domingo, 9 de julho de 2006

Passeio: Obidos, Foz de Arelho, Lagoa de Obidos


Uma verdadeira maravilha, o castelo de Óbidos está completamente restaurado sendo assim um dos mais belos castelos em uso.

Assente sobre modesto penhasco à beira de extenso areal que ainda há pouco mais de dois séculos as águas do mar cobriam, Óbidos pode orgulhar-se do seu interessante castelo.

Formando quadrado, com uns trinta metros de lado, a muralha casteleira, reforçada de torreões cilíndricos nas faces setentrional e austral, bem como nos vértices de noroeste e sudoeste, e de torres quadrangulares nos de nordeste e sueste, cerca um terreiro no qual se erguia o paço do alcaide, a cujas ruínas deu nova vida a obra de geral restauro empreendida há poucos anos pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Uma robusta torre, adossada a Face ocidental da muralha, integra se no conjunto casteleiro. A face oriental da muralha constitui, por assim dizer, a parte nuclear daquela que envolve castelo e vila, e que, prolongando-se por um e outro lado em direcção sul, vai fechar em ponta, percorrido cerca de meio quilometro, na chamada Torre do Facho, afectando assim, muito aproximadamente, a configuração de um estirado triângulo isósceles. No seu conjunto, o actual castelo de Óbidos representa a fase final duma série construtiva que é possível acompanhar, por vezes mesmo documentalmente.


A partir das Dunas de Salir do Porto, desfruta-se uma paisagem ímpar de beleza, pela estrada Atlântica em direcção à Lagoa de Óbidos. Este plano de água é um dos mais bonitos locais da costa ocidental de Portugal, e constitui um frágil ecossistema, onde diversas espécies encontram um privilegiado habitat. Numerosas aves aquáticas e migratórias podem aqui ser observadas, mas é sobretudo ao nível dos moluscos bivalves que reside a importância da fauna desta área. Até ao final da Idade Média a Lagôa estendia-se até ao sopé da Vila de Óbidos mas a evolução da linha da costa, numa constante mutação, limitou substancialmente o seu perímetro. Ainda assim, a lagoa tem uma extensão apreciável sendo local excepcional para a prática de diversos desportos como o remo, a vela e o windsurf.
Junto à Lagoa a Praia da Foz do Arelho, é um lugar onde a natureza nos brindou, com as suas excepcionais qualidades terapêuticas e um extenso areal, local de eleição para surfistas, as águas calmas e tranquilas da Lagôa são um encanto para as crianças. Na zona do pequeno cais, pode comprar toda a variedade de espécies que a Lagoa oferece, do berbigão às ameijoas, nesta praia encontra óptimas esplanadas e restaurantes, onde se pode deliciar com pratos de peixe, enguias fritas, ameijoas e a magnifica caldeirada da Lagoa.

Sem comentários: