Jurassic Park partiu da ideia de um roteiro sobre a clonagem de um pterossauro a partir de um DNA fossilizado.[12] Michael Crichton trabalhou na ideia durante vários anos. Ele decidiu que sua primeira versão teria um parque temático e um menino como o personagem principal.[12] O resultado foi extremamente negativo, e então, Crichton reescreveu a história para deixá-la em um ponto de vista de um adulto, o que obteve um excelente resultado.[12]
A sequência do primeiro livro, se iniciou depois que os leitores e Steven Spielberg pressionaram Michael Crichton para que fizesse uma sequência.[13] Michael Crichton confirmou que seu livro tinha elementos retirados do romance de mesmo nome de Sir Arthur Conan Doyle.[14] O livro foi considerado também um excelente sucesso, tanto pelos críticos profissionais, tanto pelos leitores.[13] A adaptação de The Lost World para os cinemas foi lançada em 1997.
Jurassic Park é o primeiro filme da saga, lançado em 1993, tendo sido dirigido por Steven Spielberg, e baseado no romance de mesmo nome escrito por Michael Crichton. O filme é centrado em uma ilha fictícia na Costa Rica, "Isla Nublar", onde o bilionário John Hammond e uma equipe de geneticistas de sua empresa criam um parque temático onde habitam dinossaurosclonados.
O filme foi aclamado como um marco na indústria de efeitos especiais, que no filme, foram produzidos pela Industrial Light & Magic (com efeitos criados através de computação gráfica) e pela Stan Winston Studios (com efeitos produzidos através de animatrônica). Jurassic Park recebeu críticas altamente positivas, apesar de ressalvas à falta de desenvolvimento da história e personagens em oposição aos efeitos. Arrecadou mais de novecentos milhões de dólares em todo o mundo (com o relançamento, US$ 1 bilhão), tornando-se o filme de maior sucesso lançado até então (sendo ultrapassado somente quatro anos depois por Titanic), e sendo atualmente a décima terceira maior bilheteria de todos os tempos. A adaptação venceu três Óscars, sendo eles de Melhor som, Melhor edição de som e Melhores efeitos especiais.
Sem comentários:
Enviar um comentário