Meus outros blogs:

quinta-feira, 27 de março de 2014

O Dia Nacional do Dador de Sangue

O Dia Nacional do Dador de Sangue comemora-se a 27 de março, com o objetivo de reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes de todo o país.
Com a institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue através da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/86, passou-se a reconhecer e a salientar o valor social e humano da dádiva de sangue, desmistificando, informando e promovendo a sua prática junto da população em geral.

Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) tem-se assistido a uma quebra nas doações de sangue nos primeiros meses deste ano, o que está a afetar as reservas do país, pelo que o IPST apela aos dadores que possam contribuir, sobretudo os que não o fazem há mais de um ano ou aos novos dadores, reforçando a necessidade de continuidade das dádivas, de forma a não comprometer as reservas de sangue durante todo o ano.
Em 2013, o IPST conseguiu recolher 208.629 unidades de sangue, devido ao aumento de colaboradores no terreno e também pelo impacto da criação da plataforma “Dador”, que contribuiu para o aumento das dádivas, com a ajuda de uma aplicação para telemóvel, uma para Facebook e um site nos quais se encontram informações sobre o estado da reserva nacional de sangue, os grupos sanguíneos mais procurados no momento e os locais onde se podem realizar as dádivas.

Dar sangue é um ato de cidadania totalmente voluntário.
Podem dar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos. A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

segunda-feira, 24 de março de 2014

O Dia Mundial da Tuberculose

No dia 24 de Março assinala-se O Dia Mundial da Tuberculose, definido em 1982 pela Organização Mundial de Saúde e pela União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares, em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, em 1882, por Robert Koch.

Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar a população e aumentar a consciência sobre a epidemia mundial que é a tuberculose, assim como reforçar os esforços para eliminar a doença.

Apesar de ser uma doença curável, com diagnóstico atempado e tratamento seguido à risca, anualmente são portadores de tuberculose cerca de 15 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 9 milhões de novos casos e levando à morte de 1,7 milhões de pessoas.

Embora a tuberculose seja especialmente frequente e grave nas zonas em que as populações têm maiores vulnerabilidades e carências sociais e dificuldade no acesso à medicação, continua a ser um grave problema de saúde nos países desenvolvidos, dada a existência de um número crescente de pessoas nas quais o sistema imunológico está comprometido, quer pelo uso de fármacos imunodepressores, quer pelo abuso de drogas, ou por sofrerem de VIH / SIDA.

Em Portugal, no ano de 2012, segundo dados provisórios da Direção Geral de Saúde, foram diagnosticados 2480 casos de tuberculose, incluindo novos casos (2286) e retratamentos.

Este ano, no nosso país, várias associações irão realizar ações conjuntas, de forma a sensibilizar a população para a problemática da tuberculose, nomeadamente da tuberculose infantil, que representa pelo menos 1 milhão dos 9 milhões de casos diagnosticados em todo o mundo, por ano.


quinta-feira, 20 de março de 2014

Dia Mundial da Saúde Oral

No dia 20 de Março comemora-se o Dia Mundial da Saúde Oral, organizado pela Federação Dentária Internacional (World Dental Federation - WDF). “Celebrando Sorrisos Saudáveis” foi o tema escolhido para este ano dar mote às atividades a realizar nos cerca de 50 países que se juntaram a esta iniciativa.
A comemoração desta data pretende aumentar a atenção dedicada à Saúde Oral, através da sensibilização e educação das pessoas, famílias, comunidades e governos no sentido de serem tomadas medidas para reduzir a incidência das doenças orais, como a cárie dentária, as doenças gengivais e o cancro oral.

