Meus outros blogs:

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Outras...

-Andamos de metro.
-Vimos exposição de esculturas excelentes de Michelle Circiello.
Podem ver o site dele.
-Almoçamos Piadine.

-Mapa de troller por 35€ no decatlhon de Milan;
-Fomos visitar uma capela, no alto do monte, Monte il sotto, em Fontanella. Capela de monges ainda em funcionamento.. e a entrar em festa.
-Jantar: Coelho com polenta feita pela K.

Casa do Papa João XXIII

O Beato Papa João XXIII, nascido Angelo Giuseppe Roncalli (Sotto Il Monte, 25 de Novembro de 1881 — Vaticano, 3 de Junho de 1963) foi Papa do dia 28 de outubro de 1958 ate a data da sua morte.
Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em Sotto il Monte (província de Bérgamo, Itália) em 25 de Novembro de 1881. Era o terceiro filho numa família do tipo patriarcal, de trabalhadores agrícolas, sendo, no total, constituida por 30 elementos. Era por isso a família mais numerosa do pequeno poavodo de Sotto il Monte. Roncalli foi ordenado sacerdote Católico na Igreja de Santa Maria in Monte Santo (Roma) em 1905.

Em 1915, quando a Itália entrou na Primeira Guerra Mundial, foi alistado como sargento do corpo médico e capelão militar dos soldados feridos que regressavam da linha de combate. Em 1921, o Papa Bento XV nomeou-o presidente da Sociedade para a Propagação da Fé. Em 1925 o Papa Pio XI nomeou-o Visitante Apostólico na Bulgária, elevando-o a Bispo pela Diocese de Areopolis. Escolheu como lema episcopal Oboedientia et Pax (Obediencia e Paz), que sempre conservou como lema pessoal. Em 1935, foi nomeado Delegado Apostólico na Turquia e Grécia.

Em 1953, além de Cardeal, foi nomeado patriarca de Veneza. Na sua permanência em França, Angelo recordaria mais tarde em tom de humor que quando uma mulher com vestes muito reduzidas entrou na sala em que ele se encontrava numa recepção, as pessoas da sala não olharam para ela, mas sim para ele, a ver se ele olhava para a recém-entrada.
Na sequência da morte do Papa Pio XII, Angelo Roncalli foi, com grande surpresa para si, eleito Papa em 28 de Outubro de 1958, na 11ª votação; tomou o nome papal de João XXIII (Ioannes PP. XXIII, pela grafia latina).

Um dos discursos mais célebres do Papa João XXIII é o que hoje é conhecido como "o discurso da Lua". Na noite de 11 de outubro de 1962, data da abertura do Concílio do Vaticano II, a Praça de São Pedro estava lotada de fiéis que, ainda que não compreendessem a fundo as mudanças teológicas do acontecimento, percebiam a sua força histórica, seu caráter importante e as dificuldades que surgiriam. A multidão pedia pelo Papa e João XXIII foi a compartilhar com esta multidão a sua satisfação pela abertura do Concílio; 2.381 bispos de todo o planeta haviam sido convocados. Embora com a saúde já bastante debilitada pelo câncer, João XXIII fez questão de dirigir as cerimônias.

Naquele momento em que dava uma nova direção à religião católica, João XXIII fez uma evocação à Lua: "Poder-se-ia dizer que até mesmo a Lua está com pressa esta noite... Observem-na, no alto, a observar este espetáculo...". Cumprimentou os fiés de sua diocese (o Papa é também o bispo de Roma) e o prosseguiu o discurso: "Quando vocês voltarem para casa, encontrarão suas crianças. Dêem a elas um carinho e digam: 'Este é o carinho do Papa'".

Conhecido como o "Papa Bom", João XXIII foi declarado beato por João Paulo II em 2000. Faleceu de câncer no estômago, após longa luta contra tal enfermidade, em 3 de junho de 1963. João XXIII foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 3 de Setembro de 2000 em cerimônia solene na Praça de São Pedro.

A Última Ceia de Cristo

Em Milão encontra-se a “Última Ceia de Cristo”, uma grande composição a fresco, pintada por Leonardo da Vinci, numa das paredes do refeitório do convento dominicano de Santa Maria delle Grazie. Leonardo, sempre inovador, utilizou tintas e técnicas experimentais que, infelizmente, não resistiram ao passar dos séculos. Esta obra foi muito danificada e sofreu diversas restaurações que conseguiram preservar alguns aspectos importantes da pintura original.
Clica na imagem embaixo para observares a fotografia da “Última Ceia de Cristo”.


Digam-me como está exposta a "Ultima ceia de Cristo" ? - Pergunto a quem nunca viu o Original..

Milão

Milão (em italiano Milano, em latim Mediolanum e em milanês Milan) é uma comuna italiana, capital da região da Lombardia, província de Milão, com cerca de 1.308.735 habitantes. Situa-se no vale do rio Pó e estende-se por uma área de 182 km2, tendo uma densidade populacional de 7.190 hab/km2. Situada nas planícies de Lombardia, a cidade de Milão tem aproximadamente 4.280.820 habitantes (estimativa 2006) em sua região metropolitana.

Em termos europeus, a área metropolitana de Milão cobre aproximadamente equivalente à de Paris com uma população de mais de sete milhões de habitantes. Esta área encontra-se com os critérios das áreas estatísticas combinadas (CSAs) dos Estados Unidos. Pela população, Milão é a segunda maior cidade italiana e a terceira maior área metropolitana da União Européia.

Halloween - Dia das Bruxas

O Halloween acontece nas noites dos dias 31 de Outubro que são geralmente celebradas com festas a fantasia, fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc., saindo de casa em casa pedindo doces (brincadeira de "trick or treat", "travessuras ou doces").
No dia 31 de outubro, uma de cada quatro pessoas com idades que variam de dezoito a quarenta anos vestem algum tipo de fantasia representando certo personagem.

Nota: Eramos 3 bruxinhas a passear por Milão e Bergamo. As três de calças, e camisolas iguais, todas na mesma vassoura (guarda-chuva)..
Á noite, chegou uma quarta e noite das bruxas ficou completa...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Outras...

