Meus outros blogs:

quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Caso austriaco de sequestro...

Natascha Kampusch (Viena, 17 de fevereiro de 1988) é uma garota austríaca que foi seqüestrada quando tinha dez anos de idade em 1998, permanecendo sob custódia de seu raptor por mais de oito anos, até sua fuga em 23 de agosto de 2006. O caso foi descrito como um dos mais dramáticos da história criminal da Áustria.

Natascha deixou sua residência no distrito vienense de Donaustadt dia 2 de março de 1998 para ir à escola, mas não voltou para casa. Inicialmente foi levantada a hipótese que o desaparecimento fosse fruto de discussões da criança com sua mãe, Brigitte Sirny. Todavia, testemunhas declararam ter visto Natascha subir num microônibus de cor branca. Intensas buscas foram levadas a cabo em seguida, não obtendo êxito.

Em 2001, um político da região da Estíria, Martin Wabl, acusou a família da menina de cumplicidade no caso. A polícia federal austríaca, entretanto, não encontrou nenhuma prova para tal afirmação.

Em agosto de 2006, Natascha aproveitou-se de um momento de distração de seu seqüestrador para escapar; na fuga, pediu ajuda a uma mulher, que avisou as autoridades. A garota foi identificada por uma cicatriz no corpo, bem como por seu passaporte, deixado no porão do cativeiro, onde ficou, durante todos os anos, em poder do criminoso.

Assim que o raptor, de 44 anos de idade, Wolfgang Priklopil, soube que a polícia o estava buscando, matou-se, saltando na linha de um trem de subúrbio em Viena.

O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Natascha Kampusch.Após a fuga, Natascha recebeu acompanhamento psicológico, demonstrando fortes sinais de simpatia e afeto por seu seqüestrador, o que foi diagnosticado como síndrome de Estocolmo.

sábado, 18 de novembro de 2006

Francesco Alberoni

O médico e filósofo Francesco Alberoni nasceu em 1929, em Piacenza, na Itália. Considerado um dos nomes mais importantes da moderna sociologia na Europa, tornou-se conhecido em todo o mundo com a sua teoria do estado nascente, dos movimentos coletivos, do enamoramento e do amor. Professor da Universidade IULM, de Milão, introduziu novas problemáticas e sugestões à pesquisa sociológica. Ao todo, já lançou 17 livros:
-enamoramento e Amor;
-A Amizade;
-O Erotismo;
-O Altruismo e a Moral;
-Génese;
-Os Invejosos;
-O Voo nupcial;
-Valores;
-O Optimismo;
-Amo-te;
-O Primeiro Amor;
-Tenham Coragem;
-As nascentes dos sonhos;
-A esperança;
-Saber decidir;
-O mistério do enamoramento;
e o ultimo, no qual fui á apresentação na embaixada de Itália:
-Sexo e Amor.

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Juntos ao luar


Nicholas Sparks é um dos maiores romancistas da actualidade. E após o livro "Quem Ama Acredita" e da sua sequela "À Primeira Vista", o autor chega com mais uma bela história de amor.

Esta conta a difícil história de amor de John e Savannah, dois jovens que se conhecem por obra do destino e que pelo mesmo se vêem perante decisões de vida muito complexas. Devido à sua carreira militar, John vê-se separado da mulher da sua vida, Savannah. Deverá a jovem protagonista seguir a sua vida, lembrando para sempre a noite de lua cheia que passaram juntos, ou deverá esperar pelo seu grande amor? Conseguirá o amor destes jovens resistir a esta separação? Uma história maravilhosa, marcada pela força do amor e pelas partidas do destino.

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Dia Mundial dos Recordes

Para comemorar o Guinness Day (o Dia Mundial dos Recordes), que é celebrado em todo mundo em 9 de novembro, a Ediouro traz ao Brasil o homem mais alto do planeta. Ele é chinês, tem 55 anos e mede nada menos que 2,36m. Xi Shun cumprirá extensa agenda, que inclui visitas a livrarias para autografar o "Guinness World Records 2007", que está sendo lançado pela Ediouro. O chinês gigantão nasceu na Mongólia Interior, província situada no norte da China, e foi criado no campo. "Antes eu queria ser 'normal', mas agora estou satisfeito", costuma dizer Xi quando perguntado como se sente sendo tão alto.

Por conta de sua estatura, tornou-se jogador do time de basquete do Comando Militar de Shenyang, em 1973, mas tempos depois foi obrigado a parar de jogar por causa de reumatismo. Em 1975, voltou a trabalhar como pastor em sua cidade natal, Chifeng.

O chinês, que vive em uma casa especialmente construída para ele, em sua cidade natal, Chifeng, entrou para o Livro dos Recordes após ser submetido a uma bateria de exames físicos e mentais, em janeiro de 2005. Médicos do Hospital Municipal de Chifeng comprovaram que Xi cresceu naturalmente e não sofre de nenhuma enfermidade, o que garantiu o recorde.

