mala-posta, seriam, no mínimo, trinta e quatro horas.
De então para cá, a evolução do caminho de ferro em Portugal, uma grande aventura humana, mudou e assinalou o desenvolvimento do País.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poda das Macieiras

Poda é limpar ou cortar a rama ou braços inúteis das videiras, árvores, etc.. tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.~ A importância de se podar varia de espécie para espécie, assim poderá ser decisiva para uma, enquanto que para outra, ela é praticamente dispensável. Com relação à importância, as espécies podem ser agrupadas em: • Decisiva: Videira, pessegueiro, figueira, nespereira. • Relativa: Pereira, macieira, caquizeiro, oliveira. • Pouca importância: Citros, abacateiro, mangueira, nogueira, pecã. OBJETIVOS DA PODA Os sete objetivos principais da poda são: 1º- Modificar o vigor da planta; 2º- Produzir mais e melhor fruta; 3º- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio; 4º- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa; 5º- Conduzir a planta a uma forma desejada; 6º- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos; 7º- Regular a alternância das safras, de modo a ...