- Casa do lago dos Pais do F. em Endine;
- Aldeia perto, aonde bebemos chocolate quente espesso com natas, em Lovere, perto do Lago d'Iseo..
- Mesquita (Explicação de como é e funiona uma mesquita);
- Lasagna caseirissima feita pela mae do F.
Divinal.. a Massa da lasanha, parecia feita de puré... fina, deliciosa e desfazia na boca..

Macacos Conhecidos

Frases sobre os nossos queridos macacos, em que nós as bruxinhas dizemos no dia-a-dia sem nos apercebermos. O nosso amigo "Oragotango"(tou a brincar) italiano, nos ouviu e achou muito engraçado..

Vai pentear macacos;
Tirar macacos do nariz;
Macaquinho de imitação;
Macaquinho do Chinês;
Macacadas;
Cada macaco no seu galho;
Macaquinho no sótão;
Vai chatear macacos; (Esta é minha!!ihihih)
Macacos me mordam (não é, Macacos me valham..)

Macaquinho de imitação
Realmente os macacos gostam muito de imitar os outros, mas é puro sentido de humor.

Cada macaco no seu galho
Esta ouve-se quando metemos o nariz onde não somos chamados. E aí pensamos: “Ups… Que eu já devia ter ficado quieta!!”Normalmente, o "galho" de quem diz esta frase está sempre acima do teu, tipo: "Você não tem capacidade para dirigir esta empresa como eu! Vai mas é para meu motorista! Cada macaco no seu galho!”

Vai pentear macacos
Ora aqui está uma frase muito pouco simpática de se ouvir e se já a ouviste é porque estavas a ser o que os americanos chamam “pain in the ass”! Não, ninguém vai querer que os penteies, vão querer que os deixes em paz!

É o fim da macacada
As pessoas costumam confundir isto com o "fim da picada". Xô, abelhas, xô!!! (Não Xo, não estão aí a passar abelhas, calma…”) Esta frase é nossa e sempre será!

Macaquinho no sótão
Fantasias cerebrais, normalmente descabidas, aparecem normalmente quando o teu namorado fica dias a chegar tarde do trabalho, a sair sem te dizer para onde vai. Não há necessidade destas coisas minha gente! “Oh amorzinho não tens nada que pensar essas coisas de mim, já te andaram a meter macaquinhos no sótão!”

Macacos me mordam
Quando dizes, ou ouves dizer, isto, é porque aconteceu qualquer coisa grave.Como por exemplo veres a tua fronha escarrapachada neste blog.“Mas para que é que eu estou a perder o meu tempo a ler estas coisas? Macacos me mordam!"

Macacos há muitos
Não sei qual expressão apareceu primeiro se “Macacos há muitos” se “Chapéus há muitos”, mas ambas significam que há muito para escolher, não há que perder tempo com aquilo que já não interessa ou perdeu o interesse.

Cada macaco com a sua macaca
Pode ser confundido com o cada macaco no seu galho, mas este é mais especifico e diz que realmente não vale a pena sonhar muito alto, tipo:“Oh pa! Eu sei que gostas muito da Isabel Figueira mas cada macaco com a sua macaca!”

Tirar macacos do nariz
Afinal qual é a semelhança??? Macacos??? Porquê insultar os macacos que são tão giros e divertidos? Limpar o salão! Não é muito mais simpático de se dizer?

Conclusão (escrito por mim, depois de tanta confusão, por terras italianas):
Para os tugas, não é fácil ser-se macaco primata, em que pentear é suposto na cabeça que desce para o nariz, para ser tirado, a fim de assistir a uma grande macacada no galho.
Eu não faço ideia qual é a macacada a aplicar aqui, contudo sei que, com mais ou menos macaquice, a verdade é que vamos macaqueando para a frente, e que cada macaco a mais ou a menos, faz diferença neste mundo de macacôncios na terra dos macacóides.

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

AMIGOS E AMIGAS:
No próximo dia 30 de Outubro comemora-se o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.
Assim, a Associação de Mulheres Mastectomizadas " AME e VIVA a VIDA " vai promover nesse dia uma acção de sensibilização alertando as todas mulheres para prática do auto-exame, realização de mamografias e consultas médicas periódicas, distribuindo nas 18 capitais de Distrito folhetos alusivos à doença.
Para simbolizar esse alerta convidamos todas as mulheres a vestir, no dia 30, uma peça cor-de-rosa no seu vestuário - DIA da MULHER ROSA - vamos colorir Portugal de Cor-de-Rosa.
Esta acção vai ajudar as mulheres na luta contra o cancro da mama e elege dois lemas:
- " Saiba o que lhe vai no peito"
- " Vamos acabar com o tabu do Cancro "

Na próxima 3ªfeira, dia 28 de Outubro, realiza-se uma conferência de imprensa ás 11h no Auditório da Junta de Freguesia Santo Condestável, onde estarão presentes sócias fundadoras, figuras públicas ( Fernanda Freitas; Mafalda Arnauth; aguarda-se a confirmação da Alta Comissária para a Saúde e outros convidados institucionais) para a apresentação desta acção solidária.
No dia 30, todas de cor-de-rosa, PLEASE!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Realmente nosso..


Os ventos que as vezes tiram algo que amamos,
são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar...
Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado
e sim, aprender a amar o que nos foi dado.
Pois tudo aquilo que é realmente nosso,
nunca se vai para sempre...

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Olhar e sentir..

Fico louca quando estou longe de ti
Tenho vontade enorme de te ver
Olhar para aquelas linhas delineadas
Sentir os teus olhos nos meus.

Sentir aquele teu calor abrasador
Que faz o meu coração pular
Sentir daquele abraço forte
O conforto e a segurança

Quando estou perto de ti
Tenho estranhas sensações
Os teus olhos já não são quentes
Calorosos como foram um dia

Sinto a crueldade no teu ser,
Sinto a distância entre nós
Cada vez maior, menos calorosa
Sinto aquele abraço que morre

Perguntas por outra pessoa,
Como se nada fosse,
E sinto uma facada nas costas
Suave, certeiro e doloroso

Se estás a tocar em alguém,
Mordo os lábios,
Só para não mostrar o fogo
Que arde dentro de mim

Por vezes, olho para ti,
E olhas-me com frieza,
Sinto uma barreira de gelo entre nós
Sinto um aperto no coração

Olho para outro lado, sem ser para ti
Digo que não pertenço a este sítio
Não quero estar aqui
Fujo como se foge de algo desconhecido...