Só para se ter idéia do tamanho do gigante, só a bengala que o chinês usa para se apoiar mede 1,30m. Outra medida impressionante é a altura do pé direito de sua casa: mede 5 metros!
Hospedado numa suíte presidencial, Xi Shun precisou de algumas adaptações no hotel em que ficou, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. A cama de casal king size teve que se somar a uma cama de solteiro na horizontal para dar o comprimento necessário ao gigante chinês.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Festival Internacional de Chocolate (Óbidos)


Um mercado tradicional de frutas e legumes em chocolate e esculturas coloridas de personagens de banda desenhada e cinema, como Tintim ou o Homem Aranha, são as novidades deste ano da 5ª edição do Festival do Chocolate de Óbidos, que decorre de 2 a 12 de Novembro.
Outra novidade serão os cenários da Casa do Chocolate, um espaço onde só é permitida a entrada a crianças. Nesta casa, os mais novos poderão retirar e comer chocolate das paredes, mais uma novidade da edição de 2006 do festival. O evento inclui ainda uma passagem de modelos com chocolate e os concursos chocolatier português do ano, peças artísticas ao vivo e internacional de receitas de chocolate.

terça-feira, 7 de novembro de 2006

Conhecer a Bailarina Tarikavalli e a dança Bharata Natyam


Bailarina Tarikavalli de regresso a Portugal para mostrar dança indiana

Quatro anos depois de ter pisado pela primeira vez os palcos portugueses, a bailarina francesa Tarikavalli, está de regresso com quatro espectáculos de Bharata Natyam, dança tradicional indiana, que apresentará em três localidades.

Tarikavalli, que se considera a única portuguesa (é luso- descendente) a dançar profissionalmente a Bharata Natyam, tem espectáculos marcados para Palmela (sexta-feira), Abrantes (sábado) e Santarém (domingo).

Em entrevista à agência Lusa, a bailarina historiou o seu percurso profissional, contando como surgiu nela a paixão pela dança clássica indiana e a vontade de morar em Portugal para ensinar a sua arte.

Tarikavalli nasceu em França, é filha de portugueses e estudou dança na Faculdade de Sorbonne, em Paris, onde conheceu Amali Devi, a professora indiana que a iniciou na Bharata-Natyam. O interesse e o gosto por esta dança levaram-na até à Índia para estudar dança tradicional indiana.
"A minha paixão pela Bharata Natyam nasceu quando assisti a um espectáculo interpretado por uma bailarina francesa", referiu Tarikavalli, precisando que, "à medida que descobria e aprendia tudo o que envolvia essa dança, mais vontade tinha de continuar". Na Índia, estudou e participou em grupos de trabalho para aprofundar os seus conhecimentos. A bailarina explicou também por que adoptou o nome artístico Tarikavalli.
"Os professores indianos dão um nome aos alunos quando consideram que estes dominam a arte ensinada. No meu caso, o nome Tarikavalli foi-me dado pela minha primeira professora, Amala Devi", disse.

"`Tarika` quer dizer estrela e `Valli` grinalda", indicou, adiantando que "a tradução de Tarikavalli será `grinalda de estrelas`, uma espécie de presente que os indianos oferecem a Deus, tendo por isso um significado tradicional e profundamente religioso". Tarikavalli actuou pela primeira vez em Portugal em 2002 no Teatro da Trindade e diz ter ficado surpreendida com o interesse e o entusiasmo do público português por esta arte. A bailarina manifestou a vontade de viver em Portugal, onde não tem concorrência na sua arte, pois é a única "portuguesa" que faz dança indiana com carácter profissional.

A Bharata Natyam é o mais antigo de oito grandes estilos da Índia e é caracterizada por linhas simétricas e geometricamente perfeitas, voltas, saltos e complicadas deslocações de pés que marcam ritmos complexos. "à técnica pura acrescenta-se a abbinaya, que é um misto das expressões da cara acompanhadas de gestos de mãos (hasta) e postura do corpo (anga) para interpretar poemas e os hinos cantados", esclareceu. O repertório musical deste género de dança é constituído por excertos de textos religiosos ou composições de poetas, santos ou místicos. De acordo com os livros sagrados da Índia, a Bharata Natyam tem uma origem divina.
Várias regiões do sul da Índia desenvolveram o seu próprio estilo clássico, sendo o Bharata Natyam o mais antigo dos oito grandes estilos indianos. A tradição manteve-se no Sul da Índia durante séculos, preservada por mestres de dança e bailarinas sagradas, as "devasis" (servidoras da divindade), que estavam ligadas aos templos e que eram responsáveis pela oferenda diária da dança ritual.

segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Portugal no Guiness com a maior bandeira humana...


PORTUGUESE FEMALE POWER
On 20 May 2006 we had the pleasure of spending 48 hours in Portugal adjudicating an attempt on the Guinness World Record for the Largest Human National Flag. The record to beat was set in Scotland earlier this year when 13,254 fans formed the Saltire, the Scottish national flag, at a Scotland v France Six-Nations game at Murrayfield Rugby Club.

Held at Lisbon's national stadium, the event was organized by a company called Realizar who had plenty of experience having organized seven other successful Guinness World Records attempts. These include the Largest Hockey Stick, a staggering 56 ft 7 in ( 17.25 m) long, the Largest Human Logo made up of 34,000 people (part of Portugal's successful bid to host the Euro 2004 soccer championships) and the Largest Football with a whopping diameter of 19 ft 10 in (6.06 m)!

