Meus outros blogs:

sexta-feira, 30 de maio de 2008

O tempo passa tão depressa...

"O tempo passa, e com ele partem para sítio nenhum os sonhos que um dia sonhamos e que chegamos a acreditar que talvez se tornassem realidade…
O tempo passa, e aqueles a quem chamávamos amigos não passam agora de nomes escritos por ordem alfabética numa velha agenda guardada no fundo de uma gaveta qualquer…
O tempo passa, e os discos que tanto ouvíamos estão agora tão riscados que foram esquecidos a um canto do móvel da sala…
O tempo passa, e o passado encerra-se num álbum de Liceu, nalgumas cartas de amor fingido, em dois ou três copos roubados num bar…
O tempo passa, e a loucura que guiava os nossos passos deu lugar a um compromisso atroz que nos impede de viver…
O tempo passa, e quando nos olhamos no espelho já nem sequer vislumbramos aquele sorriso que nos tornava os melhores do mundo…
O tempo passa, passa, até que um dia deixa de passar, se cansa simplesmente de passar e parte levando consigo o tempo… E nós onde ficamos? Nós partimos também rumo a um lugar onde o tempo tão cansado já não queira passar ou nem sequer exista…"

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Cansaço... mas vai passar...

Sinto um peso nas pernas
Uma lentidão nos gestos
Uma confusão nos pensamentos
Os músculos tensos
Os braços doloridos...
É o cansaço dominando-me
Invadindo-me o corpo
Penetrando-me a mente...
Um pouco mais
E a derrota
Dar-se-ia...
Mas,
Por enquanto,
Ainda respiro...
Ainda sobrevivo...
E a batalha,
Na luta pela vida,
No conhecimento de novas emoções,
No sabos de novos sentidos,
Persiste...

terça-feira, 27 de maio de 2008

Mudança da vida...

Bem vindos ao carrossel da vida,
que nunca sabemos como vai acabar.
Preparemos para viagens estonteantes, aparatosas quedas e muito mais!!
Mais uma mudança, mais uma viagem, mais uma corrida....

Já a muito tempo que desejava uma mudança
Apesar do grande medo, do grande receio
Pois a mudança pode ser dado para os dois lados.

De mente e coração aberto,
Da força da familia e dos amigos,
e um especial dedo e olhar dos céus,
Aqui estou eu de punho e machado,
Para lutar e enfrentar tudo e todos..

Só quem não tem, ou que perdeu com o tempo, é que dá o devido valor.
Apurar um sentido, quando o outro funciona em desvantagem..
É bom, voltar a reaprender a viver,
novos passos, novos sons, novas emoções.

Por vezes ponho a pensar,
no que os outros irão pensar,
no que os outros irão ver,
no que os outros irão ter pena...

Em tantos anos de vida,
mudei para os outros
e aprendi a amar a mim mesma.
Agora, sei, quem meu amigo é,
terá que amar e gostar de mim,
como sou :)
(Autoria: LMCF)

NOTA:
Novas e velhas sensações da vida:
Ouvi pela primeira vez, o barulho ligeiro e delicado de um pisar de uma poça de água;
Ouvir a chuva cair no vidro na frente, e não saber da onde estás a ouvir;
Ouvir vozes, que não sabes daonde vêm; (Corredor fora da sala);
Fechar os olhos e voltar a ouvir os grilos, voltar a ouvir sons maravilhosos..

domingo, 25 de maio de 2008

Nome da Rosa no Convento de Cristo em Tomar..


É uma versão teatral do livro de Umberto Eco, encenada no Convento de Cristo, em Tomar. São mais de cinco horas em que é possível estar "dentro do palco", misturado com os actores, nas inúmeras salas do convento, ou mesmo à mesa (são seis refeições...). Este modo de representação provoca uma intimidade ou uma repulsa quase física, mesmo que nos fiquem algumas dúvidas sobre um guião abreviado de um livro complexo. Mas como dizia o Guilherme (ou foi o Remígio, ou o Ubertino?...), "a dúvida é inimiga da fé!". Tenham ou não lido o livro, tenham ou não visto o filme, vale a pena assistir/participar nesta prodigiosa intriga medieval.

Os monges voltaram ao convento de Cristo , pela mão do Grupo de Teatro Fatias de cá. Podem ver aqui, o historial deste grupo de teatro.

DANÇA COMIGO - POR UMA BOA CAUSA (III)

Dia 25 de Maio 2008 ás 21.30 na RTP1:
Vamos ajudar o I.P.O. na luta contra o cancro! Uma Gala especial cujas receitas revertem a favor da investigação na luta contra o cancro dos IPO´s, Lisboa, Porto e Coimbra. A dança marca presença nesta grande acção de Solidariedade que a RTP promove.
Apresentadoras: Catarina Furtado, Sónia Araújo, Dália Madruga, Catarina Miranda

O Grupo Ekvat vai actuar, por 3 minutos, nesta luta contra o Cancro. Não fui convocada, mas colegas dançarinas e dançarinos vestidos como os antigos goeses irão dançar ao som das cascas dos cocos... Os Cantores e Instrumentistas vão cantar uma música do campo, dos arrozais, típica e tradicional de Goa (antiga colónia portuguesa na Índia).

sábado, 24 de maio de 2008

Os casos de sequestros espectaculares


Polícia austríaca acredita que Josef Fritzl planeou tudo sozinho. A cave, onde fechou a filha durante 24 anos, terá começado a ser pensada em 1978, altura em que pediu autorização para fazer obras. Elisabeth tinha apenas 12 anos de idade nessa altura. O chefe da polícia considera que Fritzl já tinha uma «obsessão» antes de encarcerar a filha e explicou ainda que a extensão serviu como cativeiro não era conhecida pelas autoridades.