Natal e Passagem do ano no Hinduismo


Os hindus também festejam o Natal, para grande alegria dos mais pequenos. Aliás, antes de mais, o Natal é para esta comunidade uma festa internacional das crianças. Existe o Pai Natal, monta-se o pinheiro, entoam-se cânticos e trocam-se prendas. Só não têm as refeições à base de bacalhau e peru assado porque são vegetarianos. E porque o Deus é um só, os nomes é que mudam, também montam o Presépio (quem quiser), afinal há que respeitar todas as religiões. Com sorte ficam as crianças que, à conta da dupla cultura em que são educados, podem usufruir de duas grandes festas. Enfeita-se a casa com luzes e fazem-se desenhos no chão à porta de casa com pós de várias cores. E no dia seguinte é o ano novo.

Apesar de se regerem pelo calendário lunar esta festa calha quase sempre nos finais de Outubro, princípios de Novembro Este ano, calhou celebrarem o Natal no dia 28 de Outubro e a passagem no dia 29 de Outubro. Contas feitas, ficam com um mês a mais de 3 em 3 anos, um pouco à semelhança do ano bissexto. E de acordo com a esta contagem lunar, os hindús já vão no ano 2065.

Nota: Foi numa casa de familia, reparei(ja tinha reparado) no simbolo (Suástica) marcado no chão, desta vez com pós, e velas acesas.. Por curiosidade, perguntei á senhora indiana.. "Para nós, hoje é Natal e amanhã passagem para o Ano 2066." Boa passagem de Ano.. - respondi eu.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Saudade...

Saudade é um sentimento muito estranho...
Nasce de repente, sem que sequer percebamos...
Quando nos damos conta, estamos tomados por ele...
Por mais que façamos força, não conseguimos nos livrar.

Saudade é uma palavra que só existe em nosso dicionário,
E sinceramente acho que não deveria existir...
Talvez assim não sentíssemos tantas saudades...
Talvez sentíssemos falta de alguém e só...

Mas simplesmente sentir falta não exprime o que sinto...
Meu coração está triste e deprimido,
Sentindo-se absolutamente abandonado,
Como se estivesse morrendo...

É isso, devo estar "morrendo de saudades"...
Por favor, me ajude!!!
Mate essa saudade...
Antes que ela me mate!!!

domingo, 26 de outubro de 2008

Bergamo..

Bergamo (Bèrghem em dialeto local) é uma comuna italiana da região da Lombardia, província de Bérgamo, com cerca de 113.143 habitantes. Estende-se por uma área de 39 km², tendo uma densidade populacional de 2838 hab/km². Faz fronteira com Azzano San Paolo, Curno, Gorle, Lallio, Mozzo, Orio al Serio, Paladina, Ponteranica, Seriate, Sorisole, Stezzano, Torre Boldone, Treviolo, Valbrembo. A cidade se divide em duas partes distintas, a Bergamo Alta e Bergamo Baixa.

Nota: Dia 30 de Outubro: Aí vamos nós. Eu, O.D, meu mano, R.M.. Aventurar por Bergamo, á procura da nossa mana de coração, que fugiu de Portugal com o seu principe encantado.
Bergamo fica entre Milão e Brescia.

sábado, 25 de outubro de 2008

Renault Roadshow vai animar ruas de Lisboa

Com a montagem do evento a ter início na próxima segunda-feira, cresce a expectativa em torno do Renault Roadshow Lisboa. Afinal, no “coração” da cidade de Lisboa, dezenas de milhar de pessoas vão assistir ao evoluir do monolugar com que Fernando Alonso venceu os dois últimos Grandes Prémios de Fórmula 1. Mas se a exibição do ING Renault F1 Team constitui o ponto alto do programa, também o envolvimento de alguns jovens pilotos portugueses com carreiras intimamente ligadas à marca promete animar o próximo dia 26 de Outubro.

A semana e meia do inédito ecoar do motor Renault F1 no percurso compreendido entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, ultima-se a complexa logística inerente à organização de um evento da natureza e dimensão do Renault Roadshow Lisboa. A caminho de Portugal já está a equipa do ING Renault F1 Team alocada ao evento, de modo a que, a partir da próxima segunda-feira (20 de Outubro), possa iniciar a montagem de uma imensa e complexa estrutura.

Mudança da Hora no sábado


Em conformidade com a legislação, a hora legal em Portugal continental: será adiantada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de Março e atrasada de 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 26 de Outubro.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Chegou a hora de recomeçar...

Certas vezes precisamos recomeçar do zero. Mas recomeçar do zero, não quer dizer voltar atrás e refazer tudo de novo, afinal, é impossível voltar no tempo... Esse recomeçar implica deixar para trás certos hábitos, certas pessoas e até mesmo a nossa maneira de levar a vida.
Não é fácil mudar, mas mudanças geram crescimento, experiências, amadurecimento. Não é necessário mudar quem eu sou! Mas é necessário aperfeiçoar-se!
Aventurar-se nas avenidas desconhecidas do seu ser, ser um eterno caminhante nos caminhos da existência...
Não podemos perder tempo, fazendo coisas para satisfazer os outros. A nossa felicidade depende da nossa satisfação e nosso tempo é curto e precioso demais para ser desperdiçado.
Para se recompor de uma queda, é preciso aceitar que derrotas virão, saber compreender que a vida não é tecida apenas de conquistas, e sempre lembra-se que podem violar seu corpo, mas nunca violar sua mente e suas emoções, ao menos que você permita isso...
Coisas que eu pensei ter deixado para trás... Assombram minha mente... mas eu não irei fechar meus olhos, e esconder a verdade dentro de mim..

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Nostalgia


Serenamente, a ouvir músicas antigas,
Olho pela janela e vejo o tempo cinzento,
Sinto a nostalgia no ar,
E as lágrimas encham-me os olhos.
Lembranças do que aconteceu,
Recordações que nos marcam,
Sonhos que rolam no dia-a-dia,
Sonhos á espera de serem possíveis,
Á espera de serem a realidade,
Pesadelos que queremos esquecer.
Querer viver todos os momentos,
Reflectir no meu ser,
E pensar em ser feliz.
Mas algo me diz para não desesperar,
Quando menos esperar, como dizem
Muita coisa vai mudar,
Muito água vai correr,
Muito se vai ouvir falar de mim
Muitas oportunidades virão
E o tempo não volta atrás…

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Ao convite de um amigo...

