Avançar para o conteúdo principal

Jurassic Park

Jurassic Park partiu da ideia de um roteiro sobre a clonagem de um pterossauro a partir de um DNA fossilizado.[12] Michael Crichton trabalhou na ideia durante vários anos. Ele decidiu que sua primeira versão teria um parque temático e um menino como o personagem principal.[12] O resultado foi extremamente negativo, e então, Crichton reescreveu a história para deixá-la em um ponto de vista de um adulto, o que obteve um excelente resultado.[12]
A sequência do primeiro livro, se iniciou depois que os leitores e Steven Spielberg pressionaram Michael Crichton para que fizesse uma sequência.[13] Michael Crichton confirmou que seu livro tinha elementos retirados do romance de mesmo nome de Sir Arthur Conan Doyle.[14] O livro foi considerado também um excelente sucesso, tanto pelos críticos profissionais, tanto pelos leitores.[13] A adaptação de The Lost World para os cinemas foi lançada em 1997.

Jurassic Park é o primeiro filme da saga, lançado em 1993, tendo sido dirigido por Steven Spielberg, e baseado no romance de mesmo nome escrito por Michael Crichton. O filme é centrado em uma ilha fictícia na Costa Rica, "Isla Nublar", onde o bilionário John Hammond e uma equipe de geneticistas de sua empresa criam um parque temático onde habitam dinossaurosclonados.
O filme foi aclamado como um marco na indústria de efeitos especiais, que no filme, foram produzidos pela Industrial Light & Magic (com efeitos criados através de computação gráfica) e pela Stan Winston Studios (com efeitos produzidos através de animatrônica). Jurassic Park recebeu críticas altamente positivas, apesar de ressalvas à falta de desenvolvimento da história e personagens em oposição aos efeitos. Arrecadou mais de novecentos milhões de dólares em todo o mundo (com o relançamento, US$ 1 bilhão), tornando-se o filme de maior sucesso lançado até então (sendo ultrapassado somente quatro anos depois por Titanic), e sendo atualmente a décima terceira maior bilheteria de todos os tempos. A adaptação venceu três Óscars, sendo eles de Melhor somMelhor edição de som e Melhores efeitos especiais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), mais conhecida simplesmente por Santa Luzia (santa de luz), segundo a tradição da Igreja Católica, foi uma jovem siciliana, nascida numa família rica de Siracusa, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano. Na antiguidade cristã, juntamente com Santa Cecília, Santa Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. O episódio da cegueira, ao qual a iconografia a representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui-lhe a função de graça iluminadora. É assim a padroeira dos oftamologistas e daqueles que têm problemas de visão. Su...