A polícia avançou ainda que Fritzl não «terá tido cúmplices» e que tudo indica «ter agido sozinho, enganando tudo e todos». O incesto era um «vício» para Fritzl .

O caso foi revelado depois de uma das filhas que viviam com Elisabeth na cave, Kerstin de 19 anos, ter sido encontrada inconsciente e gravemente doente a 19 de Abril e de o suspeito ter aceitado levá-la ao hospital de Amstetten devido a uma doença genética típica de incesto. Segundo as autoridades, a polícia decidiu interpelar Elisabeth e o pai num dos dias em que saíam do hospital, na sequência de uma informação recebida.

Elisabeth viveu durante mais de 20 anos na cave da casa habitada pelos pais, um espaço de 60 metros quadrados e 1,70 metros de altura, o que levou vários especialistas citados pela imprensa austríaca a questionar o papel da mãe, Rosmarie, actualmente com 69 anos, em todo este caso (Para além da Elisabeth, tem mais 6 filhos com Josef Fritzl).
«A cave é muito funda. Podem gritar o mais alto que puderem que ninguém os ouve».Ocupando uma área de cerca de 60 metros quadrados, a cave estava dividida em três divisões distintas: um quarto, uma cozinha e uma casa de banho. Uma porta de cimento - com fechadura electrónica protegida por código - separava a «masmorra» do resto da casa. Para entrar na cave era preciso abrir e fechar oito portas, o que revela uma elaboração cuidadosa por parte de Fritzl. Sendo que as três últimas, escreve a BBC, tinham um mecanismo electrónico. Uma das portas era de ferro e pesava 1,5 toneladas.

«Não temos qualquer indicação ou confirmação» de cumplicidade da mãe de Elisabeth, disse à imprensa o responsável policial. Franz Polzer disse ainda que as investigações também determinaram que uma carta recente, alegadamente enviada pela filha, anunciando o seu regresso e de dois dos seus filhos à casa dos pais, foi escrita por Josef Fritzl.

Por outro lado, as autoridades partem do princípio de que as cartas recebidas pela família quando três dos filhos de Elisabeth foram deixados, ainda bebés, à porta de casa dos pais também foram ditadas por Fritzl, segundo o mesmo responsável.

Essas três crianças apareceram à porta da casa da família em 1993,1994 e 1997(eram bebés que choravam muito…), segundo Fritzl, abandonadas pela filha para serem educados pelos pais por ela, alegadamente membro de uma seita, não ter condições para o fazer.

Elisabeth, a mulher abusada, foi levada de casa com os seus filhos para um hospital psiquiátrico regional, apresentado um estado psíquico deplorável e dava a impressão de ter mais 20 anos do que a realidade. Esteve cativa durante 18 anos numa cave sem luz natural, sem que ninguém suspeitasse da situação.


Ao sequestro há a acrescentar a suspeita de incesto: segundo os investigadores, a mulher, Elisabeth Fritzl, terá tido sete filhos do próprio pai, todos eles nascidos no subsolo da casa e não registados junto das autoridades.

Três raparigas e três rapazes têm idades entre cinco e 20 anos. Um recém-nascido terá morrido três dias após o seu nascimento, desfez-se do corpo de um filho queimando-o num forno (foi cremado no forno de casa)
disseram os investigadores, que mandaram realizar testes de ADN para mais informações.

Durante uma conferência de imprensa em Amstetten, um porta-voz do ministério público de Sankt-Polkten, Gerhard Sedlacek, qualificou de «credíveis» as declarações de Elisabet Fritzl, que acusa o seu pai de «crimes continuados». Este último, de 73 anos, foi detido e não fez qualquer declaração.


Óculos de sol
Elisabeth e os filhos continuam a receber tratamento e já começaram a habituar-se à luz, mesmo assim dois usam óculos de sol.

De acordo com o jornal espanhol El País, para substituir a luz natural, Fritzl colocou uma lâmpada ultravioleta em tom de azul, na cave e ministrou suplementos de vitamina D a todos os que estavam fechados.

Não quer sair da cela
Em declarações à agência de notícias austríaca APA, citada pela BBC, o director da prisão onde Fritzl está, Guenther Moerwald, afirmou que ele «é um detido calmo e que não causa problemas». No entanto, recusou fazer a rotina de exercícios para reclusos porque «não quer sair da cela».

A Áustria conheceu nos últimos anos vários casos de sequestros espectaculares, entre os quais o caso da jovem Natascha Kampusch, retida por um homem durante oito anos no subsolo de uma casa do subúrbio de Viena, e o de três meninas obrigadas pela própria mãe, doente mental, a viver reclusas durante sete anos, perto de Linz

“Explode a Salsa que há em ti!”

Vamos torcer pelos os nossos colegas que vão dançar, bailar, salsar, divertir em cima de um palco...

FORÇA, ESTAMOS CONVOSCO!!
>> TURMA 209-II <<
Vocês são os "the best"..

sexta-feira, 23 de maio de 2008

A minha maneira louca de viver...