But the focus this time was once again on mass participation. The record attempt was part of a larger celebration organized by Banco Espirito Santo, Federação Portuguesa de Futebol and Parceiros de Comunicação to show the support of Portuguese women for the national soccer team at the forthcoming World Cup in Germany. We are thrilled to say the previous record was smashed and these record–breaking Portuguese managed to gather 18,788 people! If that doesn't get Ronaldo, Pauleta and the rest of the Selecção going, nothing will – congratulations and good luck in Germany!!

domingo, 5 de novembro de 2006

Nelson de la Rosa, o menor homem do mundo, morre aos 38 anos


O dominicano Nelson de la Rosa, considerado o menor homem do mundo, morreu no domingo em Nova York. De la Rosa, que era ator e tinha 38 anos, será sepultado na República Dominicana.

De la Rosa, de 54 centímetros de estatura, ficou famoso por sua atuação, em 1996, ao lado de Marlon Brando e Val Kilmer no filme "A Ilha do Dr. Moreau".

Segundo Andrés Durán, representante do ator, seus problemas de saúde começaram quando ele viajava do Chile a Boston (EUA), após concluir sua atuação em um circo que inaugurava um espetáculo no país sul-americano.

sábado, 4 de novembro de 2006

Mãe negra e pai branco podem gerar filhos de cores diferentes


O jornal britânico "The Sun" fez neste fim-de-semana uma coletânea com vários casos recentes que parecem desafiar a lógica -- bebês gêmeos com cor de pele diferente, um "branco" e outro "negro". O último caso a ganhar notoriedade foi o da britânica Kerry Richardson, com seus meninos Layton (loiro) e Kaydon (mulato).

Trata-se de um acontecimento raro, mas não tem nada de miraculoso - e não é nem preciso duvidar da fidelidade da mãe ao marido para explicar o que acontece!

A informação crucial na maioria dos casos é que pelo menos um dos membros do casal tem herança racial mista. Como a cor da pele entre seres humanos é determinada por um conjunto de quatro a seis genes diferentes, casais mestiços podem, com uma bela dose de sorte, gerar bebês muito diferentes entre si.

Esses vários genes contêm a receita para a produção da melanina, a "tinta" bioquímica que dá cor à pele humana. Cada um deles induz a produção de tipos ligeiramente diferentes de melanina, uns ligados a pessoas de pele mais clara, outros a pessoas de pele mais escura. Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe.


Luca e Marina
(inglesas)
Boyd e Oliver
(ingleses)
Alícia e Jasmin
(australianas)


Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária. Mas, em seu DNA, o bebê tem ambos os tipos de gene.

Assim, no caso de Kerry, ela poderia passar a seus filhos tanto genes para pele clara quanto os para pele escura. Aí é que vem o acaso: quando produziu seus óvulos, ela deve ter passado para um deles apenas as cópias ligadas à pele clara; já o outro óvulo "ganhou" apenas as cópias de genes para pele escura. Assim, um dos bebês nasceu mulato (por causa da ação dos genes para pele clara do marido), enquanto o outro é loiro. -- Fonte: http://www.g1.com.br/

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Dia de Todos os Santos

Essa celebração teve origem em Antioquia no Oriente no século IV, e foi introduzida no Ocidente em Roma no século VI.

Várias foram as razões para realizar essa festa: resgatar a lembrança daqueles cujo nomes foram omitidos por falta de documentos e que somente são conhecidos por Deus, alcançar, por sua intercessão, as graças de que necessitamos e ter sempre presente esses modelos de conduta, a fim de imitá-los.

Deus prometeu de fato dar a eterna bem-aventurança aos pobres no espírito, aos mansos, aos que sofrem e aos que têm fome e sede de justiça, aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacíficos, aos perseguidos por causa da justiça e a todos os que recebem o ultraje da calúnia, da maledicência, da ofensa pública e da humilhação. Hoje todos esses Santos que tiveram fé na promessa de Cristo, a despeito das fáceis seduções do mal e das aparentes derrotas do bem, alegram-se e exultam pela grande recompensa dada por um Rei incompreensivelmente misericordioso e gênero, DEUS. Os Santos são amigos eficazes, pois a vontade deles e totalmente semelhante à de Deus, manifestada em Cristo, único Senhor deles e nosso.

Essa celebração presta homenagem também a todos os Santos desconhecidos, sem nome, que pareceram presença inútil no mundo, mas que carregaram em silêncio a marca do Filho do homem, ou seja a cruz. Para Deus, os Santos são amados todos do mesmo modo, pois o que conta não é a irradiação do testemunho dado na terra pelo mais lembrado ou pelo mais escondido deles, mas a fidelidade e o amor que somente Deus conhece.

Esta festa quer homenagear a multidão dos Santos que estão na glória de Deus e são para todos nós motivo de imensa alegria, pois são irmãos e irmãs nossos que souberam viver em Cristo e, pela graça de Deus, alcançaram a plenitude da vida eterna.