LANÇAMENTO na FNAC do Colombo
GESTÃO EMOCIONAL DE EQUIPAS de António Miguel, Ana Rocha e Oliver Röhrich
Prefácio: Prof. António Gomes Mota
Actualmente, a eficácia da gestão de equipas não depende exclusivamente das características inatas do gestor, nem da boa utilização de técnicas quantitativas. O que distingue um bom gestor de equipas são factores de ordem emocional e comportamental. Os domínios da comunicação, gestão do tempo, gestão de conflitos, motivação, gestão do stresse, coaching e teambuilding são pontos fulcrais para gerir uma equipa para o alcance de objectivos. Contudo, todos estes domínios podem ser falíveis, caso não exista ou escasseie a dimensão da Inteligência Emocional ao gestor de equipas.
A Inteligência Emocional revela-se de uma importância crescente. O autoconhecimento e o autocontrolo do gestor de equipas geram, na sua equipa, comportamentos mais positivos. Tais comportamentos podem traduzir-se em confiança, entreajuda, motivação e forte orientação para objectivos tendencialmente mais desafiantes e ambiciosos.
Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
•Gestão das emoções em ambiente de equipa; •Liderança e inteligência emocional; •A comunicação em ambiente de equipa; •Gestão do tempo e gestão de equipas; •Motivação de equipas; •Gestão do stresse e gestão de conflitos; •Coaching e Teambuilding.
Este livro analisa a gestão das emoções no ambiente de trabalho, em geral, e no ambiente das equipas de projecto, em particular. Contém muitos exemplos e casos reais ilustrativos, bem como questionários de auto-avaliação destinados a ajudar quem lidera equipas a consciencializar-se e a melhorar o seu desempenho.

17 de Maio de 2007 - LANÇAMENTO na FNAC do Colombo
DESAFIOS! Da Universidade à Empresa, Ana Rocha e Oliver Röhrich
Prefácio: Prof. António Gomes Mota
‘’Desafios! Da Universidade à Empresa’’ é um manual de apoio ao candidato que inclui todos os passos no processo de candidatura e selecção. Essencial a qualquer finalista ou recém-licenciado que deseja estabelecer o seu plano de procura de emprego e que quer preparar a sua actuação nas diversas etapas cuja complexidade é crescente, tais como: o curriculum vitae, as cartas de apresentação, os contactos telefónicos e presenciais, as entrevistas de emprego, os testes psicotécnicos, as provas de grupo e os case studies. Este livro surge de um projecto que se vem desenvolvendo há cerca de dois anos com alunos finalistas da ISCTE Business School através do PAIP (Programa de Apoio à Inserção Profissional) que pertence ao centro de Career Service (CRESP). Este livro contou com a participação activa e com o valioso contributo dos seus ex-alunos e ex-finalistas que se apresentam através de ilustrações e testemunhos. Os autores iniciaram há dois anos uma colaboração muito activa com a IBS na preparação dos seus finalistas para uma aproximação mais realista e positiva ao mercado de trabalho, através da explicação lógica do propósito das diferentes provas, dos exemplos e casos reais, na qualidade de especialistas experientes nas áreas do recrutamento e selecção, da avaliação psicológica e da formação comportamental.

António Miguel: Consultor e formador de Gestão de Projectos; Doutorado em TSI, MBA, Engenheiro e certificado PMP® pelo Project Management Institute.
Ana Rocha: Consultora em Recursos Humanos; Técnica de Avaliação Psicológica, Recrutamento e Selecção; Licenciada em Psicologia de Intervenção nas Organizações e do Trabalho.
Oliver Röhrich: Formador na área de Liderança e Desenvolvimento de Equipas; Licenciado em Gestão, Master em Coaching Sistémico e Master Practioner PNL.
Geuther-coaching
Jornal do Publico
http://www.ifp.com.pt
“É uma carreira que só agora em Portugal começa a arrancar, sendo a inovação das empresas um ponto de competitividade cada vez maior.” explica Dr. Oliver Rohrich.

Índia - Estado de Orissa

Mais de 60 mortos e 50 mil refugiados em violência contra cristãos
Mais de 60 pessoas morreram e 50 mil tiveram de abandonar as suas casas, na Índia, devido à violência de fundamentalistas hindus contra cristãos-

Os ataques sucedem, há dois meses, em especial no Estado de Orissa, onde uma freira foi incitada, por cinco mil mulheres hindus, a casar-se com o seu violador.

Casas e igrejas são destruídas, as linhas que delimitam os terrenos privados são retiradas, as terras ocupadas e divididas entre os agressores.

Os poucos cristãos que ficam nas aldeias são obrigados, sob ameaça de morte, a converter-se ao hinduísmo.

Para os que se recusam, há um castigo: são obrigados a profanar bíblias, a agredir cristãos e, nalguns casos, a beber urina de vaca, considerada «purificadora» para alguns hindus.

O padre Ajay Singh, um dos poucos a ter acesso aos campos de refugiados, descreveu que «os cristãos estão a ser tratados como animais».

«Recebem um cobertor por família, não existe qualquer sistema sanitário ou de higiene. Mais trágico é que nem sequer lhes é permitido rezar, estão constantemente a ser observados pelas forças de segurança», contou.

Um casal terá sido intimado a rejeitar a religião cristã, o marido aceitou mas a mulher, grávida de sete meses, recusou e pagou um preço: terá sido esquartejada pelos hindus.

