Avançar para o conteúdo principal

Water

Aos 8 anos de idade, na Índia dos anos 30, Chuyia não é apenas casada; é já viúva. E nunca conheceu o marido.

De acordo com a tradição, Chuyia é enviada para uma casa que acolhe viúvas – uma casa onde as viúvas são obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até ao final das suas vidas, sem que possam alguma vez voltar a casar.


Lá, conhece Kalyani, uma bela e jovem viúva de quem se torna amiga que ousa desafiar as regras apaixonando-se por um jovem com estudos. Também ele está disposto a confrontar-se com a tradição instituída.

No momento em que as ideologias de Ghandi ganham cada vez mais peso e as pessoas se começam a questionar sobre a religião, sobre a sociedade, sobre os direitos das mulheres, estas duas jovens (assim como tantas outras mulheres) poderão ver os seus percursos de vida alterarem-se radicalmente.

Filmado no Sri Lanka, o longa apresenta uma mistura de natureza e cidade típica indiana, num colorido que chama atenção. A fotografia ajuda a dar destaque ao ambiente. A presença do elemento água é constante, seja no rio ou em forma de chuva, tudo em sinal de purificação.
O filme se passa no final dos anos 1930, numa época de transformação não só social, mas cultural na Índia. É interessante como todas as idades são representadas. A personagem principal, Chuyia, com 8 anos, rebelde e ingênua; a jovem Kalyani, que sonha em mudar de vida; Shakuntala, que protege a todos como uma mãe, e Madhumati, no papel da vó conservadora e megera.

Belo, sumptuoso e tocante, ÁGUA é o mais recente filme da conceituada realizadora indiana Deepa Mehta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARABÉNS, Rosy,

por estes dois anos que estás na nossa companhia, por fazeres parte desta familia ou tribo (goesa), e por estares neste pais bonito... Mudaste de Barcelona para Portugal deixaste os amigos e amigas e ganhaste novos tudo em nome do amor Apesar de estares longe da tua familia, tens a familia no teu coração, e aqui ganhaste uma segunda familia, logo no primeiro dia que aqui chegaste.. Dois anos já passaram, Agora mais anos virão, e estaremos sempre aqui.. e ali, somos sempre as viajantes... Para ti: Beijos e muitos besossssss.......