Paralelamente ao reforço geral das atitudes preventivas, como a importância da manter a saúde da boca durante toda a vida, com os hábitos corretos de higiene, de alimentação e de vigilância adequada, são habitualmente realizadas diversas ações para grupos específicos da população, nomeadamente nos equipamentos escolares/ educativos, promovendo a informação e comportamentos saudáveis junto das crianças e dos jovens.

sábado, 15 de março de 2014

As melhores frases dos Clientes... (Centro de Atendimento ZON TV CABO)

- " A minha mulher não saiu de casa à espera que a viessem montar!"
____________
- "O senhor tem computador?"
- "Tenho sim...  tá ao fundo da escada!   É o da água ou o da luz?"
____________________
"Boa tarde! Era para activar o meu desqualificador."
_____________________
"Bom dia! Eu quero ter o canal sexual em minha casa..."
_____________________
 "Era para saber se já tinham motivado a minha tvbox!"
_____________________
Uma cliente: "Atão vieram cá montar a minha vizinha de cima e não me montaram a mim porquê ?!"
_____________________
"Era só para dar o número do pib para descontar no banco."
_____________________
Uma cliente: "Era só para dizer que já me montaram... Aliás, acabaram mesmo agora de me montar, e por acaso fiquei muito satisfeita... fiquei mesmo, o que é foram-se logo embora sem me sintonizar os canais..."
____________________
 "Era só para activar a TVSporting..."
_____________________
Uma cliente: "Pois ... realmente montaram-me lá em cima e depois montaram-me em baixo e quanto a isso tudo bem. Só não gostei foi que me riscassem o chão todo!!!"
____________________
"Tenho a Superbox ligada"
_____________________
"Queria desistir da playbox"
_____________________
Despiste técnico:
Assistente: "Desligue e ligue a powerbox e já deve ficar a funcionar "
Cliente:  "Já fiz e não dá nada !"
Assistente : "Depois de ligar a powerbox, que luzes é que tem acesas ?"
Cliente:  A da sala e a da cozinha, porquê, faz interferência?"
________________
Assistência Técnica rede móvel:
- O Sr. quer que eu tire o chispe?
____________________
Olhe, queria saber se já tenho o room service activado.
_____________________
Olhe, só liguei para dizer que se alguém me ligar pode deixar mensagem, porque agora vou desligar o telemóvel.
_____________________
Não tenho fax, eu quero é que me envie um fax por carta.
_____________________
Menina, queria que o meu número não aparecesse nos retrovisores dos outros telemóveis.
_____________________
Cliente: Olhe, queria alterar o meu tarifário para Hamburger Life.
_____________________
 Cliente: Fiz uma chamada para outra pessoa e tiraram-me dinheiro do telemóvel. Mas então sou eu que pago?
_____________________
 Assistente: A senhora deverá ligar o número do serviço para ouvir as suas mensagens .
Cliente:  Ligo para esse número e peço para falar com quem?
_____________________
[dificuldade em captar rede]
Assistente:   Experimente retirar a antena e voltar a colocá-la.
Cliente: Nem pensar! A antena vem agarrada e depois parto isto tudo...  Dava cabo da minha vida.
_____________________
Cliente brasileira: Ponham um sambinha na música de espera!  Estes fados são horríveis!
_____________________
Cliente: Queria saber se o meu número está conferencial ou não...
_____________________
[indicação de teclado bloqueado e de rede disponível]
Cliente: O meu telemóvel tem um garfo e uma colher no visor...
Assistente: Qual é a marca e o modelo do seu equipamento?
Cliente: É um Inox 510.
_____________________
Cliente: Que quer dizer isto... chamadas de emergência?
Assistente: Significa que o telemóvel da senhora não tem rede neste momento
e só pode fazer chamadas de emergência.
Cliente:  Ai, que alívio! Pensei que era para ligar para o Hospital. Estava aflita a pensar quem é que estaria nas emergências.
____________________
Cliente: Estou aqui com um problema no meu telemóvel...
Assistente: Qual é exactamente a situação?
Cliente:  É que não me lembro do ping e o que é pior é que perdi o pum...
_____________________ 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Dia Mundial do Sono

O Dia Mundial do Sono, que este ano se assinala no dia 14 de Março é promovido pela World Association of Sleep Medicine e tem como objetivo alertar as populações para os danos provocados por problemas do sono, como a apneia do sono, a insónia, o bruxismo, entre outros, através da informação e sensibilização para a sua prevenção e tratamento.