Há relatos de pessoas, incluindo crianças, regadas com gasolina e incendiadas.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Mafalda Veiga (Lisboa)

Mafalda Veiga é a primeira convidada do ciclo de concertos Arena Alive, que arranca no Casino de Lisboa a 20 de Outubro.
A cantautora participa com os tons intimistas de "Chão", o novo trabalho, numa altura em que celebra 20 anos de carreira. Ao lado dos novos temas deverão estar, por isso, êxitos como "Pássaros do Sul", "Planície" ou "Tatuagens". A doçura da voz de Mafalda Veiga junta-se à poesia das suas composições, conseguindo juntar numa mesma plateia gente de todas as gerações.
O ciclo Arena Live prolonga-se até 31 de Dezembro e propõe espectáculos de músicos portugueses e estrangeiros dos mais diversos estilos. Incognito, Moodyman, Afrika Bambaataa, David Fonseca, De La Soul e Xutos & Pontapés estão entre os convidados. Sempre à segunda-feira, sempre com entrada livre.

domingo, 19 de outubro de 2008

lucy lu

Diz-me tu quantas amigas tens tu, ao pé de ti...
Diz-me tu,quantas rosas tens tu, no jardim,
Diz-me tu, quantos amores tens tu, no coração

Diz-me tu, onde vais tu esta noite?
Diz-me tu, aonde vais neste dia especial...
Diz-me tu, quantos anos fazes tu...

Que tenhas uma mega -festa,
Sejas a miuda mais linda deste mundo,
muitos miminhos, muitas prendinhas,
e muitos xi e megas corações

Parabéns, amiga Lu..

sábado, 18 de outubro de 2008

Centro Ismail

Crishna e Camilita Budhu vão realizar um espectáculo em conjunto com o Grupo Ekvat, precedido de um coktail de abertura.

Eu vou dançar duas novas músicas.
Uma é nova, vai ser estreada: Matiechem Bhangar;
Com as minhas colegas que já dancaram "Gouvllins", no Museu do Oriente.

21h – 21.30h – Ekvat
De seguida a actuação das dançarinas..

Missão

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Reencarnação:
Acreditas que somos eternos e a vida se estende além da morte? Acreditas em reencarnação?
Atribuis os sofrimentos actuais das pessoas a erros de uma vida anterior? Os castigos cometidos noutra vida?

Acontecimentos:
Como justificamos acontecimentos "injustos" como abortos espontâneos, mortes cruéis de pessoas que sempre foram bondosas ou sofrimentos constantes de quem nunca fez mal a ninguém na vida?
O que pensas de fenómenos como crianças com habilidades incríveis em coisas que nunca lhes foram ensinadas (e outros factos estranhos do género)?

Coincidências:
Acreditas nas coincidências? Acreditas no facto de alguém morrer num dia, e nesse dia, seja de que ano for, nasce uma pessoa?
Ás vezes, não sentes que aconteceu alguma coisa contigo, não agora, não quando eras criança, mas sim á muito tempo, noutra época, com outros trajes?


Dia 17 de Outubro é o Dia Mundial para a erradicação da pobreza e, à semelhança do ano passado, espera-se que volte a ser um grande momento de mobilização a nível nacional e internacional.

O desafio que fazemos é que na vossa comunidade, paróquia, colégio, centro social.... possam dinamizar uma acção Levanta-te, faz ouvir a tua voz entre as 21h de dia 16 e as 21h de dia 17 de Outubro.

http://pobrezazero.oikos.pt/levantate/index.html

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Festival de Luzes de Lakshimi, senhora do amor e da beleza

Lakshmi ou Laxmi é uma divindade do hinduísmo, esposa do deus Vishnu, o sustentador do universo na religião hindu. É personificação da beleza, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna. A deusa é sempre invocada para amor, fartura, riqueza e poder. É o principal símbolo da potência feminina, sendo reconhecida por sua eterna juventude e formosura.

Pode ser vista sentada sobre uma flor de lótus, ou segurando flores de lótus nas mãos, e um cântaro que jorra moedas de ouro.

Geralmente atribui-se a Lakshmi o símbolo da suástica (Suástica "virada à direita", forma decorativa hindu associada a Lakshmi), que representa vitória e sucesso. Apadma é o nome dado a Lakshmi, quando representada sem o lótus, ao sair do Oceano.

Papa João Paulo II

Papa João Paulo II (latim: Johannes Paulus PP. II, em italiano Giovanni Paolo II), nascido Karol Józef Wojtyła (Wadowice, Polónia, 18 de Maio de 1920 — Vaticano, 2 de Abril de 2005), foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana de 16 de Outubro de 1978 até a data da sua morte, e sucedeu ao Papa João Paulo I, tornando-se o primeiro papa não-italiano em 455 anos (desde o holandês Adriano VI, no século XVI) e o primeiro papa de origem polaca. Teve o terceiro papado mais longo da história do catolicismo, com 26 anos de pontificado.

Com mais de 26 anos, é o terceiro mais longo da história da Igreja Católica. Alguns números que se destacam são o de viagens pastorais fora da Itália (mais de 100, visitando 129 países e mais de 1000 localidades), cerimónias de beatificação (147) e canonizações (51), nas quais foram proclamados 1338 beatos e 482 santos. Se tornando, com seu carisma e habilidade para lidar com os meios de comunicação, o Papa mais popular da história.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Palavras...

Escrevendo a gente inventa.
Inventa um romance,
uma saudade,
uma mentira...
Escrevendo a gente faz história.
História de amor
Foi observando que eu aprendi a escrever:
sem nenhum pudor, sem pecado.
Minha letras não têm juízo
Escrevo pra espantar os demónios,
pra cativar os amigos,
pra esquecer os inimigos
Pra sentir o mundo,
pra seduzir a vida,
pra conquistar amores
Nas letras enxergo minha alma
Me aproximo de outras almas
Escrevendo sou feliz,
fico próxima das palavras.
Quando escrevo sou gente
O texto é a minha porção de Deus
Só aí ele existe,
O céu é uma página...

Adaptação texto flme Cazuza

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Festival em homenagem a Durga Puja, a grande mãe

A mitologia hindu é provavelmente uma das mais antigas do mundo. Seus primeiros mitos remontam a, talvez, 8000 anos e nasceram numa região conhecida como Vale do Indo (no atual Paquistão).

Desde que os primeiros tempos em que os humanos se sentiam protegidos dentro de uma caverna e sentavam em volta de uma fogueira, à vontade de contar os seus feitos para os demais, fez surgir a mitologia. Contar histórias sempre foi um dos principais passatempos dos seres humanos. Ainda hoje o cinema e os jogos de computador (RPG) são reflexos destas práticas.