Por vezes, sinto uma enorme tristeza, dentro de mim..
Porquê será que o eu digo ou escrevo
torna-se complicado, confuso
para as pessoas perceberem

Será que eu, quando mais procuro simplificar mais complico ?
Será que no local barulhento, quando mais falo menos se ouve?
Será que em tudo o que eu toco, complica??

Entristeço-me com grande facilidade
Por querer fazer melhor as coisas,
e sentir que não é assim tão fácil...

Descobri que sou complicada demais.
Sei que passo muito tempo a pensar e sonhar.
Sei que entristeço.me facilmente e que alegro-me em um segundo, por quase nada.
Não sei ficar de mal, mas se eu não gosto, odeio.

Amo demais.
Choro demais.
Sonho demais.
Sou carente demais.
Perco-me de vez em quando e acho-me logo de seguida.
A vida deveria ser mais simples, mas para mim definitivamente não é.
E essa é minha maneira louca de viver .
(Autoria: LMCF)

1506-2006: O massacre de Lisboa

Aqui em portugal também há muitas partes da história que não constam dos programas..
Vai fazer exactamente 500 anos, nos dias 19, 20 e 21 de Abril, que um cataclismo se abateu sobre Lisboa. A alma da Capital do Império sofreu um abalo tão grande – senão mesmo maior – quanto aquele que a haveria de destruir em 1755. Durante três dias, em nome de um fanatismo sanguinário, mais de 4 mil pessoas perderam a vida numa matança sem precedentes em Portugal.Como vozes que teimam em emergir de entre as poeiras da História, cronistas como Damião de Góis e Samuel Usque deixaram relatos detalhados dos motins sangrentos. Contam os testemunhos que tudo terá começado na Baixa, no dia 19 de Abril de 1506, um domingo, na Igreja de São Domingos, quando alguém gritou ter visto o rosto do Cristo crucificado iluminar-se inexplicavelmente no altar. Em redor, gente que rezava pelo fim da seca prolongada que grassava pelo país clamou que era milagre. Entre eles, um judeu convertido à força terá tentado explicar que a luz que emanava do crucifixo era apenas um reflexo de um raio de sol que entrava por uma fresta. Terão sido as suas últimas palavras. Arrastado para a rua, o marrano e um irmão seu foram espancados até à morte. Os seus corpos mutilados foram arrastados para o Rossio e queimados em frente dos Estaus – onde décadas depois foi instalada a Inquisição. Eles eram apenas os primeiros de entre mais de 4 mil mortos – anussim, judeus portugueses, homens, mulheres e crianças, assassinados em três dias sangrentos.Incitada por frades dominicanos, a multidão que entretanto se aglomerara decide partir em direcção da Judiaria, gritando "morte aos judeus" e "morram os hereges". As incompreensíveis cenas de violência que se deram a seguir fazem parte de um pedaço da história de Portugal que a História resolveu esquecer. Conto voltar ao tema e às descrições desta tragédia de há 500 anos. Por agora, queria apenas deixar um apelo. Em Portugal comemoram-se há muito os grandes feitos da História, testemunhos quase sebastianistas de uma grandeza perdida. Que não se esqueça também a desgraça que prova ser mito a velha máxima do tal "povo de brandos costumes".

Que Não é Amor...

Já se falou tanto em amor, amizade e paixão...
Que tal falarmos do que não é amor?

Se você precisa de alguém para ser feliz, isso não é amor. É CARÊNCIA...

Se você tem ciúme, insegurança e faz qualquer coisa para conservar alguém ao seu lado, mesmo sabendo que não é amado, e ainda diz que confia nessa pessoa, mas não nos outros, que lhe parecem todos rivais, isso não é amor. É FALTA DE AMOR PRÓPRIO...

Se você acredita que 'ruim com ela(e), pior sem ela(e)', e sua vida fica vazia sem essa pessoa; não consegue se imaginar sozinho e mantém um relacionamento que já acabou só porque não tem vida própria - existe em função do outro - isso não é amor. É DEPENDÊNCIA...

Se você acha que o ser amado lhe pertence; sente-se dono(a) e senhor(a) de sua vida e de seu corpo; não lhe dá o direito de se expressar, de ter escolhas, só para afirmar seu domínio, isso não é amor. É EGOÍSMO...

Se você não sente desejo; não se realiza sexualmente; porém sente algum prazer em estar ao lado dela, isso não é amor. É AMIZADE...

Se vocês discutem por qualquer motivo; morrem de ciúmes um do outro e brigam por qualquer coisa; nem sempre fazem os mesmos planos; discordam em diversas situações; não gostam de fazer as mesmas coisas ou ir aos mesmos lugares, mas sexualmente combinam perfeitamente, isso não é amor. É DESEJO...

Se seu coração palpita mais forte; o suor torna-se intenso; sua temperatura sobe e desce vertiginosamente, apenas em pensar na outra pessoa, isso não é amor. É PAIXÃO...

Agora, sabendo o que não é amor, fica mais fácil analisar, verificar o que está acontecendo e procurar resolver a situação. Ou se programar para atrair alguém por quem sinta carinhoe desejo; que sinta o mesmo por você, para que possam construir um relacionamento equilibrado no qual haja, aí sim, o verdadeiro e eterno amor.