O sono é uma função vital necessária à manutenção de um bom estado de saúde, dado que contribui para a recuperação física e psicológica do organismo.
A quantidade de sono que um indivíduo adulto necessita diariamente para manter um nível de funcionamento adequado é variável. A maioria dos indivíduos necessita de dormir entre sete a nove horas por dia, mas há quem se sinta restabelecido após quatro a cinco horas de sono, e há quem necessite de dez horas.
Assim, considera-se que a quantidade de sono ideal para um indivíduo é o número de horas que esse indivíduo necessita de dormir para acordar física e psicologicamente recuperado.
Períodos de sonolência diurna, irritabilidade ou diminuição da concentração e da produtividade podem ser sinais de sono insuficiente ou de sono de má qualidade.

quarta-feira, 12 de março de 2014

sopa de hortícolas

Sabia que…
A Sopa é um dos pratos mais nutritivos, versáteis e económicos?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de, pelo menos, 400 g de fruta e hortícolas por dia, por isso a sopa de hortícolas, deve ser diariamente consumida ao almoço e ao jantar, permitindo a ingestão de nutrientes reguladores, como a fibra, vitaminas, minerais e água, associados a um baixo valor calórico.
Que tipos de sopa?
As sopas podem ser classificadas do ponto de vista gastronómico e do ponto de vista nutricional.
Ponto de vista gastronómico:
– Sopas: resultam da cozedura em caldo de vários ingredientes para formar uma base triturada à qual podem ser adicionados alimentos cortados em pedaços;
– Caldos: resultam da cozedura de carne, peixe, marisco ou legumes. Os elementos sólidos são retirados após a cozedura. Pode adicionar-se massa ou arroz formando as canjas;
– Cremes: são uma sopa cujos ingredientes se encontram todos triturados;
– Aveludados: resultam da junção de um farináceo (exemplo: farinha de trigo ou arroz) a um caldo (de legumes, carne ou peixe). Em cozinha também designa um molho básico, claro e quente, de carne ou peixe, com diversas aplicações. Na sua base é usado um preparado de culinária simples, composto por partes iguais de manteiga clarificada (ou outra matéria gorda como natas) e de farinha.
Ponto de vista nutricional:
– Sopas: resultam da cozedura em água de diversos alimentos que podem, ou não, ser triturados. São nutricionalmente mais completas que os caldos por conterem fibras, além de todas as vitaminas e minerais;
– Caldos: líquido onde se cozem diversos alimentos que são retirados após a cozedura. São mais pobres em fibra do que a sopa, contudo podem fornecer diversas vitaminas que se dissolvem na água;
– Sopas ricas: são sopas às quais se adicionam alimentos como carne, peixe, marisco, ovos ou queijo, sendo normalmente servidas como prato principal (ensopados, caldeiradas, jardineiras).

Qual a importância da sopa?
A sopa, se confecionada de forma adequada, é uma importante fonte de:
– Vitaminas: contribuem para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo, regulando muitos processos que nele ocorrem;
– Minerais: importantes para a conservação e renovação dos tecidos e para o bom funcionamento das células nervosas;
– Fibras: participam na regulação do organismo, nomeadamente no controlo da glicose e colesterol sanguíneos, do trânsito intestinal e do apetite;
– Água: é essencial para a regulação do trânsito intestinal, proteção de tecidos e órgãos, transporte de nutrimentos e manutenção da temperatura corporal.