O panteão hindu constitui uma tentativa formidável de criar máscaras pelas quais o ser humano tenta falar dos seus sonhos e medos.

A mitologia hindu inicia com o imanifestado (Adhinatha), que se manisfesta na trimurti Brahma,Vishnu e Shiva, unidade na pluralidade.

Na mitologia hindu incluem-se todas as possibilidades: deuses, semi-deuses, seres celestiais, anjos, demônios e vampiros cujas sagas e peripécias serviram desde antiguidade para alimentar o imaginário e os ideais do ser humano.

Apesar desta inegável multiplicidade, o hinduísmo não é tão politeísta quanto aparenta; tirar essa conclusão seria tão leviano como concluir, olhando para o santoral cristão, que o cristianismo é politeísta.

O hinduísmo, tem uma base filosófica dividida em dharshanas (pontos de vista), mas até certo ponto termina a lógica e começa o imaginário de difícil determinação.

Armas não conseguem cortá-lo,
fogo não pode queimá-lo,
água não consegue molhá-lo,
ventos não podem secá-lo...
Ele é eterno e tudo permeia,
sutil, imóvel e sempre o mesmo.
Bhagavad Gítá, II:23-24
Vale apenas ressaltar que, para os indianos não é mitilogia, é Fé. A fé cristã é também vista como mito para eles.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Amor sem dor...

Nosso Anjo Arcanjo , escreveu:
A dor do parto, traz o amor do rebento
A dor da partida, traz o amor do encontro
A dor da saudade, traz o amor do desejo
O amor não correspondido, traz dores indesejáveis

Amei-te como nunca amei ninguém,
Sofri como nunca sofri por amor,
nunca vou conseguir prender-me a ti
por isso, prefiro ficar com o meu anjo
e deixar-te seres feliz como mereces
daqui a um tempo, somos como dois amigos
O amor e a amizade andam lado a lado no mesmo caminho..

domingo, 12 de outubro de 2008

Saudades do meu puppie..

Cocker Spaniel
É um animal dócil e carinhoso, mas ao mesmo tempo carente. Necessita de alguma atenção e dedicação. É muito fiel ao dono e muito inteligente. É uma raça que não se dá bem com as aves, pois quando era de seu lugar de origem, na Inglaterra, era um caçador de aves.

Alguns afirmam que é um cão bravo, mas não é verdade. Depende de como o cão for criado. Como todo o cão, caso for criado sob stress, punições, espancamentos, ele (assim como qualquer outra raça) irá se tornar um cão estressado, podendo ficar bravo e morder outras pessoas e/ou outros animais. Alguns tem mania de morder, mas é so um jeito de brincar com o dono.

Sinto falta do meu Raid,
o que era, o mais de tudo para mim....
Meu cachorro de sempre,
meu fiel companheiro.
Que me fazia muita companhia
e não sentia tão sozinha!
Lembro tão bem dele, do focinho, dos olhos...
Saudades..

sábado, 11 de outubro de 2008

Palavras ditas...

'No mundo actual está se investindo cinco vezes mais em remédios para
virilidade masculina e silicone para mulheres do que na cura do Mal de
Alzheimer. Daqui a alguns anos teremos velhas de seios grandes e velhos de
pila dura, mas que não se lembrarão para que servem'
DR.DRÁUZIO VARELA

Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura...'
Fernando Pessoa'

sexta-feira, 10 de outubro de 2008


Na escuridão da noite,
nos olhares da lua,
na melancolia e tristeza do amor,
no amor não correspondido,
que faz doer sem se ver,
que misturas a tristeza com a alegria,
e a dor com a força,
que desbloqueias a minha fonte de inspiração,
que despertas as palavras soltas,
palavras que surgem na ponta da língua,
á espera de criar uma frase,
á espera de um sentido,
á espera de um sorriso,
com a finalidade de serem escritas ,
em algum folha em branco,
ou em algum sitio,
ou murmurar no ouvido de alguém...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

ESPECTÁCULO - MUNDO DO FADO

O Museu do Oriente acolhe, pela primeira vez em Portugal, Sónia Shirsat, a melhor fadista da Índia e o seu espectáculo Mundo Fado.
O espectáculo com um repertório que inclui, para além de fado, música indiana e goesa, conta com a participação especial de António Chainho, na guitarra portuguesa e Manuel Leão, na sitar.
Sónia Shirsat faz-se ainda acompanhar por Eduardo Rodrigues, na guitarra Portuguesa e Tiago Oliveira, na viola de fado. O espectáculo, que celebra as várias influências musicais de Sónia, conta ainda com a participação do grupo EKVAT da Casa de Goa nos coros e dança.
Sónia Shirsat, uma voz do Oriente com alma portuguesa, é mais uma prova de que o fado não tem fronteiras. Nascida em Goa, começa a cantar em público aos 7 anos mas o fado, presente na sua família há mais de duas gerações, sempre exerceu nela uma enorme influência.

Em 2003, a convite da Fundação Oriente, apresenta-se pela primeira vez em público para cantar fado e, desde então, nunca mais parou. Mais tarde, teve a oportunidade de se apresentar ao lado de António Chainho, que cedo percebeu a sua enorme vocação.
O seu palco habitual é o Hotel Cidade de Goa, em Pangim.
PREÇO: € 5,00

10 Outubro
AUDITÓRIO
21:30
MUNDO FADO – SÓNIA SHIRSAT
SÓNIA SHISHAT (VOZ), EDUARDO RODRIGUES (GUITARRA PORTUGUESA), TIAGO OLIVEIRA
(VIOLA DE FADO). CONVIDADOS: ANTÓNIO CHAINHO (GUITARRA PORTUGUESA), MANUEL
LEÃO (SITAR), GRUPO EKVAT (VOZES E DANÇA)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O tempo


'A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo:
Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais.'

Autoria: Mário Quintana
Enviado para mim: O.D.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Dias Nacional dos Castelos


Já fomos um país de conquistadores, que se protegia em fortificações e conquistava castelos. Testemunhos de uma história de quase mil anos, eles simbolizam o poder medieval e... o poder da memória.

Aproveite a proximidade do Dia Nacional dos Castelos (7 de Outubro) para conhecer melhor a nossa história e a nossa paisagem. Conquiste o seu tempo livre com os melhores preços da hotelaria (estadias até - 65% face ao preço de balcão) e parta à descoberta.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

BONS Velhos Tempos...

