Avançar para o conteúdo principal

Comunidade de Taizé


Irmão Roger durante uma oração emTaizé.

Momentos de oração em Taizé.
Comunidade de Taizé (pronuncia-se têzê) é uma comunidade ecuménica Cristã em TaizéBorgonhaFrança.

Comunidade

A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, que permaneceu como seu Prior até à sua morte em 16 de agosto de 2005, e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecuménica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para integrar na vida da comunidade.
Taizé germinou um estilo único de música contemplativa que reflete a natureza meditativa da comunidade. A música de Taizé foca frases simples, usualmente linhas dos Salmos ou outro pedaço da Escritura, repetidas e algumas vezes cantadas em cânone. O intuito da repetição é o de ajudar na meditação e na oração. Mais sobre a música e oração de Taizé pode ser encontrado no site da comunidade[1]
A comunidade, apesar de origem europeia ocidental, procura acolher pessoas e tradições ao longo do globo. Este internacionalismo arrasta-se até à música e orações onde as músicas são cantadas em muitas línguas, cada vez mais incluindo cânticos e ícones provenientes da tradição Ortodoxa Oriental.
A comunidade de Taizé tornou-se um importante destino de peregrinação Cristã com milhares de pessoas que a visitam cada ano, e grupos até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o verão. Os encontros de uma semana com jovens de várias nacionalidades[1] (para jovens dos 17 aos 30 anos de idade) são a prioridade da comunidade.
O programa de um dia normal dos encontros de jovens:
  • Oração da manhã
  • Café-da-manhã
  • Reflexão bíblica nos grandes grupos orientado por um dos irmãos
  • Reflexão em pequenos grupos de discussão
  • Oração do meio-dia
  • Almoço
  • Ensaio de cânticos (opcional)
  • Tarefas regulares
  • Workshops temáticos
  • Lanche
  • Jantar
  • Oração da noite
  • Oyak (opcional)
No coração de Taizé encontra-se uma paixão pela Igreja. É por essa razão que a comunidade nunca quis criar um "movimento" ou organização centrada em si mesma, mas sim enviar o jovem de volta dos encontros para a sua Igreja local, para a sua paróquia, grupo ou comunidade, para realizar, junto com muitos outros, a "peregrinação de confiança na terra". Em muitos locais ao longo do globo, orações ecuménicas que usam as músicas de Taizé são organizadas por gente, novos e velhos, que estiveram em contacto com a comunidade. Estes tempos de oração são muito variados e integram de forma apropriada na vida da Igreja local. O site da comunidade [2] fornece reflexões, orações, canções e notícias sobre a "peregrinação de confiança na terra".
O Irmão Roger foi assassinado no dia 16 de agosto de 2005, quando uma mulher romena, aparentemente com distúrbios mentais, o apunhalou várias vezes durante a oração da noite. A mulher foi presa, mas o Irmão Roger morreu pouco após o ataque. O Irmão Alois, um católico de origem alemã, sucedeu ao Irmão Roger. Alois já tinha sido escolhido pelo Irmão Roger oito anos antes.

https://vimeo.com/11838114

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Mãe de 8 gémeos divide americanos...

Tinha tudo para ser uma história feliz, mas está a dividir a América. O parto de oito gémeos, todos vivos, gera ódios à medida que são conhecidos pormenores da vida da mãe dos bebés, já com seis filhos, divorciada e desempregada. Várias ameaças de morte obrigaram Nadya Suleman - a mulher que deu à luz os oito bebés, no final de Janeiro - a esconder-se em "parte incerta", segundo o seu porta-voz. Nadya terá levado consigo os seis filhos, com idades entre dois e sete anos, enquanto os recém-nascidos continuam internados no hospital, onde deverão permanecer nos próximos meses. A mulher e a empresa de comunicação por ela contratada terão sido alvo de uma série de ameaças, através de chamadas telefónicas e mensagens de e-mail, de acordo com o porta-voz, Michael Furtney, citado pela Reuters. São cada vez mais ferozes as críticas contra Nadya, de 33 anos, que apesar de desempregada e divorciada, decidiu fazer um tratamento para a infertilidade, numa altura em que já não tinha condiç...