Avançar para o conteúdo principal

Violoncelo

O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, possui quatro cordas afinadas em quintas.

O instrumento pertence à sub-família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas. Essa família se diferencia da familia do violão (da qual faz parte o contrabaixo) tanto pela afinação, que ali se dá em quartas em vez de quintas, tanto pela forma diferenciada do instrumento.

A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.

Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII.Pelo seu tamanho, deve ser tocado apoiado ao chão por meio de um espigão, haste de metal em sua extremidade. Para tocá-lo, o músico deve estar sentado, com as pernas afastadas, com o instrumento entre os joelhos e o braço do violoncelo repousando sobre o ombro (embora algumas pessoas experimentem outras posições, o que não é recomendado, já que pode ocasionar lesões à coluna vertebral).

Nota:
CORO E ORQUESTRA GULBENKIAN
LAWRENCE FOSTER (maestro)
LARISSA SAVCHENKO (meio-soprano)
MARIA JOSÉ FALCÃO (violoncelo)
SA CHEN (piano)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Votos de boas Entradas

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas deve ser vivida olhando-se para frente." ( Kierkegaard ). Todo a Passagem para o Ano Novo, tanto pode ser um momento especial como pode ser um momento normal. Mas é mais um ano, mais 365 dias ou oportunidades de viver novas emoções, novos momentos, novos sentimentos. De podermos renovar ou florescer a nossa vida, sempre para melhor. É um unico momento das nossas vidas em que podemos pedir desejos. Que podemos ter objectivos para realizarmos durante o novo ano. Á meia-noite, debaixo das estrelas em céu aberto, em cada das doze badaladas, doze desejos. -> Saúde , o maior bem e o meu maior desejo para todos; -> Paz , para este mundo ainda em guerra, mesmo em tempos de crise; -> Solidariedade , seja em pequenas coisas, actos e factos, podemos fazer grandes feitos; -> Amor , pela pessoa mais proxima, pela familia, pelos amigos e inimigos; -> Felicidade , é um sentimento em que o coração se enche de amor, car...