Abelha Maia: http://youtube.com/watch?v=F92Npd1x6E0

Calimero: 
http://youtube.com/watch?v=iE1fkAHAHgc

Tom Sawyer: 
http://youtube.com/watch?v=VIGP5zBa1v4

Dartacão: 
http://youtube.com/watch?v=iw-lmLSKJwU

Pica-Pau: 
http://youtube.com/watch?v=gDo1v3PHytU&feature=related

As Fábulas da Floresta Verde: 
http://youtube.com/watch?v=5fQsYbH5Wb8

Heidi: 
http://youtube.com/watch?v=tWbVqiFZUII

Panda Tao Tao: 
http://youtube.com/watch?v=XNsOrI46aMc

Ursinho Misha: 
http://youtube.com/watch?v=WNEAZm8s838

Clementtine: 
http://youtube.com/watch?v =ZyXRPYHqftk

A Corrida Mais Louca do Mundo: 
http://youtube.com/watch?v=qGxCTHhR4M4

A Formiga Atómica: 
http://youtube.com/watch?v=Er-eeJDWdNg

O Homem-Elástico: 
http://youtube.com/watch?v=xo5Llr868EE

Bananaman: 
http://youtube.com/watch?v=83B3Laghlkg

As Aventuras do Bocas: 
http://youtube.com/watch?v=QCcB9l80vuU&feature=related

Conan, o Rapaz do Futuro: 
http://youtube.com/watch?v=HNp04YnBqu0

As Misteriosas Cidades de Ouro: 
http://youtube.com/watch?v=9T9C1rnO8ng

Super-Homem: 
http://youtube.com/watch?v=fk7qucTiJwk

O Homem-Aranha: 
http://youtube.com/watch?v=SJV4KqK0LpY

Godzilla: 
http://youtube.com/watch?v=afYjFu-MjOc

The Lone Ranger: 
http://youtube.com/watch?v=0kj4OH_R0lo

He-Man: 
http://youtube.com/watch?v=jRo0HCQM9uo

She-Ra: 
http://youtube.com/watch?v=qI0UJCCbtDg

Flash Gordon: 
http://youtube.com/watch?v=o7ZukGJsi4c&feature=related

Ulisses 31: 
http://youtube.com/watch?v=vxlNw-vz7l8

Transformers: 
http://youtube.com/watch?v=HKt4siljkUc

Thundercats: 
http://youtube.com/watch?v=UWLMGi7x3Bc

Centurions: 
http://youtube.com/watch?v=5jWrNAPxV3A

Os Defensores da Terra: 
http://youtube.com/watch?v=s6Gr_sCSYqQ

Bombardeiro X: 
http://youtube.com/watch?v=ExC6OEQazrc&feature=related

Stingray: 
http://youtube.com/watch?v=E06cNv55jTs

Terrahawks: 
http://youtube.com/watch?v=1hgHvOH9mJA

Zé Gato: 
http://youtube.com/watch?v=R8vmyTUWQEk

Duarte & Cia.: 
http://youtube.com/watch?v=7iyrn_LJebc

O Tal Canal: 
http://youtube.com/watch?v=gcAOYbYL3fI

TV Rural (A pérola onde se baseou o Herman José): 
http://youtube.com/watch?v=gFLnrWPw8Bk&feature=related

Gente Fina é Outra Coisa: 
http://youtube.com/watch?v=IzCVQ0IFxls

Tieta: 
http://youtube.com/watch?v=QbsNc0l-YHk&feature=related

Guilherme Tell: 
http://youtube.com/watch?v=R879_8Qhl0c

O Vagabundo: 
http://youtube.com/watch?v=bHjkLY3y9lE

Praia da China: 
http://youtube.com/watch?v=ceiEnbOb_jE

Twin Peaks: 
http://youtube.com/watch?v =7oDuGN6K3VQ&feature=related

Jogos Sem Fronteiras: 
http://youtube.com/watch?v=AX9hycR47Ig


Publicidade:

- Fantasias de Natal: 
http://youtube.com/watch?v=KOUGIj1Bz6U

- Bombocas: 
http://youtube.com/watch?v=QlxlfchN8lQ

- Restaurador Olex ('um preto de cabeleira loira ou um branco de carapinha não é natural'. Lindo, ha, ha!): 
http://youtube.com/watch?v=hAPes7l87os

- Pasta Medicinal Couto: 
http://youtube.com/watch?v=K66Q72sCOCw

- Licor Beirão: 
http://youtube.com/watch?v=AxQNSej1qAw

- Planta (o anúncio com a 'Lambona'): 
http://youtube.com/watch?v=wcaFAhVAqw8

- Bic Laranja, Bic Cristal: 
http://youtube.com/watch?v=hhI3ibqfjhA

- Capri-Sonne: 
http://youtube.com/watch?v=CaJLAmT7iVM&feature=related

- Corneto: 
http://youtube.com/watch?v=l-vruoEU_x0

- Papa Cerelac: 
http://youtube.com/watch?v=ENtOFUgKhIs

- Nescafé: 
http://youtube.com/watch?v=mZisr3rfpME&feature=related



e para o final... Vitinho: 
http://youtube.com/watch?v=maWsN_XsamQ

domingo, 5 de outubro de 2008

Implantação da República

Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia.

No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país: o rei reinava a vida toda.
No entanto, as vantagens de uma forma de governar diferente eram vistas como boas. Seria um sistema diferente: uma república.

As repúblicas têm dirigentes eleitos por períodos de tempo mais curtos, e o controlo do poder parecia mais eficaz.

Por tudo isto, grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República, como vinha acontecendo noutros países da Europa.

Isto aconteceu a 5 de Outubro de 1910. A República foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado.

O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio.
O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga. Clica aqui para saberes quem foram os Presidentes portugueses.

sábado, 4 de outubro de 2008

Dia Mundial do Animal


O dia mundial do animal, 4 de Outubro, celebra-se desde 1930 em mais de 45 países.
Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem às mãos humanas.