Meu pai disse-me um dia:
'Filho... você terá três tipos de pessoa na sua vida:

- Um AMIGO, aquela pessoa que você terá sempre em grande estima, que você sabe que poderá contar sempre; que bastará você insinuar que está precisando de ajuda e a ajuda está sendo dada;

- Um(a) AMANTE, aquela pessoa que faz o seu coração pulsar; que fará com que você flutue e nada importará quando vocês estiverem juntos;

- Uma PAIXÃO, aquela pessoa que você amará, desejará incondicionalmente, às vezes nem lhe importando se ela lhe quer ou não, e talvez ela nem fique sabendo disso.

Mas, se você conseguir reunir essas três pessoas numa só pode ter certeza, meu filho. Você encontrou a felicidade.'

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Mar de Amar

Deitado na areia, observo o Mar com carinho
O vaivém das ondas, a espuma, o reflexo da Lua
E vejo a minh’alma nas águas, dó, ternura crua
Que me transporta pelas ondas num sussurrar mansinho

Vejo o teu doce semblante a desvanecer-se nas águas
Toco a carne dos teus lábios, o teu olhar meiguinho
Cheiro o teu corpo, mistura de fogo com odor marinho
E entro nas águas para te abraçar, cheio de mágoas

Caminho nas águas, mas a tua face desfaz-se ao mergulhar
Na força das ondas diluis-te, levam-te para longe de mim
E assim fico eu, abandonado, no meio das águas do Mar

E levo o Mar à boca, quero tocar-te, sentir-te ao beber
Banhar-me em ti, saber quem sou, porque e donde vim
Encontrar-me contigo no fundo do Mar ou dentro do meu ser

Enviado por: PN

Corpo de Deus - Corpus Christi


A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", é, de acordo com a lei geral da Igreja, um dos dez dias festivos de preceito.

O dia do Corpo de Deus é uma exultação popular à Eucaristia, sendo manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma Quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu carácter de feriado móvel.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Kizomba


Kizomba é uma palavra que vem do Kimbundo que significa festa/dança. muitos africanos daçam kizomba muito bem principalmente os guinenses, apesar de ser natural de angola...

Existem três estilos a dançar kizomba: Passada — estilo clássico; Tarraxinha; Quadrinha .
As Kizombas são normalmente marcadas por uma batida forte dada por tambor grave como o Surdo (tambor), acompanhadas por uma medodia dada por um chimbal. Na introdução e durante as Bridge (music), a batida forte é muitas vezes omitida, ficando apenas a medodia dada pelo chimbal e pelos otros intrumentos da bateria (instrumento musical).

Kizomba consiste num instrumento musical que dá o nome a um tipo de dança da África lusófona, mas especialmente de Angola.
Kizomba era também a festa do povo negro que resistiu bravamente à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. A festa do negro, do pobre e do índio. Era a exaltação da vida e da liberdade.

Nasceu em Angola na década de 80 com uma banda Angolana que na altura pertencia as forças armadas popular de libertação de Angola (FAPLA) que era denominado com o grupo os Fachos liderados por Abel da samba.
Esta dança é uma mistura de ritmos e sabores, plena de sensualidade, onde a cumplicidade entre o par é fundamental para a dança resultar na perfeição

terça-feira, 20 de maio de 2008

Eu apaixonei-me pela pessoa errada...


Eu não tenho culpa de te amar
De ficar a pensar em ti, à toda hora
Não percebo como deixei isso acontecer
E tudo isso me apavora, me assusta
Pode ser que tenhas namorada
Mas eu tenho que te conquistar
Tenho que te ter só para mim
Não tens culpa de eu estar a sofrer
Eu fantasiei-te nesta história
Eu vejo-te nos meus sonhos
E isso aumenta a minha dor
É mais do que desejo,
É mais do que amor
É pura paixão.

Eu apaixonei-me pela pessoa errada
Sempre que eu te vejo,
Sinto o fogo que arde sem ver
Sempre que eu te vejo,
E os nossos olhos não cruzam,
Morro de ciúmes,
Sou louca por ti.
Quando estou longe de ti,
Sinto um enorme vazio,
Sinto vontade de chorar,
Por não te ter comigo,
Por não ouvir a tua voz,
Fica comigo
Deixa-me ao menos tocar-te...
(Autoria: LMCF)

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Melhor da tua vida


LO MEJOR DE TU VIDA

Fuiste mía, sólo mía, mía, mía,
cuando tu piel era fresca como la hierba mojada.
Fuiste mía, sólo mía, mía, mía,
cuando tu boca y tus ojos de juventud rebosaban.
Fuiste mía, sólo mía, mía, mía,
cuando tus labios de niña mis labios los estrenaban.
Fuiste mía, sólo mía, mía, mía,
cuando tu vientre era aún una colina cerrada.

Lo mejor de tu vida
me lo he llevado yo,
lo mejor de tu vida
lo he disfrutado yo.
Tu experiencia primera,
el despertar de tu carne,
tu inocencia salvaje,
me la he bebido yo,
me la he bebido yo.

Fuiste mía, sólo mía, mía, mía,
cuando tu cuerpo era espiga de palma reciénplantada.
Fuiste mía, sólo mía, mía, mía,
cuando cerrabas los ojos apenas yo me acercaba.
Fuiste mía, sólo mía, mía, mía,
cuando temblaban tus manos tan sólo si las rozaba.
Fuiste mía, sólo mía, mía, mía,
cuando tu ayer no existía pensabas sólo en mañana.
Lo mejor de tu vida...