A sopa tem muitas vantagens:
– Aumento da digestibilidade dos alimentos que contem, o que facilita a digestão e absorção de nutrientes;
– Manutenção das características nutricionais dos alimentos, uma vez que a cozedura é feita a baixas temperaturas, não havendo degradação dos nutrientes;
– Aproveitamento dos nutrientes que se dissolvem no caldo durante o processo de cozedura;
– É de fácil confeção, conservação e consumo;
– Diminuição do apetite, em especial pelo elevado teor em água e fibra e também pela temperatura a que normalmente é consumida (quente);
- Quando consumida ao início da refeição diminui a quantidade de alimentos ingerida no prato principal. Uma vez que promove a saciedade, a sopa contribui para um melhor controlo do peso corporal;
– Colabora na prevenção de diversas patologias, nomeadamente as doenças cardiovasculares, alguns cancros, diabetes e obesidade;
– Facilita a ingestão alimentar para indivíduos com dificuldades de mastigação;
– Facilita o consumo de diversos hortícolas na mesma refeição;
– Pode constituir o prato principal de uma refeição se for enriquecida com alimentos fornecedores de proteína e alguns cereais.

Fonte: Associação Portuguesa dos Nutricionistas (www.apn.org.pt)
*As informações e/ou os conselhos disponibilizados não substituem o parecer/opinião do seu Nutricionista  e/ou Médico.

segunda-feira, 10 de março de 2014

sexta-feira, 7 de março de 2014

Dia da Mulher, um beijo, um carinho, um abraço

Dizem que tudo o que procuramos, também nos procura
e que se pararmos quietos, nos encontrará.
É algo que há muito tempo nos espera...
Quando chegar, não te movas. Descansa.
Tu vais ver o que acontece em seguida.
Eu tenho de escolher 19 mulheres (que deixaram algo de positivo na minha vida)
e aquelas que eu acredito que gostariam de participar deste Círculo.
Eu acredito que se esse grupo de mulheres se reunisse numa casa, nada seria impossível.
Espero que os meus abraços, gestos de gratidão e amor lembrem como tu és especial!
Não há nenhuma outra mensagem além desta.
Tenta não quebrar o ciclo.

Faz um desejo antes de leres o próximo parágrafo.
"Desejo que hoje experimentes a paz dentro de ti,
que confies que estás exactamente onde deves estar,
que não te esqueças das infinitas possibilidades
que nascem da confiança em ti mesma e nos outros,
que utilizes os dons que recebeste
e que transmitas aos outros o amor que recebeste.
Espero que estejas feliz contigo mesma por quem tu és."

Deixa esta sabedoria penetrar no mais ínfimo de ti
e deixa a tua alma cantar, dançar e amar livremente.
Ela está aí para cada um de nós.
Tu verás porquê!

"CARPE DIEM"

segunda-feira, 3 de março de 2014

Eros Passarinha

28-bom dia, sátira
27-it doesn´t matter where i am. Or where anybody is. It´s fine for u, marilu you go now, after wash your passarinha!
27-bom dia mascara de todas as emocoes
26-Bom dia, recife da ternura
25-Bom dia, elogio da cueca
24-Bom dia, coral dos amores
23-bom dia, camarada 74
22-Bom dia, comedia da vida
21-Bom dia, alvorada das passarinhas
20-Bom dia, camarada de Abril
19-Bom dia vera lux
18-Bom dia, falésia dos tomates
17-Bom dia, encosta dos grelos
16-Bom dia baia dos frangos
15-Bom dia, Ovelha da Nazaré
14-Bom dia, amor
13-Bom dia, alegria do dilúvio
12- Bom dia, baia dos prazeres
11-Bom dia, chuva marota
10-Bom dia, bonança
9-Bom dia, verso que chega tão descarado
8-Bom dia, sabatina
7-Bom dia, Santa Rita caganita
6-Bom dia,Pantera foliona
6-Vista o bikini! o Verão chegou.
6- Bom dia, alma mundi
5-Bom dia, leontina da caridade dos anjos
4-Boa noite, paragem da bobagem
4-Bom dia, amorzão
3-Bom dia, tratado de amor
2-Bom dia, vida que teima em esperança renascida
1-Bom dia, astro luminoso