Cães, gatos, aves, porcos, vacas, répteis, cabras, ovelhas são explorados sem que muitas vezes nos apercebamos. A melhor homenagem que podemos prestar a estas inocentes vítimas é transmitir a mais pessoas o que realmente acontece em laboratórios, matadouros, circos, rodeios, etc, para que elas boicotem o que estiver envolvido no sofrimento animal. Já pensaste no bom que seria no futuro festejar-se o dia do animal e já não existir a tortura massiva que faz parte da actualidade? Pensar que os animais já não eram explorados e que os seus direitos (proclamados pela UNESCO em 1978) eram devidamente respeitados? Utópico...? Pode ser um futuro próximo. E se gostas de animais, podes tomar uma parte activa e contribuir para que este futuro se aproxime.

Nos últimos anos, associações de defesa animal (como a LPDA - Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais) têm organizado eventos e campanhas de adopção para comemorar o dia mundial do animal.

Lembra-te, não só no dia mundial do animal, como todos os dias, que os animais não se podem defender sozinhos e que muitos são os crimes a que são submetidos sem a menor piedade. Nunca deixes de ajudar um animal que precise, ele ficar-te-á grato para toda a vida!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Gandhi

Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") (2 de Outubro de 1869 - Nova Déli, 30 de Janeiro de 1948) foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O "Mahatma"Gandhi, cujo o verdadeiro nome era Mohandas Karanshand Gandhi, foi líder de 250 milhões de hindus, que sempre viram nele a encarnação viva de todos os ideais do povo e da dignidade nacional. Nenhum homem jamais logrou reunir ao redor de si, um número tão grande de adeptos dispostos a darem a vida pelo guia espiritual. Mohandas Karamshand Gandhi nasceu em Cathiawar, província de Bombaim, em 2 de outubro de 1869. Filho do primeiro ministro do Estado onde nasceu, foi educado por um nrâmane. Ficou noivo aos 8 anos e casou-se aos 12 anos. Aos 17 anos entrou para a Universidade de Alimedab, onde começou a falar como um perfeito advogado londrino.
Em 1891 voltou para a Índia e instalou-se em Bombaim com escritório de advocacia, transferindo-se em seguida para a África do Sul, onde foi devoto na luta contra a defesa da colônia indiana, a qual todos os direitos civis eram negados, inclusive o de permanência. Instalou-se novamente em Bombaim, aonde consagrou a luta pacífica pela independência do seu país da Inglaterra, inaugurando em 1920 a campanha da não violência e não cooperação. O movimento espalhou-se rapidamente e Gandhi recebeu o título de de Mahatma que significa "Grande Alma ". "A não violência é o artigo número um de minha fé e é também o último artigo de meu credo." Preso e condenado em 1930, Gandhi iniciou a campanha da desobediência civil baseada nas idéias de Tolstoi e Rosseau. Chegou ainda, descrever a si mesmo como uma "espécie de anarquista" e planejou uma sociedade descentralizada, baseada em aldeias e comunas independentes. Por conseqüência desta campanha foi preso novamente. Já em liberdade, assinou em 1931, com o vice-rei da Índia o Pacto de Delhi, pelo qual grande parte do serviço administrativo do país passava para as mãos dos nativos. Preso novamente em 1933, foi solto em 1934 devido ao seu longo jejum de protesto contra a maneira que vinham tratando os intocáveis. Após o jejum, Gandhi renunciou a liderança do Congresso Indiano e retirou-se para Sanagram. Conseguindo a independência da sua pátria em 1946, depois de lutar durante 50 anos, dedicou-se a pacificação dos dois grupos religiosos - o Muçulmano e o Hindu - sendo meses depois assassinado quando dirigia-se a um comício de oração. A morte de Gandhi nas mãos de Nathuram Vinayak Godse, um brâmane hindu que não aprovava a ação de Gandhi por ela favorecer a convivência e o entendimento entre muçulmanos e hindus. feriu e impressionou profundamente a Índia. O falecimento de Gandhi é mais do que uma tragédia nacional. Para milhões de indianos é o pensamento de um "Deus".

Gandhi compreendeu que o mundo contemporâneo caminha para um obvio: o amor ou a destruição. Ele confirmou a possibilidade de uma sociedade nova, mas condicionou sua vida à renovação interior do homem. E atuou neste sentido em seu vastíssimo e multiforme empenho,convencido de que um homem, mesmo só, com o tempo, pode mudar o mundo. Era o único, em campo civil, anunciando e repetindo, com incansável perseverança, e numa época de sofrimento, as verdades básicas da salvação: verdades "antigas como as montanhas", mas sempre carregadas de formidável poder revolucionário. Antes, e mais que liberdade política da Índia, preocupava-o a liberdade interior do homem, entendida como libertação do egoísmo, da avareza, do ódio, do medo, de todas as paixões que reduzem o espírito dos homens à escravidão e conduzem os povos a sangrentas lutas.

Nota: Em Madurai, fui ao Museu do Gandhi. Coisas muito interessantes. Roupas e sandálias originais em exposição, será??

Coração...


Meu coração pede palavras,
pede para ser entendido...
Preso na escuridão,
tento distanciar-me da solidão,
meus olhos mortos
reflectem um coração partido...
Amor, palavra tão bela e mortal...
Um amor profundo de um coração cansado...
Há mistérios que não foram feitos
para serem entendidos e sim aceitos...
assim como a fé em Deus
e um sentimento
chamado amor...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Outubro

MÊS: OUTUBRO
FLOR: COLOMBINA, ERVA-POMBINHA, SOLDADOS, AQUILÉGIA
FADA: CLAIRE

A aquilégia é uma flor muito bela, pois possui o formato de um sino. A fada Claire é descrita como sendo uma menina de suave movimento e que gosta muito de dançar. Mantêm o olhar sempre atento e uma expressão serena, símbolos de sua timidez e de sua ternura. Ela gosta que recitem o poema:

“De todas as fadas”.
Que começam com C,
Vamos eleger uma.
Ah...E veja se acertas!
Está a saudável calêndula,
A campainha trepadeira,
O crisântemo, a gramínea
E a columbina, a mais bela bailarina.
Sim, Columbina é a eleita!
E ao seu lado toca flauta um elfo,
Uma doce melodia para seus pés ligeiros
Que dançam entre as flores
De meu jardim belo e soberbo.