- Marc Anthony -
Dedico este post a(o)s minha(eu)s amiga(o)s enamorada(o)s... desta vida!
Aos que não estão enamorados neste momento, como já sabem.
O amor da vossa vida pode estar em qualquer esquina..
BJ

domingo, 18 de maio de 2008

Nascimentos incríveis

Ademilton dos Santos pesava 7,6Kg quando Francisca Ramos dos Santos deu a luz em janeiro de 2005 em Salvador.
Michelle e Jim Bob Duggar dos EUA deram as boas-vindas a seu novo bebê Johannah, seu 16º filho, último outubro.
Com 62 anos, Janise Wulf deu a luz a seu 12º filho na Califórnia, nos EUA, em fevereiro. Na época ela era também avó de 20 crianças e bisavó de três
Quando Sharon e Rich Fontana de Nova Jersey nos EUA tiveram seus trigêmeos em maio ele ficaram conhecidos como um dos nove casais do mundo que tiveram trigêmeos duas vezes na vida.
Uma médica com quadrigêmeos filhos de Angela Magdaleno e Afredo Anzaldo em Los Angeles

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Em dias nublados...

Porque que os dias nublados
São dias difíceis,
Mesmo que estejamos bem
Sentimos estranhos, esquisitos, melancólicos.

Porque que nestes dias
Temos insónias e pomos a pensar e reflectir
Em coisas controvérsias, inexplicáveis,
Em coisas que não temos respostas.

Porque que por mais que eu queira,
Ser normal como os outros,
Realizar os desejos da vida como todos,
E querer dar um passo mais á frente.

Porque que ao queremos mais e mais,
A vida nos dá motivos para pensar
Que por mais que procuremos, não dá,
E que nós, queremos de qualquer forma...

Porque que nestes dias nublados,
sinto vontade de encostar
á minha pequena almofada,
Enrolada numa mantinha quente.

Olhar para o céu pela janela,
ver as nuvens a passar
e chorar como chove lá fora,
mas sem lágrimas para cair.

Dias como estes que prefiro,
Não existir, não pensar,
Esconder para o mundo,
Sentir invisível aos olhos dos outros…
(Autoria:LMCF)

Noite de Amor

Satânico é meu pensamento a teu respeito,
E ardente é meu desejo de apertar-te em minhas mãos,
Numa sede de vingança incontestável pelo que fizeste ontem.
A noite era quente e calma,
Eu estava em minha cama quando, sorrateiramente, te aproximaste.
Encostaste teu corpo sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor.
Percebendo minha aparente indiferença, aconchegaste-te a mim,

E mordeste-me sem escrúpulos até nos mínimos lugares.
Eu adormeci.
Hoje, quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente,
Mas em vão.
Deixaste no meu corpo e no lençol provas irrefutáveis
Do que entre nós ocorreu durante a noite.
Esta noite recolho-me mais cedo para, na mesma cama, te esperar.
Quando chegares, quero agarrar-te com avidez.
Quero apertar-te com todas as forças de minhas mãos.
Não haverá parte do teu corpo em que meus dedos não passarão.
Só descansarei quando vir sair sangue quente do teu corpo.
Só assim, livrar-me-ei de ti...Mosquito filho da puta …

Enviado por MBS

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Festa das Frutas em Goa

De todos os meses do ano, Maio é um dos mais festivos em Goa.Logo após a Páscoa, começam as festas em várias paróquias com as suas “feiras de provisôes”, assim chamadas porque nos velhos tempos , nelas se faziam as provisôes de cebôlas, pimentas,condimentos ,etc. para o resto do ano.Maio é o mes das frutas locais- a manga, a jaca,o caju, o ananás,etc.Maio é o mês das praias para as vigiliaturas, banhos do mar, festas dançantes e, dai , MAIO é o mês quando os namôros nascem e os noivados desabrocham.!





segunda-feira, 12 de maio de 2008

15 alimentos que rejuvenescem

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), 5,3 milhões de mortes poderiam ser evitadas anualmente através da alimentação. O segredo da eterna juventude encontra-se na nossa despensa. Basta modificarmos os nossos hábitos para vivermos mais anos e em melhores condições de saúde e bem-estar. Neste artigo vamos falar-lhe de alimentos que, apesar de não evitarem a morte, prolongam a vida!

Na verdade, e segundo os especialistas da área de nutrição, é possível prevenir uma série de problemas com base numa alimentação correcta e equilibrada, entre eles, o cancro, problemas de ossos, de visão… Vegetais, fruta, peixe e até chocolate! São alguns dos alimentos que, para além de a manterem saudável, lhe dão anos de vida. Saiba, um a um, quais os alimentos que a mantêm jovem por dentro e por fora!

1. Kiwi
Originário da China, contém ácido propeolítico, que melhora a circulação e ajuda a combater o chamado mau colesterol (LDL).Possui uma enzima chamada actidina, que ajuda a digerir as proteínas.O seu conteúdo elevado de vitamina C ajuda a prevenir constipações. A vitamina C é um antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envellhecimento. Contém uma quantidade considerável de fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, que têm um papel muito importante na prevenção de doenças cardíacas.

2. Abacate
Tem 10 vitaminas, entre elas, a vitamina E e o ácido fólico (B9), e glutatião, um derivado proteico com acção antioxidante (combate a degeneração celular).
Contém 10 ácidos gordos, dos quais cinco são mono e poli-insaturados, com destaque para o ómega-9, ómega-7, ómega-6 e ómega-3, sendo este último protector contra o cancro. Também contém sitosterol, que previne a acumulação de colesterol. Possui, para além disso, aminoácidos essenciais (arginina, fenilalanina, lisina…), fundamentais ao normal funcionamento do organismo.

3. Tomate
Para além de estar bem provido de vitaminas, minerais e flavonóides, contém licopeno, um dos antioxidantes mais poderosos, que lhe dá a cor vermelha e tem ‘um papel antioxidante activo na degenerescência celular que conduz ao envelhecimento’, explica o nutricionista Tiago Osório de Barros. Fortalece as paredes celulares, depura o organismo de substâncias tóxicas e aumenta as defesas. Previne o aparecimento de doenças do coração e dos seus vasos sanguíneos, é benéfico para a visão e melhora a saúde do sistema nervoso.

4. Presunto
O presunto protege o coração e reduz o colesterol, desde que não seja excessivamente gordo nem demasiado salgado. Os seus ácidos gordos monoinsaturados e o ácido oleico previnem as doenças cardiovasculares. Tem cerca de 40% de proteínas, pelo que pode substituir a carne nas refeições, sendo importante na formação da massa muscular. Tem vitamina E, um potente antioxidante. Também é rico em cobre (essencial para os ossos e cartilagens), ferro e fósforo.

5. Bróculos
O zinco que contêm favorece a função da próstata e a qualidade do esperma. Muito ricos em luteína, reduzem ligeiramente os efeitos da degenerescência macular da idade (DMI). São ideiais para grávidas, convalescentes, pessoas anémicas, etc… por causa do elevado aporte de ácido fólico e ferro. Actuam como fitoestrogénios na menopausa (tal como a soja).

6. Espinafres
Têm provitamina A e vitaminas C e E, todas elas antioxidantes. São uma fonte inesgotável de vitaminas do grupo B, como folatos, B2, B6, B3 e B1, que possuem uma acção anti-envelhecimento pelo seu papel como co-factores enzimáticos. Relativamente ao seu conteúdo mineral, os espinafres são ricos em ferro, magnésio, potássio, sódio, fósforo e iodo. Para além das vitaminas, são ricos noutras substâncias antioxidantes como o glutatião, os ácidos ferúlico, o cafeico e o beta-cumárico e carotenóides.

7. Soja
Contém vitaminas A e E, e três do grupo B (B1, B2 e B5). A vitamina ajuda a conservar os epitélios celulares, que revestem as superfícies do corpo e dos órgãos. A vitamina E tem um efeito antioxidante, combatendo os radicais livres. Possui mais minerais do que qualquer outra leguminosa, sobretudo potássio e fósforo. A relação cálcio-fósforo é essencial para uma boa estrutura óssea. O potássio tem uma importante acção a nível muscular. Ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, sobretudo na mulher após a menopausa. Alivia os sintomas da menopausa.

8. Frutos secos
Contêm proteínas (entre 14% e 19%), vitaminas do grupo B, aminoácidos, minerais, ácidos gordos poliinsaturados (nozes), ácidos gordos monoinsaturados e fibra. Segundo Tiago Osório de Barros, ‘as proteínas são imprescindíveis na preservação e formação das estruturas musculares’. As amêndoas, as nozes e as avelãs são as que têm melhores propriedades antioxidantes por causa da sua maior concentração em vitaminas.


9. Chocolate preto
Tem uma grande actividade antioxidante graças aos seus flavonóides, combatendo os sinais do envelhecimento. Beneficia a dilatação das artérias e o aumento do seu diâmetro. Para além disso, diminui a rigidez aórtica em cerca de 7%. Actua como um antiplaquetário eficaz, prevenindo a formação de trombos. Estimula as funções cerebrais graças à fenetilamina, um alcalóide que actua como neurotransmissor cerebral.

10. Alho
Tem propriedades anti-sépticas, antifúngicas e antimicrobianas, melhorando a resposta a vírus e bactérias e fungos. Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para reduzir o envelhecimento e a degeneração celular, que está na origem de alguns tipos de cancro. Ajuda a reduzir os níveis elevados de pressão arterial. Reduz o chamado mau colesterol (LDL), aumenta o colesterol bom e previne problemas de disfunção eréctil no homem.

11. Azeite virgem (e azeitonas)
Tem um alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada rica em vitaminas A, D, K e, especialmente, em E, que actuam como antioxidantes.
Reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a tensão arterial. Favorece a absorção de cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tendo por isso um papel importante ao nível da formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis.

12. Peixe
Prolonga a vida das nossas artérias graças aos seus ácidos poli-insaturados (sobretudo o ómega-3), muito benéficos para o sistema cardiovascular. É rico em minerais e vitaminas, tendo, portanto, uma boa acção antioxidante. Tem único senão. As espécies provenientes de águas poluídas (sobretudo as que andam menos á superfície) contém mercúrio, um metal pesado que se for ingerido de forma crónica é prejudicial para o organismo. O mais recomendável é ingerir peixe entre quatro a cinco vezes por semana e variar o mais possível as espécies: cavala, sardinhas, salmão, atum, truta, anchovas, arenque…

13. Chá verde
Esta bebida é apreciada há mais de 5.000 anos nas culturas orientais. É rica em polifenóis, bioflavonóides e vitaminas A, C e E, o que a torna num elixir antioxidante e anticancerígeno. Reforça o sistema imunitário, protegendo o organismo de bactérias e vírus prejudiciais. Ajuda a reduzir a gordura corporal e previne as doenças cardíacas. Regula o nível de colesterol.

14. Mel
Os seus minerais são assimilados directamente e contribuem para a manutenção do esqueleto (cálcio) e para a regeneração do sangue (ferro). Tem um alto poder nutritivo, pelo que é um substituto ideal do açúcar industrial ou refinado. As suas enzimas facilitam a boa assimilação de outros alimentos. É um bom remédio contra a fadiga, pelo fornecimento de hidratos de carbono de absorção rápida e pela fácil reposição das reservas gastas.

15. Cebola
É uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo. É rica em compostos enxofrados, que fazem parte do seu óleo essencial e que actuam sobre as vias respiratórias, melhorando a expectoração. Para além das vitaminas C e E, contém flavonóides, entre os quais se destacam as antocianinas e a quercetina, todos eles compostos antioxidantes.

sábado, 10 de maio de 2008

A Ásia mostrada em Lisboa

“Museu Oriente abriu no dia 8 de Maio com exposição com 400 máscaras da Ásia, no ano em que se comemoram os 20 anos da Fundação Oriente.”

“O Museu Oriente abriu dia 8 de Maio com uma exposição temporária de cerca de 400 máscaras da Ásia, que integram uma colecção única na Europa (13 mil objectos), adquirida em 1999 pela Fundação Oriente, que este ano celebra o seu vigésimo aniversário. "Testemunho das relações históricas entre Portugal e a Ásia", nas palavras do presidente da Fundação, Carlos Monjardino, o Museu reúne um acervo que têm o Oriente como temática principal, nas vertentes histórica, religiosa, antropológica e artística. “
Também tem exposições permanentes, com monumentos, trajes, mascaras, pratos, coisas tipicas de cada pais do Oriente, sejam elas do séculos passados como recentes...
Vale a pena, ver.. É um pouco conhecimento sobre o Oriente...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

AMIGO

Você conhece o relacionamento entre seus dois olhos?
Eles piscam juntos, eles se movem juntos, eles choram juntos, eles vêem coisas juntos e eles dormem juntos.
Embora eles nunca vejam um ao outro... A amizade deveria ser exatamente assim!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Oriente em festa


O Museu do Oriente é inaugurado oficialmente no dia 8 de Maio e vai estar aberto ao público, com entrada gratuita, nos dias 9, 10 e 11 de Maio, proporcionando um fim-de-semana repleto de iniciativas que terão a Ásia como temática principal.

Entre as sugestões disponibilizadas por este espaço de excelência no contexto cultural português, contam-se as exposições permanentes, com núcleos de arte chinesa, indo-portuguesa, japonesa e timorense, testemunhos da relação entre Portugal e o Oriente, e a exposição temporária Máscaras da Ásia. A programação cultural contempla, igualmente, a música, dança, teatro e cinema, para além de outras actividades lúdico-pedagógicas promovidas pelo Serviço Educativo.

Nestes dias, é, ainda, possível assistir a exibições de música hindustani, goesa e chinesa, bem como a uma demonstração de danças do Rajastão.

Na área do cinema, o Monstra – Festival de Animação de Lisboa, apresenta uma retrospectiva de Osamu Tezuka, um dos mais emblemáticos cineastas japoneses.

A exímia marionetista Valeria Guglietti protagoniza um espectáculo, inserido no FIMFA Lx8, no qual as sombras chinesas se cruzam com o cinema mudo, as marionetas, o humor e a música, para criarem uma colecção de histórias repletas de graça que fascinam o público em geral.

Durante o fim-de-semana inaugural, o Serviço Educativo promove, entre outros, ateliês de origami, pintura facial e ikebana, que darão a conhecer um pouco mais da cultura oriental.

Contacte para mais informações e/ou saber as mil e uma actividades que irão acontecer nesta festa:
Museu do Oriente
Avenida Brasília
Doca de Alcântara (Norte)
1350-362 Lisboa

Telefone: 21 358 52 44
E-mail: info@foriente.pt

quarta-feira, 7 de maio de 2008

DEPOIS DA TEMPESTADE....


Depois da tempestade...vem a bonança...
Amanhecer com o brilho do sol......
Não podemos deixar que essa tempestade abale a felicidade...
e a vontade de viver.

Sei que tudo na vida passa,
mas até passar temos que lutar,
entregamos ao trabalho e aos pequenos prazeres
para não sentirmos a dor e o sofrimento

A vida é um ciclo
Existem dias bons...e maus...
O bom é que acima das nuvens está o Sol.
Eventualmente ele aparecerá na sua vida,
Para te iluminar o teu caminho.
Aquecer teu ser
e inspirar-te para novos rumos.
(Autoria:LMCF)

Comentário: dedico esta mensagem, a ti, amiga D.R. - a menina dos Ziripitis.
Que o meu silêncio, seja a força para lutares,
que o meu sorriso seja a energia positva que precisas..
E se um dia precisares, sabes aonde me podes encontrar.
Beijos e joka a Mat..

terça-feira, 6 de maio de 2008

Escapou por pouco ...


Este lindíssimo cão, um Terra Nova com poucos meses foi encontrado por este nosso amigo em terras de França, na mata, amarrado a uma árvore.

A expectativa era morrer de fome e sede, longe da vista, na mais completa solidão. Semelhante acto de crueldade e sadismo é-nos merecedor do mais vivo repúdio tornando-se cada vez mais evidente a necessidade de legislação que saiba, com eficácia, acabar com estes e outros casos.

Já com quase dois anos, tornaram-se amigos inseparáveis pois o dono faz questão da sua constante companhia, se bem que por vezes com algum sacrifício.

Esta história acabou bem, mas, quantas terão acabado tão mal...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

A felicidade..


Os nossos pais, quando tinham a nossa idade,
lutaram pelos os seus amores,
lutaram contra as tradições da nossa terra,
declaração de amor á janela, ou escrito numa carta.

Aonde existia o amor, a tudo resistiu,
mudaram de rumo de vida
lutaram para ter a vida deles..
lutaram 20/30 anos e são felizes

Sempre estiveram perto de nós,
quando mais precisamos
e fazem questão de estar
daqui para a frente

Eles sabem, e á muito tempo
que abriram as asas,
para nós voarmos,
para nós sermos felizes..

Querem a felicidades dos seus filhos
Aonde estejamos,
pode estar longe da vista
mas estão muito perto do coração...
(Autoria: LMCF)

Comentário: Para a minha mana, faz o que o teu coração manda. Não penses muito pela cabeça. Muitas coisas acontecem, sem nós esperarmos.. Por isso, Sê feliz..

domingo, 4 de maio de 2008

Mãe


É de ti que vêm a alegria de viver,
e por todas as coisas bonitas,
que fizeste e ainda fazes..
E por todas as coisas em que tocas
e que tornam belas aos meus olhos.

Mãe, a ti, agradeço
todas as coisas que tenho,
por me teres tido,
por seres minha mãe para sempre,
pela minha vida e todo o meu ser,
pela paciência que tiveste,
por estares sempre ao meu lado,
por ensinares tantas coisas,
e que diariamente continuo a aprender contigo,
pela teu lindo sorriso,
que me obriga a sorrir para a vida.

MÃE, és tu,
a minha mãe querida,
a mãe que eternamente
permaneces no meu coração,
com muito AMOR e carinho.
(Autoria: LMCF)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Maio

MÊS: MAIO
FLOR: TREPADEIRA CAMPAINHA BRANCA
FADA: BIANCA

A fada Bianca é descrita como uma menina de cabeleira ruiva coberta com um gorro de folhas com forma triangular. Seu corpo é de uma criança e veste-se com roupas singelas. Ela é considerada a fada protetora dos bebês. Ela gosta muito que cantem a canção cuja letra é:

“Oh, talos trepadores”.
Que os suaves brotos abraçam.
Oh, minha formosa campainha branca.
Pois não há outra com igual semelhança,
De límpida e efêmera beleza,
Pois um só dia vive a flor aberta.
Oh, branca grinalda de verdes folhas.
Que os caminhos delicadamente adornam.
Escuta esse canto à tua pureza.

Noite de sedução...

Estava a passar uns dias numa casa, perto da praia. Uma casa pintada de branco e azul, com persianas de portas.
A noite estava linda, com imensa lua cheia reflectida sob o azul do mar.
Estava um calor intenso. O ar estava abafado, quase irrespirável.
Naquela casa quase não corria aragem e tinha preferido deixar a janela aberta. Eu estava deitada em cima da cama, com o lençol e o edredon puxada para baixo.
No meu corpo, apenas tinha um boxer curto e justo, deixando os seios em contacto com o lençol debaixo do meu corpo.
De olhos fechados, a descansar o corpo, depois de grande passeio e mergulhos na praia…
Mas durante o sono, senti um suave toque das tuas mãos na minha pele pelas linhas delineadas dos meus ombros e costas.
Levantei a cabeça, olhei para trás e não vi ninguém. Estranhei mas voltei a deitar-me da mesma maneira para poder sentir de novo aquelas mãos. Aquele toque suave, aquele calor ardente das tuas mãos, voltar ouvir aquele respirar ofegante e acelerado… Assim, voltei a sentir, passado um bocado de tempo.
Aquele toque, desde o início da espinha, até aos boxers, senti um arrepio delicioso, uma vontade de saborear mais e mais…
Senti o toque molhado dos teus lábios, sobre o meu pescoço que descia até á curva das minhas costas, enquanto fazias isso, as tuas mãos tocavam o meu corpo, lateralmente, da cintura até ás nádegas.
Dentro de mim, subiu-me um calor muito forte, irresistível, incontrolável. Deu-me uma vontade enorme de virar-me e saber quem és tu… mas recusei a vontade, pois tive medo, que voltasses a desaparecer…fiquei sossegada.
Semicerro os olhos e pergunto-me: de quem é a mão que me toca assim tão sabiamente? Conhece o meu corpo na penumbra e sabe em que curva se encontram os sentidos mais apurados. É tua? A mão do desejo?
E continuaste a tocar-me com os teus lábios e com as mãos, em todas as curvas no meu corpo…
Em busca de uma aragem fresca olhei para a janela. E vi um ramo de flores, em cima do parapeito da janela e sorri…É real, estou acordada…
Olhei mas para o lado, no vidro da janela, vi um reflexo, uma imagem nítida de um homem… um homem sedutor.
O meu desejo começava a descontrolar…virei-me e beijei-o loucamente.
Toquei no corpo dele, em todas as linhas, ombros, músculos…
Ambos sentimos seduzidos, começamos a despir, o que faltava.
Colei-me a ele, e durou toda a madrugada…
De manha, as flores estavam sobre a cama, ao meu lado, e ele no parapeito da janela a apreciar o sol…
(Autoria: LMCF)